Windows 11 de graça: aprenda como instalar a atualização pelo Assistente, no Update e em outros programas

Descubra como baixar o Windows 11 de graça, veja quais são as vantagens de realizar o download de programas para atualização de drivers e conheça cinco plataformas que oferecem esse serviço.

A atualização do Windows 11 vem deixando os usuários da Microsoft muito animados. Isso porque a mesma promete aumentar a performance do computador e oferecer uma melhor experiência de navegação em diversos aspectos.

Então, para te ajudar a baixar e instalar o Windows 11 de graça no seu PC, criamos este texto. Dessa maneira, você descobre como realizar esta tarefa através do Assistente de Atualização e o Windows Update.

Além disso, apresentamos uma série com os 5 melhores programas para realizar a atualização do seu drive. Ficou curioso? Basta conferir as informações com muita atenção, e seguir o passo a passo indicado, para realizar o Upgrade para o Windows 11. Vamos lá?!

Tutorial para baixar e instalar Windows 11 grátis por meio do Windows Update

Baixar e instalar Windows 11 grátis por meio do Windows Update - Imagem Reprodução Mateus Mognon
Baixar e instalar Windows 11 grátis por meio do Windows Update – Imagem Reprodução Mateus Mognon

Como você já sabe, o Windows Update é uma ferramenta que está instalada em seu computador. Dessa forma, ela realiza o mapeamento de atualizações e as disponibiliza para o usuário.

Nesse sentido, para baixar o Windows 11 pelo Update, o usuário deve:

  • Primeiramente, ir até o menu de seu computador, presente no canto inferior esquerdo da tela, e clicar em configurações;
  • Em seguida, selecionar o item “Windows Updat”;
  • Depois, clicar em “Verificar se há atualizações”;
  • Ao se deparar com o Windows 11, clique em baixar;
  • Por fim, com a conclusão do download do Windows 11, o dispositivo irá pedir que você reinicie o computador.

Mas, lembre-se que o seu dispositivo deve ser compatível com a atualização, e que o Windows está disponibilizando-a de forma gradativa. Então, pode ser preciso conferir mais de uma vez se a mesma está disponível para você.

Atualização para Windows 11 pelo Assistente de Atualização do Windows

Não conseguiu realizar a atualização gratuita para Windows 11, através do Update? Não se preocupe! Afinal de contas, você também pode realizar a instalação através do Assistente de Atualização do Windows.

Confira no passo a passo abaixo:

  • Primeiramente, clique aqui e acesse a página de download, disponível no site da Microsoft. Em seguida, role a página e clique no botão azul onde está escrito “baixar agora”;
  • Aguarde o download e realize a execução do arquivo. Logo após, clique em “Aceitar e Instalar”;
  • Aguarde enquanto o processo de três etapas da instalação é concluído;
atualizar windows assistente passo3
Windows 11 pelo Assistente de Atualização do Windows – Foto: Reprodução Ana Letícia Loubabak
  • Por fim, siga a orientação de reiniciar o computador.
atualizar windows assistente passo4 1 1
Atualização para Windows 11 pelo Assistente de Atualização do Windows – Foto: Reprodução Ana Letícia Loubabak

Caso você não possa reiniciar o dispositivo naquele momento, existe a opção de agendar para quando o computador estiver inativo. Mas, lembre-se que a reinicialização é crucial para que o Windows 11 comece a operar.

Por que atualizar os drivers do seu PC?

Os Drivers são ferramentas essenciais, para manter uma comunicação efetiva entre o Hardware e os softwares do dispositivo. Assim, mantê-los atualizados vai garantir que o seu computador funcione de forma eficiente, e que tudo funcione perfeitamente.

Em suma, é impossível que o computador funcione bem se os drivers não estiverem operando, ainda mais se estiverem desatualizados. Por isso, separamos no próximo tópico, uma lista com programas que irão ajudá-lo a manter os drivers atualizados e desempenhando sua função perfeitamente. Confira!

Melhor programa para atualizar drivers

Neste tópico, separamos uma lista com os 5 programas mais recomendados, na hora de realizar a atualização dos drivers do seu dispositivo. Mas, lembre-se que a maneira mais segura de realizar essas atualizações é através dos próprios sistemas da Microsoft.

Entretanto, se você não conseguiu realizar a atualização do Windows 11 em nenhum desses sistemas, pode ser uma boa ideia verificar a possibilidade de utilizar uma das plataformas abaixo.

Confira!

Driver Booster Beta

O Driver Booster Beta é ideal para aquele usuário que precisa de uma ferramenta que busque as atualizações de forma sistemática, sem precisar ficar conferindo o tempo todo. Dessa forma, o programa irá instalar de forma automática as opções ideais disponíveis.

Além disso, a plataforma conta com:

  • Interface intuitiva;
  • Backup automático de todos os drivers;
  • Operações de trabalho em formato super moderno;
  • verificação estável e rápida.

Ao instalar o Driver Booster Beta em seu dispositivo, é necessário reiniciar o computador.

DriverPack Solution

O DriverPack Solution apresenta uma interface muito prática, com a finalidade de dar suporte a quem nunca atualizou os drives do PC. Desse modo, é possível selecionar botões ideias para cada função. Então, você poderá:

  • Ver os drivers que precisam ser atualizados;
  • Realizar backup de dados;
  • Atualizar o computador (instalar o Windows 11, por exemplo);
  • Verificar problemas no dispositivo.

3DP Chip

Ao instalar o 3DP Chip, o usuário poderá contar com um programa rápido e muito leve. Nesse sentido, o mesmo se conecta com a internet e rapidamente identifica quais são as atualizações de drivers disponíveis e necessárias para o seu dispositivo, incluindo o gerenciamento dos Hardwares.

Windows Update MiniTool

O programa Windows Update MiniTool apresenta uma interface muito intuitiva. Além disso, conta com:

  • Ferramenta de organização das atualizações dos drivers, garantindo um maior gerenciamento e menos surpresas;
  • Funções básicas automáticas, o que permite um aprimoramento do Windows Update, que está já está presente no sistema operacional da Microsoft;
  • Segurança e agilidade nos processos de atualização, como a do Windows 11;
  • Botões de ação que contam com informações de uso vinculadas, o que garante o entendimento e utilização efetiva da plataforma;
  • Revisão semanal do Windows, para garantir que as atualizações estejam funcionando perfeitamente no computador.

Snappy Driver Installer

Por fim, o Snappy Driver Installer foi criado com a finalidade de oferecer um gerenciamento prático, para proporcionar as atualizações de drivers. Dessa maneira, o usuário pode contar com:

  • Uma interface interativa e personalizável;
  • Muita praticidade e segurança na hora de realizar atualizações como a do Windows 11, por exemplo;
  • Autonomia e agilidade nos processos, principalmente em relação aos drivers de software e hardware mais importantes;
  • Gerenciamento, para automatizar processos.

Com a automatização, pode ocorrer que alguns downloads demorem um pouquinho para serem iniciados. Mas, a plataforma cumpre o que promete, e garante que o usuário não seja pego desprevenido, na hora de realizar as atualizações. Gostou dessas informações? Então, compartilhe com os amigos que precisam realizar o download do Windows 11.

Jocimara Santos Alves

Uma “mineirinha” formada em Letras, que ama escrever sobre literatura e redes sociais, trabalha com educação informal de jovens e adultos e produz artigos para sites e blogs.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.