WhatsApp Business pode facilitar suas vendas, aprenda a usar

O WhatsApp foi uma grande revolução na forma de trocar mensagem, e facilitou muito a interação entre as pessoas. Antes de sua criação, tínhamos que nos virar com os torpedos, que tinham limite de caracteres, demoravam um certo tempo para serem enviados e recebidos, de acordo com o sinal telefônico na área, e para piorar, eram pagos!

Com o WhatsApp, podemos enviar e receber mensagens gratuitas, que chegam em tempo real e sem limite de caracteres. A única coisa necessária para sua utilização é o acesso à internet, mas hoje em dia é tão fácil se conectar a um Wi-fi, ou aos próprios dados móveis do celular, que quase nem percebemos este empecilho. Fora que existem diversas operadoras que incluem WhatsApp gratuito em seus pacotes de dados.

E nisso estamos falando apenas das mensagens, pois o aplicativo nos proporciona muitos outros recursos, como chamadas de vídeo, grupos de interação, lista de transmissão, e agora até pagamento dentro do aplicativo.

Com estes recursos, quem trabalha com vendas fica muito mais fácil de interagir com os clientes, pois são inúmeras as interações que podem ser geradas só com as funções citadas acima.

Além disso, existe o WhatsApp Business, que foi criado especialmente para contas comerciais, e facilita muito na hora de manter um contato direto com o cliente. Com a conta comercial, você consegue acessar outros recursos específicos que ajudam ainda mais na hora da venda.

Quer saber como vender mais pelo WhatsApp? Então segue esta matéria, explicando tudo que o aplicativo tem de melhor para oferecer ao seu negócio.

Primeiro de tudo: Faça download do aplicativo WhatsApp Business. Você o encontra tanto para dispositivos Android, como para dispositivos iOS. O aplicativo é gratuito e você só precisa instalá-lo em seu celular para aproveitar todos os seus recursos. Siga as instruções para inserir seus dados e cadastrar sua conta na plataforma, feito isso, você já pode utilizar os seguintes recursos para bombar suas vendas:

Catálogo

O WhatsApp Business permite que seus usuários acrescente um catálogo virtual em seu perfil. Os ícones ficam disponíveis para seus clientes durante a conversa, e podem ser adicionados em um carrinho, ou enviados por você individualmente, apenas clicando no ícone “Anexo”.

Este recurso unido ao pagamento pelo WhatsApp, pode ser uma ótima e rápida opção, pois o cliente pode comprar tudo em um único lugar, sem precisar ficar clicando em links, ou sendo direcionado a outros sites para finalizar a compra.

Além disso, você pode instruí-lo de pretinho, e aproveita este tempo para criar uma boa relação com este cliente. E o chat da conversa ainda pode ser utilizado para combinar prazos e dar algumas informações necessárias sobre os produtos.

Lista de Transmissão

Nem todos os clientes gostam de estar em grupos de WhatsApp, mas querem receber informações sobre promoções ou novidades. E para quem vende, é bem cansativo ficar enviando mensagem para cada um dos clientes.

Lista de Transmissão
Lista de Transmissão

É para estes casos que a lista de transmissão serve. Você pode enviar a mesma mensagem para diversos contatos ao mesmo tempo, e eles recebem individualmente.

Você ainda pode separar as listas para ofertas personalizadas, por exemplo, se você vende roupas, você não vai enviar novidades de moda plus size para uma pessoa que veste 38. E com a lista de transmissão, você consegue selecionar apenas quem você quer que receba aquela mensagem específica.

Recebendo a mensagem certa individualmente, com certeza seu cliente vai se sentir mais especial. Mas é importante lembrar que ele só permite envio de mensagens, e você pode selecionar no máximo 256 contatos por vez. Além disso, só quem recebe suas mensagens, são pessoas que têm seu contato salvo.

Mensagem automática

No WhatsApp Business você também pode agendar o envio de mensagens, e com isso, você consegue enviar mensagens lembrando de promoções, do envio do produto ou até alguma informação que só poderá ser revelada a partir de certa data. São diversas opções! Mas isso facilita muito na hora da correria do dia-a-dia.

Mensagem automática whatsapp
Mensagem automática whatsapp

Outra ideia legal de se fazer com o agendamento de mensagem, é parabenizar o cliente pelo dia do aniversário, ou por uma data comemorativa, como dia das mães. Isso aproxima o cliente da loja, pois ele se sente especial, e talvez, este primeiro passo com a felicitação, abre brecha para ele olhar seu catálogo e você fechar uma venda.

Mas este recurso só está disponível para o WhatsApp Web. Então lembre-se sempre de abrir em seu computador para acessar.

Links de conversas instantâneas

O aplicativo permite que você crie um link de seu contato no WhatsApp, que você pode compartilhar em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e Youtube, para que em um clique, seu cliente tenha acesso a você. Convenhamos, é muito mais fácil do que ele ter que salvar seu número para que aí sim consiga começar uma conversa. Gerador de link para WhatsApp.

Links de conversas instantâneas
Links de conversas instantâneas

Para criar o link é só clicar na opção “Conversa em um clique”, copiar o link e colar em outro aplicativo para divulgar seu contato, como bio ou stories do Instagram, publicações de venda no Facebook, e muitos outros.

Eveline Monckes

Professora, administradora e especialista em Gestão de Pessoas que ama a nossa língua portuguesa e inovações. Amante de pets, filmes, séries e redes sociais. Busca a cada dia ser melhor e trazer ao leitor qualidade no que lê.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.