WhatsApp API: O que é e como funciona?

Belo Horizonte 18 de maio de 2022 – O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados da atualidade. Com suas funções que permitem comunicação rápida e eficaz em diversos formatos, ele tornou-se importantíssimo tanto para pessoas físicas, quanto para empresas. E, dentre todas as inovações que sempre são apresentadas, nós temos o WhatsApp API, que nasceu para facilitar a vida das empresas.

Mas, para fazer um bom uso desta tecnologia é preciso entender o seu funcionamento completamente. Então, acompanhe este texto até o fim e descubra se essa função é útil para você.

O que é um API?

Antes de falarmos propriamente do WhatsApp API, com certeza as coisas vão ficar mais claras se abordarmos brevemente o conceito de API separadamente. Basicamente, esta sigla significa Interface de programação de aplicativos. Mas, se o significado da sigla não faz muito sentido para você, calma porque já vai ficar mais claro.

Esta interface é um conjunto de funções e procedimentos que podemos usar para facilitar a interação entre dois sistemas. Por exemplo, um aplicativo que acessa o banco de dados de outro.

Para que tudo fique ainda mais claro, imagine que você vai viajar, mas antes quer encontrar a passagem aérea mais barata, por isso vai até um daqueles sites onde é possível fazer uma pesquisa completa das melhores opções do mercado. Este tipo de interação entre o site de pesquisa e os sites das companhias áreas é feito através de um API.

O que é o WhatsApp API?

Agora que já definimos um dos termos, fica mais fácil entender o que é o WhatsApp API. Pois, este recurso foi criado em agosto de 2018 e permite que o WhatsApp Business seja usado de forma integrada à recursos de terceiros para tornar o atendimento cada vez mais profissional.

Seu principal objetivo é facilitar a comunicação entre empresas e clientes. Para começar, você pode entrar em contato com o Facebook e preencher um formulário, ou usar plataformas que já permitem a integração do atendimento com o WhatsApp como o JivoChat.

Quais as vantagens em utilizar o WhatsApp API?

Quais as vantagens em utilizar o WhatsApp API
WhatsApp API

O WhatsApp API traz diversas vantagens para o seu negócio, com ferramentas que automatizam o atendimento e tornam tudo mais rápido e dinâmico. Assim, podemos destacar suas principais vantagens:

  • Possibilidade de usar ferramentas dos aplicativos integrados, como armazenagem em servidores seguros, gerenciar o relacionamento com os clientes, integração com Facebook, e-mail e muito mais;
  • Com o WhatsApp API você pode usar o mesmo número e distribuí-lo para toda a sua equipe de atendentes. Assim, você passa mais segurança ao cliente, ao ter uma grande equipe disponível em um mesmo telefone;
  • Com mais pessoas atendendo em um mesmo número, você consegue acelerar o atendimento e diminuir muito o tempo de espera, deixando seus clientes cada vez mais satisfeitos.

Quais os recursos da versão API?

Ao instalar o WhatsApp API, você terá à sua disposição as seguintes ferramentas:

  • Possibilidade de usar mensagens prontas;
  • Ferramentas que deixam o atendimento mais dinâmico;
  • Possibilidade de fazer campanhas de Marketing pelo WhatsApp;
  • Disponibilidade de chatbots para WhatsApp.

Quais as diferenças entre o WhatsApp comum e o API WhatsApp?

Hoje existem três versões do WhatsApp. Pois, temos a tradicional para uso pessoal, onde conversamos com nossos amigos e familiares. Além disso, temos versão de negócios, que implementa mais funcionalidades profissionais. E por último o WhatsApp API, que se diferencia das outras por focar em fornecer facilidades de atendimento, fazendo com que as empresas possam deixar os clientes mais satisfeitos com uma forma de contato extremamente eficaz.

O WhatsApp API é um chatbot?

Não. Apesar de ser possível configurar robôs de respostas automáticas, nem tudo é feito desta forma no aplicativo. Pois, os usuários têm total liberdade para fazer um atendimento humanizado e usar o chat automático apenas no início do contato.

O WhatsApp API é seguro?

Quando surge qualquer novidade no mercado, muitas pessoas se preocupam com a segurança. Porém, o WhatsApp API é extremamente seguro, sendo apenas uma extensão do aplicativo que você já conhece, mas com foco em empresas.

Então, se o seu negócio está crescendo e você percebeu que não consegue atender todos os seus clientes sozinho e por um único número, a função API vai permitir a você dividir o procedimento com outros colaboradores.

Você já conhecia o WhatsApp API? Ficou com alguma dúvida? Então, deixe um comentário.

Mostrar mais

Rovenia de Paula

Sou formada em Jornalismo. Apaixonada por comunicação, podcast e futebol Jornalista, com experiência em assessoria de imprensa, realização de eventos e solenidades, matérias, fotografias de eventos, atualização de redes sociais e comunicação interna.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo