Dicas de como vender pelo Instagram – Um guia completo

Aprender como vender pelo Instagram consiste em descobrir quais são os pilares dessa rede social para a montagem de um negócio. Assim como também conhecer as funcionalidades, exigências e como você pode ter uma vitrine de sucesso

Pensando nisso, esse guia completo vem para responder a todas essas questões de uma maneira prática, mostrando aquilo que você realmente precisa saber para começar e dar continuidade ao seu negócio online. 

Boa leitura! 

Como vender pelo Instagram – Os pilares essenciais para o sucesso 

Primeiramente, o foco é aprender quais são as ações mais básicas e iniciais que você deve tomar para tornar a rede social uma fonte de renda. 

Inclusive, tenha em mente que a venda através do Instagram transforma o seu perfil de maneira significativa, deixando de lado posts pessoais. 

Sendo assim, conheça melhor cada tópico do assunto. 

Artigos relacionados

Iniciando um perfil profissional para a sua loja

Um dos pilares de como vender pelo Instagram é transformar a sua conta pessoal em comercial, o que significa abrir um espaço que antes não existia.

Na prática, isso quer dizer que, ao iniciar um perfil profissional para a sua loja, você deve considerar aquele espaço como uma vitrine de vendas. 

Logo, tudo aquilo que não se refere a sua loja não deve estar ali. 

Pense por exemplo em quando você está procurando roupas para comprar. 

Faz sentido olhar uma loja e ver as fotos dos looks, mas não faz sentido ver imagens de batizados e pets e em meio aquelas imagens. 

Dessa forma, a transformação do perfil profissional começa com uma mudança geral nas publicações. 

Não à toa, uma opção interessante é criar uma conta profissional do zero, para desvincular do seu perfil pessoal.

Aproveite a função “loja” para a sua conta comercial 

A nova função do Instagram veio para facilitar a vida dos empreendedores que querem vender e dos clientes que estão à procura de serviços e produtos. 

Focado na ideia de mobile first, a função loja permite a adição de etiquetas nas fotos das contas que são comerciais. 

Com isso, dá para adicionar os preços dos produtos e até hiperlinks para levar o cliente em potencial até o seu site ou página de vendas. 

Além do mais, essa funcionalidade permite a criação de uma pasta específica nos “Salvos”. 

Ou seja, sempre que o cliente deixa aquela foto do seu produto salva na rede, ela não vai se misturar com outras, mas ficar em uma área de produtos específica. 

Para começar a aproveitar essa função, você deve seguir algumas regras, como:

  • Vender produtos; 
  • Seguir as políticas da plataforma; 
  • Ter uma conta comercial que seja integrada no Facebook; 
  • Ter um site para adicionar os hiperlinks. 

Anúncios pagos na plataforma 

Os anúncios pagos na rede funcionam através do Instagram Ads, disponível para as contas comerciais através da página de Business. 

Em termos simples, a dica de como vender pelo Instagram é veiculando os anúncios para aumentar a visibilidade do seu negócio e também reconhecimento da sua marca. 

Afinal, aumenta o público que tem acesso aos seus produtos. 

Para isso, existem diversos formatos disponíveis e você ainda tem liberdade para definir como exatamente isso vai funcionar e quanto vai investir. 

Neste cenário, você vai utilizar o Gerenciador de Anúncios para criar anúncios pagos totalmente novos, interessantes, escolher o público, veicular em diferentes apps, ajustar, testar e configurar toda a campanha. 

Vale destacar que a ideia dos anúncios pagos é impulsionar o seu perfil para o público que consome as redes digitais. 

Como vender pelo Instagram – A importância de conhecer as políticas internas 

Muito se fala sobre o que deve ser feito na rede para vender, mas poucos se atêm aquilo que não deve ser feito ou mesmo as regras internas. 

Quando você cria uma conta, comercial ou não, está aceitando as políticas internas da plataforma, mas é provável que nem as tenha lido. 

E isso pode ser um problema. 

No geral, o Instagram vem se desenvolvendo ao longo dos anos e já mudou as políticas algumas vezes. 

Logo, a primeira dica é sempre ficar atento a atualizações para saber o que mudou. 

Neste cenário, existem algumas hashtags, por exemplo, banidas. Principalmente aquelas que se referem a armas, drogas e violências. Mas algumas não são tão óbvias assim. 

Principalmente se você escreve em inglês, fique atento ao significado e confira a lista da Huffpost. 

Vale destacar ainda que o Instagram vem se preocupando com os conteúdos sensíveis ou que possam ser ofensivos de alguma maneira. Leia também: O que faz um social media.

Logo, todo o cuidado é pouco na hora de fazer uma postagem inteligente para não ser notificado ou ter posts excluídos e a sua conta bloqueada. 

Vendendo pelo Instagram sem uma estrutura complexa  

como vender pelo instagram
Como vender pelo instagram

Para finalizar essa primeira parte, é essencial ter em mente que o Instagram já traz uma estrutura pronta para criar a sua loja. 

Isso porque, todas as ferramentas disponíveis facilitam o compartilhamento de informações e posts em vários formatos. 

Com isso, você não precisa de uma estrutura complexa para começar e pode usufruir a conta comercial mesmo que não tenha um site. 

A ideia é que você torne a rede social a sua principal vitrine de negócio, para atrair o público e gerar interesse. 

Depois disso, existem diversas oportunidades para vender, desde disponibilizando a sua conta e até e-mail para orçamentos ou direcionando para outras redes. 

Como o Facebook e os marketplaces, como Mercado Livre e Shopee. 

Ao mesmo tempo, a dúvida de como vender pelo Instagram consiste em não precisar de profissionais, porque dá para começar fazendo tudo sozinho, apenas com o seu celular. 

Dicas para impulsionar as vendas

Agora que você já conhece os pilares essenciais, existem algumas dicas de como vender pelo Instagram impulsionando as suas vendas. 

Dê uma atenção extra a sua bio

Ao criar a sua conta comercial, é essencial dar uma atenção extra a todas as informações que serão adicionadas ao seu perfil.

Mesmo que você já tenha a conta aberta e até postagens, a bio deve receber uma atenção extra. 

A bio é o local onde você vai colocar as principais informações do seu negócio, limitado a uma quantidade de termos. 

Por isso, o ideal é escolher palavras-chaves que levem informação rápida até os usuários. 

Se você tiver um site ou loja física pode colocar o endereço, hashtags, dados de contatos e assim por diante. 

Criar conteúdo para o público ideal entre as dicas de como vender pelo Instagram

Uma das dicas essenciais para fazer do Instagram a sua rede comercial de sucesso é criar conteúdo que vá além da venda. 

Na prática, os usuários querem ver que existe alguém real por trás daquele perfil. 

Ao mesmo tempo, não querem apenas consumir as ofertas dos produtos que você vende ou descobrir os benefícios e facilidades dos produtos. 

Ou seja, é preciso consumir conteúdo para o público ideal que vai comprar, que está conhecendo a marca ou mesmo para os curiosos.

A criação de conteúdos deve ser regular, para manter o seu público atualizado, mas deve ser feita com qualidade. 

Geralmente, dizem por aí que o ideal é fazer três postagens no dia. Entretanto, se você não tem tanto tempo para produzir um bom conteúdo para postar, o ideal é fracionar os conteúdos. 

Então, comece a fazer um planejamento para manter o feed atualizado com informações realmente bacanas e não apenas para encher a tela. 

Por exemplo, se você vende roupas, é interessante postar conteúdos relacionados a tendências, cores, como lavar corretamente, combinações, inspirações, etc. 

Mas, se você vende itens de tecnologia, mostra as curiosidades desses produtos, como fazer durar mais, lançamentos do próximo ano e assim por diante. 

Esse processo de nutrir o público gera interesse e aumenta as chances de conversão. 

Inclusive, o ideal é sempre apostar em imagens de qualidade. 

Legendas e engajamento

Entre as dicas de como vender pelo Instagram, está o combo de usar as legendas com sabedoria e ainda focar no engajamento com o público. 

Em primeiro lugar, as legendas são um espaço essencial dos posts, que podem trazer informações importantes. 

Dessa forma, é ali onde você chama a atenção do público, informa, chama para o contato, conta uma história e muito mais. 

Isso também contribui para o engajamento, que é essencial para o seu crescimento dentro da rede social. 

É através do engajamento que acontece a interação com o público, aumentando as chances de nutrição e conversão. 

Basicamente, ao conversar com o público e incentivar essa troca, você causa uma sensação de confiança e parceria. 

Logo, os usuários sabem que você está disponível, querem saber mais e indicam para outras pessoas. 

O engajamento nas redes sociais funciona como o atendimento personalizado quando você entra em uma loja. Se você gosta, é provável que indique para seus amigos. 

Mas, se não gostar ou sentir que não foi tratado como deveria, vai reclamar e nunca mais aparecer ali. 

Existem ainda outras dicas funcionais que podem fazer as suas vendas aumentarem, como criar uma comunidade e grupos de conversa, fazer parcerias e usar todas as ferramentas que a plataforma disponibiliza. 

Como stories, carrossel, trends, hashtags e assim por diante.

Depois de conhecer todas essas dicas e pilares de como vender pelo Instagram, você ainda ficou com alguma dúvida? Comente aqui embaixo ou compartilhe a sua experiência com nossos leitores. 

Júlio César

Sou formado em Letras português e Inglês. Atualmente trabalho como redator em alguns sites e, eventualmente, dou aulas de português para estrangeiros. Já ministrei aulas de Inglês para os cursos de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais e já atuei em escolas como estagiário e servente escolar. A educação e a escrita são minhas grandes paixões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.