TikTok é chinês? tudo sobre a rede social do momento

O Tik Tok é uma das redes sociais mais famosas do momento. Com vídeos curtos e muito conteúdo divertido, há usuários que passam horas navegando.

Mas para tirar o melhor proveito desta ferramenta é preciso conhecê-la muito bem, só assim você terá acesso aos vídeos mais relevantes e poderá criar conteúdos que atinjam seu público.

Neste artigo, mostraremos como o Tik Tok, apesar de ser fácil de usar, possui diversas funções, e algumas delas quase ninguém conhece. Também falaremos um pouco sobre a curiosa origem desta rede social.

Artigos relacionados

Como surgiu o Tik Tok?

Muitos usuários acreditam que esta rede social surgiu nos EUA. O que é muito compreensível, já que no país norte americano o Tik Tok é extremamente popular, tornando-se o aplicativo mais baixado por adolescentes.

Porém sua idealização ocorreu do outro lado do mundo, na China.

O Tik Tok nasceu em setembro de 2016, e foi lançado pela empresa ByteDance. Na China, o aplicativo é chamado  Douyin, e manteve o nome mesmo após ter se popularizado ao redor do mundo.

Ele foi lançado mundialmente em 2017. E, para aumentar o alcance de sua criação, a ByteDance comprou a Musical.ly por 1 bilhão de dólares; esta empresa possuía uma plataforma de mídia social bastante popular entre os jovens americanos, que se uniu ao TIk Tok formando uma única ferramenta.

Foi assim que o aplicativo começou a crescer nos EUA, pois a junção das duas plataformas possibilitou ao Tik Tok incluir em sua base usuários já cadastrados no aplicativo antigo.

A rede social já foi baixada mais de 80 milhões de vezes nos Estados Unidos e incríveis 1 bilhão de vezes no mundo todo.

Desde de 2018, o aplicativo está disponível em mais de 150 países e em 75 idiomas.

É claro que os brasileiros não ficaram para trás e deram sua contribuição para alavancar o Tik Tok. Por aqui, a rede social conta com aproximadamente 7 milhões de pessoas cadastradas. E o dado mais impressionante é que 90% dessas pessoas usam a rede social todos os dias.

Quem criou o Tik Tok?

o TikTok é chinês e não americano
O TikTok é chinês e não americano

Muito mais interessante do que conhecer sobre a empresa responsável pela plataforma é saber quem foi a mente criativa por trás do projeto.

O Tik Tok teve um idealizador, e seu nome é Zhang Yiming. Ele é um engenheiro de software chinês, formado na universidade Nankai University em Tianjin, China. Ele nasceu em 1983.

O visionário é um dos fundadores da ByteDance, e o TiK Tok não é seu primeiro empreendimento. Zhang já ajudou a produzir diversos aplicativos, alguns deles bem populares, principalmente na China, mas nada que se compare a este último que citamos.

Hoje Zhang Yiming é um bilionário, e as pessoas o consideram um homem simpático.  Dizem que, como forma de brincadeira, ele incentiva seus colaboradores a postarem conteúdos nas redes sociais com uma meta de likes.

Aqueles que não alcançam a meta precisam fazer flexões.

Como usar o Tik Tok?

A rede social pode ser baixada nas plataformas IOS, Android e ainda pode ser usada na Web.

Para ter acesso ao app, basta pesquisar por ele na loja de aplicativos de seu smartphone. Clique em instalar e aguarde o fim do processo. Depois é só abri-lo e começar a se divertir:

  • Na primeira página, você deve marcar seus interesses, assim o aplicativo pode lhe indicar vídeos de acordo com o seu perfil. Caso não deseje, você pode pular esta parte.
  • Na opção seguinte, clique em assistir vídeos. Pronto! Um vídeo baseado em seus interesses aparecerá na sequência e, para ver outras opções, é só deslizar a tela para cima. Você terá acesso a uma infinidade de conteúdo.

Você deve ter percebido que, ao redor da tela, aparece uma infinidade de discretos botões. Mas, para usar boa parte deles e ter uma experiência completa com o Tik Tok, é preciso fazer um cadastro.

Como se cadastrar?

Se seu objetivo é apenas assistir vídeos aleatórios para se distrair, sem jamais interagir na plataforma, você pode usá-la sem estar logado. Mas, para ter acesso a todas as opções é preciso ter uma conta. Então, siga o passo a passo:

  • Abra o Tik Tok;
  • Clique no ícone de perfil;
  • Selecione criar conta;
  • Escolha uma das opções: usar telefone ou e-mail, continuar com o facebook, continuar com o Google, continuar com o Twitter.
  • Informe sua data de nascimento. Menores de idade serão impedidos de criar a conta;
  • Na janela seguinte, crie um nome de usuário. Não é possível ter o mesmo nome que outro usuário da plataforma, então faça variações até a opção digitada ser liberada;
  • Clique em criar conta;
  • Pronto. Você será direcionado à página inicial onde poderá aproveitar o conteúdo.

Para que servem os botões do Tik Tok?

Agora que você já tem diversas informações sobre o aplicativo e já criou sua conta, é hora de descobrir qual é a função de cada um dos seus diversos botões.

No menu inferior temos 5 opções:

Início: Ele marca a página inicial do Tik Tok, onde ficam visíveis os principais conteúdos direcionados ao seu perfil.

Descobrir: Este botão em forma de lupa permite que você pesquise vídeos de sua preferência, por títulos ou categorias.

Mais: Este é o botão do Tik Tok para você mostrar seu talento ao mundo. Se não quer ser apenas um espectador, é aqui que você deve vir para gravar e postar seus vídeos. Também é possível carregar um conteúdo já existente.

Caixa de entrada: Ao clicar neste botão você visualiza mensagens e notificações.

Perfil: Este botão você já conhece e, após fazer seu cadastro, você pode voltar nele para editar suas informações.

Agora chegou a hora de analisarmos o menu lateral do Tik Tok, que possui 5 opções:

Três pontinhos: Quando clicarmos nesta opção, um novo menu será aberto, permitindo que o usuário execute diversas ações no vídeo que está sendo reproduzido, como salvá-lo, definir como papel de parede, compartilhar GIF, etc.

Compartilhar: Obviamente, usamos este botão para compartilhar o conteúdo que estamos assistindo.

Comentários: Nesta seção, você pode ler os comentários e deixar sua opinião.

Coração: se quiser curtir o conteúdo, basta clicar no coração, ou 2 vezes sobre o vídeo.

Perfil do autor: É o lugar onde você pode ver o perfil do criador de conteúdo, para ter acesso a outros vídeos dele e até começar a segui-lo.

Agora chegamos ao menu superior, onde podemos usar três botões bem interessantes:

Para você: Ao abrir o aplicativo, ele estará nesta opção, que nada mais é do que as recomendações do TiK Tok baseadas em suas preferências.

Seguindo:  Neste botão você vê a atividade das pessoas que está seguindo.

Live: Aqui você acompanha os criadores de conteúdo que estão fazendo transmissões ao vivo.

Quantas opções, não é mesmo? Mas a partir delas, você terá uma boa noção de como usar seu Tik Tok.

Quais são os tipos de conteúdo do Tik Tok?

O principal nicho do Tik Tok é o entretenimento. A rede social permite vídeos curtos, de 15 segundos, 60 segundos e até 3 minutos. O que o torna perfeito para a exibição de conteúdos divertidos, engraçados e de alto engajamento.

Na verdade, não há nenhuma restrição neste sentido, e você pode publicar vídeos sobre diversos assuntos, mas não seria o melhor lugar para dar uma aula completa de física ou matemática, por exemplo.

A limitação na duração dos vídeos, fez com que os principais conteúdos produzidos sejam:

  • Dancinhas;
  • Desafios;
  • Dublagem de diálogos famosos;
  • Vídeos de animais;
  • Treinos rápidos;
  • Vídeos engraçados.

Ou seja, qualquer coisa que possa ser encaixada em até três minutos tem espaço no Tik Tok.

E nos últimos anos presenciamos alguns influenciadores que ganharam milhões de seguidores fazendo coisas simples.  Parece óbvio que a maior parte dos usuários está em busca de algo relaxante e divertido, que não seja muito complexo.

E para dar aos espectadores o que eles querem, os criadores se desdobram para produzirem vídeos cada vez mais criativos.

Como funciona o algoritmo do Tik Tok?

Para oferecer a melhor experiência para o usuário, o algoritmo do Tik Tok está sempre de olho em tudo o que você faz. Ele é essencial para fornecer recomendações de conteúdo que realmente sejam do interesse do seu interesse.

O algoritmo funciona a partir dos registros de todas as suas movimentações. Se você curtiu um vídeo, seguiu uma página, marcou como não tem interesse ou favoritou algo, o Tik Tok vai usar essas informações para filtrar o conteúdo que pode ser relevante para você.

O algoritmo também leva em consideração o que você posta em seu perfil, sua preferência de idioma e detalhes dos vídeos que assistiu, como legendas, sons e efeitos. Quanto mais detalhes forem analisados, mais precisas serão as recomendações.

Por outro lado, há tipos de conteúdo que o algoritmo não recomenda, como:

  • Vídeos que você já assistiu;
  • Vídeos duplicados;
  • Conteúdos marcados como Spam;
  • Conteúdos que podem ser considerados perturbadores.

Outra característica interessante do algoritmo e que pode agradar a novos criadores, é que ele não dá preferência a influenciadores populares.  Assim, a ferramenta não faz recomendações baseadas em número de seguidores ou no sucesso viral de algum vídeo.

Posso me tornar famoso no Tik Tok?

A resposta é sim. É claro que tudo depende de uma boa quantidade de esforço, sorte e talento. Mas o Tik Tok abriu as portas para que as pessoas pudessem se expressar de forma rápida e prática.

Então, se você gosta de algum tipo de vídeo e não é tímido diante das câmeras, vale a pena tentar produzir conteúdos para a plataforma, seja fazendo dancinhas, cantando, brincando ou dando uma dica rápida sobre algo em que você é bom.

Desde que não seja algo ofensivo, perigoso e ilegal, todo tipo de conteúdo é bem-vindo.

Principalmente durante a pandemia do coronavírus, onde o uso do aplicativo aumentou incrivelmente, vimos vários vídeos que poderiam ser julgados como bobos e irrelevantes se tornando virais.

Dá para ganhar dinheiro com o Tik Tok?

como fazer vídeo no tiktok
Como fazer vídeo no tiktok

Diante de tanta popularidade, muitas pessoas perguntam se o Tik Tok paga algo aos seus influenciadores e usuários. A resposta é sim. Há algumas possibilidades de conseguir uma renda extra ou até mesmo um valor mais interessante.

E, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ser um influenciador famoso para tirar alguns trocados da plataforma.

Como ganhar dinheiro convidando amigos?

Se você não é produtor de conteúdo, a forma mais fácil de ganhar dinheiro no Tik Tok é atraindo outros usuários.

Para ganhar seus primeiros trocados, basta seguir o passo a passo:

  • Ao entrar no aplicativo, clique na moeda dourada que aparece no canto da tela;
  • Você será redirecionado à página de recompensas do aplicativo;
  • Clique no botão convidar;
  • Agora é só compartilhar o link gerado com seus amigos através das redes sociais;
  • Se alguém se cadastrar com o seu código, a recompensa em dinheiro será depositada em seu aplicativo.

O valor pode variar dependendo do tipo de campanha que a plataforma estiver realizando, mas normalmente, o Tik Tok paga 1 real por cada amigo que se cadastrar com seu código.

Você pode estar pensando que é muito pouco, mas se o seu convidado for ativo na plataforma, você ganhará muito mais. Por exemplo, caso a pessoa assista a 30 minutos de vídeos por dia durante 10 dias, você ganhará 51 reais.

Então, imagine quanto dinheiro você pode faturar se tiver muitos amigos interessados na plataforma.

Como ganhar dinheiro sendo produtor de conteúdo?

Uma das formas mais lucrativas de ganhar dinheiro com a plataforma é fazendo lives.

Isto mesmo, o Tik Tok não vive apenas de vídeos curtos. Os usuários com mais de 1000 seguidores podem fazer transmissões ao vivo e a monetização ocorre através dos espectadores.

As pessoas que curtem seu conteúdo podem doar as moedas do aplicativo durante a live. Estas moedas serão convertidas em dólar e o usuário ficará com metade do valor arrecadado.

Então, aqueles que têm muitos fãs engajados, podem faturar uma boa grana.

Como sacar dinheiro no Tik ToK?

Para ter acesso aos recursos arrecadados, basta clicar na moeda dourada na página inicial e depois em “Sacar”, na página de recompensas do aplicativo.

Escolha o valor desejado, insira seus dados bancários e confirme.

Importante lembrar que o aplicativo limita o valor de saque a 20 reais diários para quem tem menos de 100 reais na plataforma. Se você tiver mais, poderá sacar o valor total, mas respeitando um limite de 6 mil reais mensais.

Perguntas frequentes

Posso realizar saques no Tik Tok usando o Pix?

Sim. Esta é uma das modalidades de saque disponíveis.

O Tik Tok perigoso?

Muitas pessoas evitam o aplicativo por pensarem que seus dados serão roubados. Mas não há indícios de que coisas assim ocorram.

Quanto vale o Tik Tok?

A marca valorizou muito nos últimos anos, e seu valor já ultrapassa 43 bilhões de dólares.

Hellen Bispo

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.