Quer entender tudo sobre a nova tecnologia 5G no Brasil 2021? Descubra se ela já está disponível e se o seu celular tem suporte para você começar a fazer o uso agora mesmo.
O 5G pode trazer uma enorme mudança na velocidade de conexão móvel e, se você não quer perder nenhum detalhe, leia este post até o fim.
Para você ter ideia, a tecnologia 5G tem uma velocidade de pico teórica de 20 Gbps, enquanto a velocidade de pico da 4G é de apenas 1 Gbps.
Portanto, no artigo de hoje iremos esclarecer todas as suas dúvidas sobre a tecnologia 5G no Brasil 2021, com informações sobre como ela funciona, para que serve e em quais celulares está disponível.
O que é a tecnologia 5G no Brasil 2021?
O 5G é uma nova tecnologia de conexão, pode-se dizer que é uma evolução do atual 4G.
Essa evolução permitirá a conexão de vários objetos, como carro, celular e computador, tudo na mesma rede e de forma simultânea, com uma performance melhor do que a já encontrada na 4G.
A grande promessa deste novo desenvolvimento de rede é que ele trará mais velocidade para baixar e fazer envios de arquivos, além de reduzir o tempo de resposta em aparelhos distintos e tornar a conexão mais estável.
Ela é melhor que o 4G?
A média da velocidade do 5G é maior que a rede 4G atual. Enquanto, a média da rede 4G no Brasil entre as quatro maiores operadoras é de 17,1 Mbps e a melhor performance é de 100 MBps, a velocidade da 5G chega a ser 100 vezes maior.
A velocidade da nova tecnologia 5G no Brasil pode chegar à velocidade entre 1 e 10 GBps.
No entanto, é preciso lembrar que nem sempre a rede 5G vai chegar a velocidades absolutas, mas a melhoria ainda pode ser significativa. Além de que o 5G vai permitir muito mais aparelhos conectados de uma só vez.
Ou seja, querendo ou não, os usuários vão sentir uma forte diferença do 4G para o 5G, principalmente em relação à velocidade e praticidade.

O que significa as unidades Mbps, Gbps, MHz e GHz?
Se você está tendo o seu primeiro contato, é muito comum que apareçam algumas dúvidas a respeito das unidades Mbps, Gbps, MHz e GHz, que constantemente são faladas quando tratamos sobre 5G.
Portanto, para entender melhor, veja a seguir o significado principal dessas unidades:
- Hz: hertz é a medida de repetição de ondas tecnológicas e equivale a um ciclo por segundo;
- MHz: mega-hertz significa 1 milhão de hertz, ou seja, 1 milhão de ciclos por segundo;
- GHz: giga-hertz significa 1 bilhão de hertz, no caso, 1 bilhão de ciclos por segundo;
- Bps: bits por segundo, é a menor medida de propagação de dados por segundo;
- Mbps: megabits por segundo, significa 1 milhão de bits por segundo;
- Gbps: gigabits por segundo, é o responsável por 1 bilhão de bits por segundo.
Afinal, quando a tecnologia 5G chegará ao Brasil?
A verdade é que ainda vai levar um tempo. A expectativa é que ainda seja preciso de 2 a 4 anos, após o leilão de frequências, para que a nova tecnologia funcione na maioria dos bairros das grandes cidades brasileiras.
Segundo o edital do leilão, a nova tecnologia 5G está prevista para funcionar nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, apenas em julho de 2022.
Mas devemos lembrar que isso também não significa que essas cidades oferecerão cobertura em todos os lugares.
Isso porque o edital da tecnologia 5G no Brasil prevê a instalação de poucas estações de rádio base, que são as famosas antenas. Ou seja, o sinal da nova rede móvel ficaria restrito somente a pequenas áreas das capitais.
E ainda devemos lembrar que o prazo para instalação de cidades com mais de 30 mil habitantes é de julho de 2029. Ou seja, se você não vive nos grandes centros, terá que esperar bastante.
A tecnologia 5G no Brasil vai funcionar no celular que eu já tenho?
Infelizmente, os celulares em que a tecnologia 5G no Brasil irá funcionar, terão que ser compatíveis com a nova rede móvel, ou seja, nem todos os aparelhos conseguirão acesso. Leia também: Gerador de link para WhatsApp.
Dentre os que já são vendidos no Brasil com suporte para a nova tecnologia, a maioria são modelos mais avançados e sofisticados, como o iPhone 13 e o Galaxy S21, na faixa de R$ 6 mil reais ou bem mais.
Ainda há outros modelos menos avançados que também permitirão a conexão, como o Samsung Galaxy A32 5G. A tendência é que, com o tempo, todos os dispositivos incorporem a compatibilidade, assim como aconteceu com o 4G.
O 5G vai ser mais caro?
Em primeiro lugar, devemos lembrar que as operadoras, em geral, não oferecem acesso exclusivo a um tipo de rede, mas cobram pela franquia de dados utilizada.
No entanto, as empresas ainda não definiram se haverá algum reajuste nos preços de pacotes de dados, pois ainda levará muito tempo para que a tecnologia chegue ao país.
O acesso à tecnologia 5G deve ser mais restrito no início e, consequentemente, um pouco mais caro.
Como funciona a tecnologia 5G no Brasil?
A capacidade de transmissão de dados que a internet 5G oferece é extremamente avançada.
Milhares de equipamentos podem estar conectados de uma só vez numa mesma rede e serem operados de maneira remota e de forma segura.
Em uma rede wifi, por exemplo, não temos essa capacidade para suportar tantas conexões simultâneas. Isto é o que faz com que o 5G seja muito atraente para o desenvolvimento da Internet das coisas e a evolução da Indústria.
A implantação dessa nova tecnologia tem bastante significado para áreas rurais e industriais, porque a maior delas está descoberta de sinal, dificultando o desenvolvimento.
Quais operadoras possuem a rede 5G?
No Brasil, ainda não existe uma rede específica para a tecnologia 5G com frequências muito maiores. Entretanto, algumas das empresas apresentaram suas redes 5G dentro das frequências existentes.
As quatro principais operadoras do Brasil, como a Tim, Vivo, Claro e Oi, lançaram plataformas testes de 5G.
No entanto, até o momento nenhuma delas deu certeza de que irão aderir ao 5G quando ele estiver totalmente disponível, mas é claro que existe a intenção.
Por esse motivo, o futuro da tecnologia 5G no Brasil 2021 ainda é incerto, mas por ser algo promissor, acreditamos que sua propagação não irá demorar.
Por fim, no decorrer desse artigo você ainda vai ver as possíveis datas para a distribuição desse tipo de tecnologia, que, se tudo der certo, ainda demora até meados de 2030 para estar na maioria dos dispositivos.
A tecnologia 5G no Brasil substituirá a rede fixa?
A resposta é não. Apesar da rede 5G apresentar uma tecnologia muito potente e prometer velocidades maiores até mesmo das que possuímos em casa, a ideia é que ela sirva de complemento para as redes fixas.
Pois, para conectar outros dispositivos, como lâmpadas, aspiradores e geladeiras, a rede WIFI ainda será a ponte para a internet.
O que foi o leilão da tecnologia 5G no Brasil?
O leilão foi uma reunião que decidiu as principais informações para o lançamento do 5G. Foi nele em que estabeleceram as datas de implantação da rede 5G de cada cidade, além dos termos necessários para o funcionamento da nova rede.
O leilão da tecnologia 5G foi realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na quinta-feira (4/11) e teve uma movimentação financeira de pelo menos R$ 7 bilhões.
Além disso, o setor de produção defende que a Anatel regulamente as redes privadas, assegurando o acesso de frequência específica para as redes industriais.
Qual o cronograma previsto pela Anatel para o lançamento da tecnologia no Brasil?
- 31 de julho de 2022: capitais e Distrito Federal (DF) tendo uma estação rádio base, a antena, a cada 100 mil habitantes;
- 31 de julho de 2023: capitais e DF tendo com uma antena a cada 50 mil habitantes;
- 31 de julho de 2024: capitais e DF tendo uma antena a cada 30 mil habitantes;
- 31 de julho de 2025: capitais e DF e cidades com mais de 500 mil habitantes tendo uma antena a cada 10 mil habitantes;
- 31 de julho de 2026: cidades com mais de 200 mil habitantes tendo uma antena a cada 15 mil habitantes;
- 31 de julho de 2027: cidades com mais de 100 mil habitantes tendo uma antena a cada 15 mil habitantes;
- 31 de julho de 2028: pelo menos 50% das cidades com mais de 30 mil habitantes tendo uma ERB a cada 15 mil habitantes;
- 31 de julho de 2029: 100% das cidades com mais de 30 mil habitantes tendo uma antena a cada 15 mil habitantes.
A tecnologia 5G já funciona em outros países?
Atualmente, a tecnologia 5G já funciona em cerca de 34 países. Em geral, são países de primeiro mundo, como Estados Unidos, China, Japão, entre outros.
Mas, se engana quem acha que os Estados Unidos foram o primeiro país a implantar a tecnologia. Na verdade, o primeiro país a utilizar o 5G foi a Coreia do Sul, em 2019.
Ainda vale citar que a maioria dos países não usam a tecnologia em massa. Mas esta realidade está sendo alterada lentamente, apoiada nos recentes avanços tecnológicos.
Considerações finais
Por fim, qual a sua opinião a respeito da tecnologia 5G no Brasil em 2021?
Com toda certeza, será um novo marco das conexões e tecnologias, não só aqui, mas em todo o mundo.
Nos vemos em breve.