Sorteio no Instagram: aprenda a fazer

Belo Horizonte, 14 de junho de 2022 – Algumas contas utilizam da estratégia do sorteio no Instagram para atrair um público maior para o seu perfil. Assim, algumas das regras que encontramos para participarmos desses sorteios é seguir o perfil que está sorteando o item ou serviço.

Acontece que, essa é uma excelente ferramenta de engajamento, segundo o UOL. Então, se você deseja atrair mais pessoas para o seu perfil no Instagram, mas ainda não sabe como, confira as dicas a seguir.

Aqui, iremos esclarecer todas as suas possíveis dúvidas sobre sorteios no Instagram e ensinar a realizar o seu próprio sorteio na rede social.

Fazer sorteio no Instagram é contra as regras da plataforma?

Alguns usuários acreditam que as pessoas realizam sorteios no Instagram de forma ilegal. Já que os grandes perfis optam por criarem contas separadas das suas oficias para realizarem tal função.

Contudo, além de ser permitido, a própria plataforma orienta seus usuários a seguirem as diretrizes da rede social ao realizar os sorteios. Como por exemplo, deixar claro que o Instagram não está patrocinando a ação.

Outra orientação importante exigida para que o seu sorteio seja validado é seguir as regras estipuladas pelo Governo Federal para a distribuição de prêmios.

Artigos relacionados

Ou seja, realizar sorteios no Instagram é totalmente permitido pela plataforma.

Quais aplicativos você pode usar para fazer sorteio no Instagram?

Sorteio no Instagram aprenda a fazer
Sorteio no Instagram aprenda a fazer

Para que o sorteio ocorra da forma esperada, você precisa usar um bom aplicativo ou site para sortear os participantes sortudos. Dessa maneira, selecionamos as 5 melhores plataformas para sorteios disponíveis atualmente.

1° AppTuts

No AppTuts, o usuário pode definir qual será o número de sorteados para aquele evento. Também é possível definir se ao ser sorteada a pessoa sair da lista ou se ela pode ser sorteada mais de uma vez.

Como na maioria dos sorteios, é necessário comentar usando uma palavra-chave específica para validar a sua participação. A plataforma oferece a opção de definir apenas usuários que comentaram usando essa palavra-chave como aptos.

2° Sorteiogram

Ao utilizar o Sorteiogram, a plataforma gera automaticamente uma lista com todas as pessoas que comentaram na sua publicação chave para o sorteio. Após a criação da lista, cada perfil participante receberá um número.

Para sortear os ganhadores, basta clicar na opção indicada, que o Sorteiogram irá selecionar os números.

3° Wishpond

Esse é um aplicativo elaborado para sorteios e disputas, como disputas de fotos, vídeos, textos, etc. O Wishpond é muito completo, e você pode usá-lo no Facebook, Pinterest e em sites pessoais.

4° Heyo

O Heyo é um dos aplicativos mais procurados quando se trata de realizar sorteio no Instagram por meio de aparelhos celulares. Ele possui um design conhecido como mobile friendly, criado para otimizar os sorteios.

Devido às suas vantagens o aplicativo não é gratuito. Porém, um período de teste por sete dias está disponível.

A plataforma também oferece cupons de descontos e promoções para quem indicar um amigo no Heyo.

5° Sorteador

No Sorteador você pode fazer sorteios no Instagram, Facebook, Twitter ou qualquer outra rede social popular.

O seu funcionamento é muito simples. Pois, basta atribuir um número para cada participante, e a plataforma irá realizar o sorteio de forma profissional.

Sorteio no Instagram passo a passo

Em suma, os sorteios no Instagram podem ser feitos por qualquer usuário independente da sua quantidade de seguidores. Então, se você quer usar essa ferramenta para melhorar o engajamento da sua conta, não deixe de conferir as dicas abaixo.

Em princípio, ensinaremos o passo a passo para realizar um sorteio de sucesso no seu perfil da rede social.

Então, para realizar um sorteio eficiente você deve:

  • Escolher o seu público-alvo;
  • Definir o item ou serviço sorteado;
  • Definir as regras do sorteio;
  • Definir datas para início e fim do sorteio;
  • Escolher os meios de divulgação do sorteio;
  • Escolher a plataforma que será utilizada no dia para realizar o sorteio;
  • Manter contato com o seu público de interesse durante todo o processo.

Desse modo, faça uma live ou poste um Reels para mostrar o processo de seleção dos sorteados. Uma boa dica é pedir para o sorteado enviar uma foto ao receber o item, para que os seus seguidores sintam confiança em participarem dos próximos sorteios na sua conta.

E aí? Gostou das dicas? Então, confira outros posts interessantes do Olhar Green.

Júlio César

Sou formado em Letras português e Inglês. Atualmente trabalho como redator em alguns sites e, eventualmente, dou aulas de português para estrangeiros. Já ministrei aulas de Inglês para os cursos de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais e já atuei em escolas como estagiário e servente escolar. A educação e a escrita são minhas grandes paixões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.