O que faz um social media? Saiba como se tornar um

Com o avanço da era digital, o significado de social media ganhou uma nova possibilidade: se tornou uma profissão muito desejada. Aprenda como se tornar um.

Vivemos em uma época dominada pela internet. Onde boa parte de nossas interações, serviços e diversão estão no meio online. E neste ambiente surgiu um termo que está se tornando cada vez mais popular: social media.

Talvez você ainda não saiba o que significa, mas com certeza já conheceu algum e talvez até tenha contratado seus serviços. Pois, na era digital muitos trabalhos novos foram criados e um dos mais importantes é o do Social Media.

Então, não é surpresa que muitas pessoas queiram investir neste tipo de formação e usar a força da internet para ter um emprego estável e altamente requisitado. Pois, apesar de ser uma profissão nova, este tipo de profissional é indispensável para o meio de vida moderno.

Por isso, neste texto abordaremos vários aspectos desta carreira e ensinaremos exatamente o que é preciso fazer para tornar-se um profissional das redes sociais.

O que é social media?

Com o crescimento natural do número de pessoas conectadas à internet, as empresas começaram a perceber a força que esta tecnologia possui para atingir mais clientes.

Assim, os moldes tradicionais de propagandas começaram a ficar obsoletos. Então, tornou-se necessário a migração para o meio online. Mas quem seria o profissional para fazer isso?

Sabemos que blogs, sites e redes sociais como Instagram possuem um grande potencial para gerar vendas. Mas as plataformas sozinhas não conseguem fazer todo o trabalho. E também não é interessante que uma pessoa sem os conhecimentos necessários se aventure neste tipo de divulgação. Pois, o resultado pode não ser o esperado.

Sendo assim, é neste cenário que surge a figura do Social Media. Um profissional responsável por planejar, elaborar, divulgar, interagir com o público e aproveitar ao máximo o poder do meio digital. Resumindo, este tipo de profissional é capaz de conectar os produtos aos clientes.

O que faz um social media?

O social media é responsável por manter atualizadas todas as páginas de uma empresa, seja do Instagram, Facebook, um blog, site ou qualquer outra plataforma digital. Pois, este profissional precisa gerar engajamento e ajudar a converter seguidores em clientes.

Então, para que isso seja possível, o social media precisa estar sempre atualizado quanto às tendências do mercado. Assim, ele pode usar tudo o que está em alta para se inspirar e criar postagens que gerem interesse e sejam relevantes.

O profissional também irá analisar os resultados obtidos pela empresa, para que possa criar conteúdos específicos e aumentar os números. Então, essa pessoa precisa ser criteriosa e entender muito bem os pontos fortes e fracos de tudo o que está sendo feito.

Afinal, como se tornar um social media?

o que faz um social media Saiba como se tornar um
O que faz um social media Saiba como se tornar um

Ao contrário do que alguns pensam, para estar apto a se tornar um social media não basta mexer nas redes sociais o dia todo.

É claro que este acaba sendo um dos requisitos. Pois, para se tornar um profissional de destaque, é preciso ter um amor verdadeiro pelo meio digital e conhecer todas as redes sociais e usá-las com frequência.

Mas, usar as redes para ver vídeos e postar memes não vai fazer de você um social media. Também é preciso ter uma visão abrangente do funcionamento do mercado e conhecimentos em Marketing digital. Além disso, o profissional da área precisa dominar conceitos e estratégias de vendas.

Por isso, as empresas, ao buscarem por alguém da área, dão preferência para quem é formado em cursos de graduação do tipo:

  •  Publicidade e Propaganda;
  •  Marketing;
  •  Jornalismo;
  •  Letras;
  •  Relações Públicas.

Além disso, o profissional precisa ter muita criatividade, ser ousado e estar sempre disposto a aprender. Pois, as redes sociais evoluem o tempo inteiro, então é preciso se adaptar para usar novas ferramentas e funcionalidades.

E não podemos nos esquecer de que a pessoa interessada deve ter facilidade de comunicação, para criar conteúdos que conversem com o maior número de pessoas possíveis.

Conhecimentos em Marketing de conteúdo, Google Analytics, Ads são um diferencial, além de ter muita paciência para lidar com as adversidades.

Especialidades da profissão social media

social media marketing
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O mercado de social media é muito abrangente. Por isso, esse profissional pode atuar em diversas áreas. Então, dependendo das habilidades destacadas, oportunidades de emprego diferentes irão surgir, pois cada empresa precisa focar em algo específico.

Mas é claro que o melhor é focar em todas as especialidades. Assim, você se torna um profissional melhor, com um currículo invejável e será extremamente disputado pelas instituições.

É claro que o caminho para chegar a esse nível é longo e nada fácil, mas com muita dedicação tudo é possível. Então, conheça agora as especialidades em destaque nesta incrível profissão.

Planejamento

Este profissional ficará a cargo de analisar o mercado e fazer todo o planejamento de marketing em conformidade com as maiores tendências. Assim, ele mantém as redes da empresa atualizadas e engajadas.

Conteúdo

Depois do trabalho de planejamento, é hora da efetiva criação do conteúdo. Então, levando em consideração tudo o que foi definido na etapa anterior, o profissional vai criar trabalhos de redação e Design. A criatividade também é essencial.

Monitoramento

O profissional de monitoramento de social media é responsável por analisar os resultados obtidos com os trabalhos de divulgação da empresa. Então, se as métricas são muito boas, ele sinaliza que o trabalho deve continuar da mesma forma.

Mas, se o resultado não é o esperado, é função deste profissional ajudar a empresa a encontrar soluções eficazes e realizar ações corretivas.

Liderança

Este é o profissional com mais responsabilidade no processo. Pois, cabe a ele ter uma visão geral de tudo o que está acontecendo e tomar as decisões corretas para liderar a equipe e passar instruções claras aos seus subordinados.

O líder também precisa identificar quando a equipe não está em harmonia, pois é essencial que todos os setores conversem entre si para entregarem um ótimo trabalho. Ele também é responsável por avaliar todo o trabalho final.

Ferramentas e softwares utilizados pelo social media

Para acompanhar o ritmo frenético das redes sociais e fazer postagens frequentes, surfando na onda de algum assunto antes que ele envelheça, o profissional de social media não pode se dar ao luxo de fazer tudo manualmente.

Embora a criatividade seja muito bem-vinda, podemos dizer o mesmo de todas as ferramentas capazes de facilitar o trabalho e permitir entregas mais rápidas. Por isso, existem uma série de aplicativos que estes profissionais usam o tempo todo, e que contam com dezenas de opções para otimizar as atividades.

Assim, o social media pode escolher a ferramenta que mais se adequa ao seu estilo de trabalho. E, o melhor caminho para fazer isso, é testando todas que julga interessantes.

  • Canva;
  • Flipboard;
  • Google Advanced Search Operators;
  • Facebook Ads;
  • Google Analytics;
  • Social icons;
  • mLabs.

Também não podemos esquecer que algumas dessas ferramentas exigem um investimento. Pois, elas até possuem uma versão gratuita, mas um profissional deve tirar o maior proveito de todas as funcionalidades que os aplicativos podem oferecer. Assim, convém investir algum dinheiro em ferramentas e softwares que vão ajudá-lo a chegar a outro patamar.

Ferramentas nativas das redes sociais

Se você não tem muito dinheiro para investir no início de sua carreira, saiba que muitas redes sociais possuem ferramentas nativas que podem ser utilizadas, como o Facebook Ads, que permite a criação de anúncios personalizados, e o Instagram for Business que adiciona funções úteis quando você altera sua conta pessoal para uma de negócios.

Então, é muito importante ficar atento às opções que facilitam seu trabalho, possuem muitas funcionalidades e não te cobram nada a mais por isso.

O melhor é que, se você tem dúvidas sobre o funcionamento dessas ferramentas, muitas delas oferecem em suas páginas oficiais vídeos tutoriais gratuitos. Assim, é possível fazer um treinamento de qualidade, sem gastar absolutamente nada.

Pois, muito do trabalho de um social media também está em ser inteligente para identificar oportunidades e cortar custos.

Veja também: como fazer um portfólio de social media?

Canal: Staage

Mercado de atuação do social media

O mercado de social media está em constante expansão. Então, quando adquirir as habilidades necessárias, não será tão difícil encontrar oportunidades para as quais se candidatar.

Hoje em dia pequenas, médias e grandes empresas contratam estes profissionais com recorrência. Porém, se você quer fugir das corporações, tente vagas em agências de publicidade, por exemplo.

Caso queira ousar um pouco mais, a opção é trabalhar como freelancer. Assim você define seus valores e carga horária de trabalho. Existem muitas plataformas onde clientes procuram por este tipo de profissional. Caso faça um bom trabalho, poderá incluí-lo em seu portfólio e aumentar sua rede de contatos, conseguindo mais trabalhos através de indicações.

Dica final: nunca deixe de estudar

Esta profissão, talvez mais do que qualquer outra, não abre espaço para profissionais que não se atualizam. Pois, no meio digital as coisas mudam em um piscar de olhos: novas ferramentas, plataformas e tendências surgem rapidamente.

Então, sempre continue estudando. Nunca deixe de buscar conhecimentos interessantes em sua área e que poderão fazer você se destacar.

Um social media competente é bem remunerado e conquista boas condições de trabalho. Além disso, não há dúvidas de que essa é uma das grandes profissões do futuro.

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