Signal: você conhece o mensageiro secreto?

Belo Horizonte, 12 de maio de 2022 – Provavelmente você tem o aplicativo WhatsApp ou o Telegram instalados em seu smartphones, talvez até os dois. Mas, sabia que eles não são as únicas opções quando se fala em aplicativos de troca de mensagens? Pois existe outra possibilidade bem interessante chamada de Signal.

Talvez você nunca tenha ouvido falar deste aplicativo, já que ele não é tão popular no Brasil, mas possui algumas características que o tornam bem interessante, então vale a pena baixá-lo e fazer um teste.

O que é o Signal?

O Signal é um aplicativo de mensagens, com funções similares ao WhatsApp, e foi criado pela Signal Foundation, uma organização sem fins lucrativos fundada por Moxie Marlinspike e Brian Acton, e pela Signal Messenger, uma LLC, subsidiária da fundação.

Ele é conhecido como mensageiro secreto, pois, segundo a Uol, todas as suas mensagens são criptografadas de ponta a ponta e os desenvolvedores armazenam pouquíssimas informações dos usuários.

Pois é justamente esta característica que faz muitas pessoas recorrerem ao aplicativo, em busca de uma comunicação realmente segura e com pouquíssimas chances de haver qualquer violação dos dados.

Signal ou Telegram?

O Whatsapp há muito tempo se estabeleceu como o mensageiro instantãneo mais popular. Ele acumula 2 bilhões de usuários ativos no mundo. Mas, justamente por isso, virou alvo de golpistas.

Ele enfrenta também a polêmica do compartilhamento de dados pessoais com o Facebook. Contudo, o Telegram e o Signal têm sido o destino mais comum de quem quer deixar o Whatsapp, resolvemos comparar os dois.

Signal ou Telegram
Signal ou Telegram

Como usar o Signal?

Para usar o Signal basta seguir um tutorial muito simples:

  1. Procure pelo mensageiro secreto em sua loja de aplicativos;
  2. Faça o download e espere a instalação ser concluída;
  3. Abra o Signal e faça seu cadastro. Será preciso informar o número do seu telefone. Depois, você poderá criar seu perfil, inserindo uma imagem e até uma breve descrição.

O que o Signal oferece?

Seguindo o exemplo de aplicativos similares como o WhatsApp, o Signal oferece as seguintes possibilidades:

  • Envio de mensagens de texto e áudios;
  • Chamadas de voz e vídeo;
  • Envio de diversos tipos de arquivos;
  • Envio de mensagens que se apagam automaticamente.

Então, ao baixar o Signal você terá acesso às principais funções oferecidas por serviços similares, mas com o bônus da alta segurança.

O Signal é seguro?

Portanto, chegamos a um dos pontos mais interessantes quando se fala do Signal. Para começar podemos dizer que ele é totalmente seguro e todas as mensagens são criptografadas para que terceiros não as acessem. E este sistema de criptografia é tão seguro que, segundo o criador do aplicativo, nem a própria empresa que o desenvolveu possui a chave para decodificá-lo.

Outro ponto interessante é o armazenamento de metadados, muito usado no WhatsApp. O Signal não armazena este tipo de informação, e a única coisa captada que pode se aproximar de um metadado refere-se à última conexão do usuário. Contudo, até este dado é coletado de forma totalmente vaga, sendo possível exibir apenas o dia em que o usuário esteve online pela última vez.

Além disso, o Signal não oferece nenhum tipo de backup na nuvem, o que levanta críticas e também elogios. Pois, o usuário terá suas conversas e arquivos apenas no celular, e se alguém o roubar ou o telefone parar de funcionar, os arquivos não estarão disponíveis. No entanto, não há qualquer possibilidade de um hacker acessar seus dados em um servidor.

Mas, já existe para Android a possibilidade de fazer um backup local, porém isso só é útil se ao trocar de celular você ainda tiver acesso ao antigo.

Quais as vantagens e desvantagens do aplicativo?

Como usar o Signal
Como usar o Signal

Para que você possa decidir se vale a pena usar o Signal ou não, convém falar um pouco mais sobre suas principais vantagens e desvantagens.

Vantagens

  • Muito mais segurança para suas interações no aplicativo;
  • O aplicativo foca em comunicação rápida e direta;
  • Suas principais funções funcionam perfeitamente, inclusive suas chamadas de áudio e vídeo receberam muitos elogios dos usuários;
  • Com o Signal você também pode criar grupos para falar de interesses em comum;
  • Ele é inteiramente grátis e não faz qualquer tipo de propaganda, pois é financiado por doações e prêmios.

Desvantagens do Signal

  • Por se tratar de um programa que se sustenta por doações e prêmios, não há tanto investimento em novas funções. Por isso, as atualizações demoram a chegar;
  • Não possui muitas opções de emojis, figuras e outras coisas divertidas oferecidas por aplicativos similares. No geral, o Signal tem uma aparência e utilização bem simples e crua, o que pode desagradar alguns usuários;
  • Como a adesão ao aplicativo ainda é baixa, se você decidir usar, provavelmente terá que convencer amigos e parentes a fazerem o download também para que você monte sua lista de contatos.

Você conhece ou já usou o Signal? Deixe sua opinião nos comentários.

Júlio César

Sou formado em Letras português e Inglês. Atualmente trabalho como redator em alguns sites e, eventualmente, dou aulas de português para estrangeiros. Já ministrei aulas de Inglês para os cursos de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais e já atuei em escolas como estagiário e servente escolar. A educação e a escrita são minhas grandes paixões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.