10 Redes Sociais mais usadas no Brasil

Se você ainda não sabe quais são as redes sociais mais usadas no Brasil, agora é hora de descobrir mais sobre esses espaços e ficar por dentro de tudo o que está rolando. 

Afinal, essa é a resposta para que o seu negócio tenha uma alta conversão, para atuar de forma sólida e conseguir boas parcerias ou mesmo para descobrir em qual área quer trabalhar nos próximos anos. 

Boa leitura!

O que são redes sociais? 

Antes de mais nada, as redes sociais se caracterizam por serem uma estrutura desenvolvida para conectar usuários. 

Para isso, a conexão acontece através de interesses ou mesmo valores em ambientes online. 

Dessa forma, trata-se de um conceito bastante amplo e que abrange muito mais que os aplicativos que você tem no seu celular, mas acaba trazendo para o online uma parte da sua vida. 

Assim, as redes sociais são os espaços onde as relações entre pessoas acontecem a partir de um interesse comum. 

Para que servem as redes sociais? 

Em termos simples, as redes sociais foram desenvolvidas para conectar usuários, independentemente da distância física. 

Mais importante que isso, essas conexões podem ter diferentes objetivos. Como entreter e divertir ou trazer vantagens profissionais. 

De qualquer maneira, servem para:

  • Conectar pessoas, seja profissional ou pessoalmente; 
  • Fazer networking; 
  • Compartilhar informações e conteúdos; 
  • Divulgar; 
  • Jogas e entreter, etc. 

O uso das redes sociais no Brasil 

redes-sociais-mais-usadas-no-brasil-2020
Redes Sociais mais usadas no Brasil 2020

O uso das redes sociais mais usadas no território brasileiro cresce e muda ao longo dos anos, sendo influenciado por diversos fatores. 

Atualmente, o Facebook é uma das redes sociais mais usadas no Brasil, principalmente por empresas, devido às ferramentas de marketing. 

Ao mesmo tempo, cresce o uso de outras redes, devido a questões estratégicas para os negócios, criadores ou mesmo como forma de diversão. 

Um estudo divulgado recentemente mostra que um brasileiro comum passa, em média, dez horas por dia nas redes sociais. 

Com isso, fica em segundo lugar entre os países que mais acessam esses espaços online. 

Qual a diferença entre rede social e mídia social? 

Ainda que sejam confundidas, as redes e mídias sociais são coisas diferentes, que se distanciam pelo seu significado. 

Portanto, as redes sociais tem como objetivo a interação entre as pessoas a partir de um interesse. 

Já as mídias sociais são caracterizadas como um local/estrutura de compartilhamento de conteúdos e informações. 

Por isso, uma rede social pode ser também uma mídia, como o Facebook, que permite a interação bem como o canal para divulgar informações. 

Os 4 tipos de redes sociais 

quais-as-redes-sociais-mais-usadas-no-brasil
Quais as Redes Sociais mais usadas no Brasil

Antes de conhecer as redes sociais mais usadas no Brasil, é essencial entender os quatro tipos que as diferenciam: 

Rede social de relacionamento 

Entre as redes sociais mais usadas no Brasil estão as de relacionamento, como o Facebook. 

Basicamente, o foco dessas redes é a interação, aproximando os usuários e possibilitando a criação de laços. Como fazer novos amigos, se aproximar de pessoas ou manter o contato com familiares e colegas. 

Rede social de entretenimento  

As redes de entretenimento são focadas na divulgação de conteúdos, como o Youtube. 

Geralmente, é aquele local no qual os usuários se divertem com vídeos engraçados, assistir clipes dos cantores que gostam, veem dicas e muito mais. 

Rede social profissional 

Já as redes profissionais são aquelas voltadas para aumentar a visibilidade dos profissionais e empresas. 

Sendo que a mais conhecida é o Linkedin

Dessa forma, são espaços onde dá para divulgar/enviar currículos, conversar com empresas, públicas artigos e pesquisas, saber mais sobre a sua área, ver vagas de emprego, contratar, fazer networking e assim por diante. 

Rede social de nicho 

As redes sociais de nicho são segmentadas e pensadas em públicos muito específicos, criadas com objetivos diretos. 

Por exemplo, uma rede para os amantes de um time que querem acompanhar todas as notícias.

Outro exemplo é o TripAdvisor, plataforma voltada para compartilhar tudo referente a turismo e gastronomia em viagens. 

10 redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo

Agora, é chegada a hora de conhecer quais são as redes com maior volume de acessos. 

Facebook – 130 milhões

O Facebook continua liderando e é um dos números mais expressivos de acessos no mundo, com quase 3 bilhões de contas ativas ao redor do globo. 

Ainda que o número de acessos brasileiros tenha caído um pouco, segue em alta nos Estados Unidos, principalmente por ser versátil. 

Afinal, são várias funcionalidades em uma única rede, ideal para pessoas e negócios. 

Youtube – 127 milhões

O Youtube é uma das redes sociais mais usadas no Brasil e que vem passando por algumas mudanças em seus protocolos. 

Por exemplo, apenas as contas de pessoas com 18 a 65 anos são impactadas por anúncios e sendo contadas nas pesquisas. 

Dessa maneira, é uma das mais acessadas quando o assunto são vídeos e o sistema de hashtags ampliou o lado social da plataforma. 

WhatsApp entre as redes sociais mais usadas no Brasil – 120 milhões

O WhatsApp se tornou um dos espaços mais amados pelos brasileiros, mas não é tão comum em outros países.

Em síntese, a rede trouxe facilidades únicas: interação rápida, acesso a vários serviços e até a possibilidade de realizar pagamentos. 

Além do mais, muitas operadoras já permitem o uso ilimitado do “zapzap”, sem consumir o pacote de dados. 

Instagram – 110 milhões

O Instagram é uma das redes que começou com acesso único para celulares, com formato todo pensado para os dispositivos móveis. 

Ao mesmo tempo, mesmo que tenha iniciado sua história pensando em profissionais, que queriam compartilhar suas imagens de trabalho, hoje é acessível, prática e funcional. 

Inclusive, é uma das redes mais famosas para os criadores de conteúdo, com alto poder de monetização. 

Facebook Messenger – 77 milhões 

Mesmo fazendo parte do Facebook, o Messenger é uma rede social própria, focada na troca de mensagens instantâneas. 

Incorporada apenas em 2011 e totalmente separada da plataforma cinco anos depois, o Messenger se tornou uma rede que exige o download do app. 

Além disso, conta com várias funcionalidades, como os stories, e recursos diferenciados, como os chatbots.

Linkedin – 51 milhões 

O Linkedin é uma rede que foi se consolidando aos poucos no mercado e se tornou importante para os negócios. 

Dessa forma, o foco está nos contatos profissionais, desenvolvimento de carreira e novas oportunidades de mercado. 

Pinterest entre as redes sociais mais usadas no Brasil – 46 milhões 

O Pinterest é uma das redes sociais que foi crescendo aos poucos, ganhando milhares de usuários e se tornando queridinha de um grande público. 

Assim, traz a ideia de criar um mural daquilo que você gosta ou até mesmo deseja, tudo guardado em pastas, podendo baixar ou mesmo acessar os links. 

Seja pessoal ou para empresas, funciona e ainda traz a possibilidade de pins patrocinados. 

Twitter – 17 milhões 

O Twitter atingiu seu ponto mais alto em 2009 e vem sofrendo nos últimos anos. Mesmo com um crescimento nos últimos dois anos. 

Em síntese, é uma rede focada em informações rápidas, pesquisas de assuntos mais comentados e nas famosas “treads”. 

Entretanto, sofre com a questão da política interna e com as fake News, mesmo com várias medidas que tentam mudar isso.

Ainda assim, tem milhões de usuários e é um point para os famosos. 

TikTok – 16 milhões 

O TikTok é uma das tendências do último ano e se tornou uma das redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em pouquíssimo tempo. 

Sucesso, entre as celebridades, humoristas e criadores, a rede também é um ponto alto para as marcas, que querem divulgar seus serviços e produtos. 

Diferentemente de outras redes, esta não divulga exatamente quantos usuários começaram a fazer parte ou mesmo quantas contas ativas existem.

Entretanto, estudos chegam a algumas conclusões que mostram o fenômeno que é essa rede e como ainda pode crescer mais. 

Snapchat entre as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo – 8,8 milhões 

Enfim, o Snapchat ficou famoso pelos filtros e compartilhamentos de fotos, vídeos e textos. Mesmo com uma queda. 

Por outro lado, ainda tem milhões de perfis ativos e faz sucesso entre os famosos, que compartilham conteúdos exclusivos com os fãs. 

Isso também possibilitou a criação de novas ferramentas, como os stories, famosos em outras redes. 

Vale destacar que essa é uma rede social de nicho, focada no público jovem que está sempre conectado e com alto poder de engajamento. 

É importante destacar ainda que as redes sociais oferecem vantagens, mas trazem riscos. Principalmente quando usadas por pessoas mal intencionadas. 

Seja para roubar dados de usuários, enganar o público ou mesmo para fazer negócios fantasmas. 

Dessa forma, é essencial ter cuidado ao acessar e compartilhar informações pessoais dentro dessas redes, principalmente em relação a menores. 

Conclusão 

Por fim, as redes sociais mais usadas no Brasil mostram um panorama mundial de usuários conectados, sempre em mais de uma rede, aproveitando diversas funções e estratégias. 

Assim, é ideal para pessoas e negócios, trazendo uma série de vantagens e facilidades para o dia-a-dia. 

Uma dica especial é sempre se ater às redes queridinhas do público, tomar as precauções necessárias e curtir muito a tecnologia disponível para crescer, se reinventar e transformar o mundo. 

Mostrar mais

Júlio César

Sou formado em Letras português e Inglês. Atualmente trabalho como redator em alguns sites e, eventualmente, dou aulas de português para estrangeiros. Já ministrei aulas de Inglês para os cursos de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais e já atuei em escolas como estagiário e servente escolar. A educação e a escrita são minhas grandes paixões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo