Quem inventou o WhatsApp? Veja algumas curiosidades

Descubra quem inventou o WhatsApp e veja como o aplicativo evoluiu para a versão que conhecemos hoje.

Se você já parou para imaginar quem inventou o WhatsApp, este texto vai esclarecer suas dúvidas de uma vez por todas. Assim, você descobre informações interessantes sobre o desenvolvimento do aplicativo, os primeiros usuários e a compra pela atual empresa Meta. Ficou curioso? Confira!

Você provavelmente usa muitos aplicativos. Dentre eles, o WhatsApp já se tornou presença constante no dia a dia, na hora de mandar aquela mensagem para os amigos, ligar por chamada de vídeo para os pais ou enviar um áudio no grupo do trabalho.

Afinal de contas, quem inventou o WhatsApp?

Então é normal que você se pergunte: “Afinal de contas, quem inventou o WhatsApp?” Mas, saiba que o criador da plataforma era um homem comum, com problemas comuns e seu nome era Jan Koum.

Ele lidava com problemas de comunicação, após o ano de 2009 no qual o MSN Messenger foi desativado. Jan Koum sempre ia à academia, e perdia ligações de vários amigos. Com isso, pensou em criar um app capaz de receber chamadas.

Então, ele chamou o amigo Brian Acton e dedicou começar um serviço revolucionário, que primeiramente iria funcionar para os iPhones da Apple, no ano de 2009. Os dois haviam se conhecido nos anos 90, quando trabalharam juntos no Yahoo.

Ambos pediram demissão no ano de 2008 e decidiram, em 2009, desenvolver uma empresa com base em um aplicativo que fosse semelhante ao fadado MSN Messenger. O app teria a finalidade de mostrar quando um usuário está online para receber ligações.

A ideia inicialmente foi um fracasso, mas nem assim ambos desanimaram. Eles decidiram nomeá-lo com o nome de “WhatsApp”, que traduzido no sentido que ambos quiseram transmitir, significa: E aí? O que está acontecendo?

Então esse foi o início da história, para aqueles que tinham dúvidas sobre quem inventou o WhatsApp.

Quais foram os primeiros desenvolvedores do WhatsApp?

Quando o WhatsApp chegou ao Brasil
Quando o WhatsApp chegou ao Brasil

Para seguir nesta grande empreitada, Brian e Jan procuraram alguns programadores experientes e tiveram ajuda de um deles, o famoso Igor Solomenniko que é russo. Dessa forma, Solomenniko foi o responsável por programar as primeiras versões do APP.

Dessa forma, o programador foi realmente quem criou o WhatsApp em sua primeira versão programada, que ficou conhecida como 1.0. Entretanto, a mesma era muito instável e ainda não era um mensageiro.

Essa versão inicial somente mostrava se o usuário estava online, para receber ligações. Com o passar do tempo, o app começou a ser aceito e a empresa pôde investir em funcionalidades.

Em suma, antes de ser vendida, a empresa contava com cerca de 35 funcionários para atender pessoas do mundo todo!

Como era o primeiro design desenvolvido por quem inventou o WhatsApp?

O WhatsApp deixou de ser um visualizador de Status para ligação, para ser um mensageiro. Por fim, essa ideia funcionou. Já que, para a época, nenhuma outra alternativa existia para substituir o MSN Messenger, nem a alternativa principal da Microsoft: o pesado Skype.

As pessoas começaram a baixar nos seus celulares e rapidamente ele se tornou viral. Em outras palavras, bastava apenas que as pessoas tivessem os contatos no número da agenda telefônica, para encontrar outros usuários que também usam a rede social de mensagens instantâneas.

Mesmo que as pessoas da época não se importassem com quem inventou o WhatsApp, e estivessem de olho apenas nas funcionalidades oferecidas, os criadores estavam em festa. Já que, finalmente, o plano de Jan Koum estava dando certo.

Confira alguns detalhes da linha do tempo abaixo:

  • Entre os anos de 2014 e 2015 as opções de enviar e receber fotos e vídeos foi inserida no app;
  • Nesse período, também foi implementado o recurso de chamada de voz;
  • No ano de 2016 chegou a função de chamadas de vídeo, completando as funções para deixar o APP totalmente ligado à comunicação pessoal.

De onde surgiu o dinheiro para a criação?

Quando o app alcançou, no ano de 2009, cerca de 250 mil pessoas, houve a necessidade de conseguir servidores melhores para gerenciar a plataforma. Então um dos cofundadores do WhatsApp, Brian, conseguiu convencer 5 ex-funcionários do Yahoo a investirem $ 250 mil dólares.

Essas doações foram extremamente importantes para que eles pudessem criar novas atualizações e funcionalidades, e foi capaz de impulsionar o crescimento do WhatsApp como um todo. Como o app passou a chamar a atenção das pessoas, muitos investidores começaram a se perguntar “Quem inventou o WhatsApp?”, assim buscaram informações que os levaram a injetar dinheiro na ideia.

Principais plataformas disponíveis

Nos primeiros anos do aplicativo, ele somente estava disponível para o iPhone, funcionando no iOS da Apple. No ano de 2010, ele passou a funcionar também nos sistemas operacionais:

  • Android;
  • Symbian;
  • BlackBerry OS.

Por fim, no ano de 2011, passou a existir a versão para Windows Phone.

O app foi lançado gratuitamente, porém, somente por 1 ano. Já que, no segundo ano do uso, era necessário pagar o valor de $1 dólar para continuar. Essa exigência fazia parte do projeto de crescimento da plataforma. Assim, nos dias de hoje ela se configura como uma plataforma gratuita, e que não precisa mais de doações.

Viu só?! Quem inventou o WhatsApp pensou em tudo, até nas formas de fazer com que o app ficasse gratuito para nós, que utilizamos o serviço atualmente.

Quando o WhatsApp chegou ao Brasil?

O WhatsApp chegou em terras Tupiniquins no mesmo ano que ele foi lançado: 2009. Nesse sentido, passou a funcionar plenamente no território nacional. Entretanto, apenas os usuários donos de iPhones podiam desfrutar da plataforma.

Com o passar dos anos, e o avanço dos Smartphones, os programadores desenvolveram o WhatsApp para outros sistemas operacionais, dessa forma ele cresceu muito.

Atualmente o aplicativo tem cerca de 100 milhões de usuários ativos diariamente. Assim, é comumente utilizado em:

  • Escolas;
  • Empresas;
  • Comércio;
  • Faculdades;
  • Cursos, entre outros.

Dessa maneira, o Brasil é um dos países que mais utiliza o aplicativo no mundo todo! Desde então, com as atualizações, muitos usuários têm reclamado do seguinte problema: meu áudio do WhatsApp não sai som.

Infelizmente quem inventou o WhatsApp não é mais o “dono” da plataforma. Isso porque a gigante META, presidida pelo programador Mark Zuckerberg, comprou a plataforma por bilhões de dólares. Veja no tópico abaixo!

Venda para o Facebook

Foram cerca de 2 anos de negociações entre quem inventou o WhatsApp e a equipe de Mark Zuckerberg. Por fim, os criadores venderam o app por $19 Bilhões, o que convertido em reais daria cerca de R$70 Bilhões!

A concretização ocorreu no ano de 2014, mais precisamente no mês de fevereiro. Neste período, 400 milhões de pessoas usavam o WhatsApp em todo o mundo. Hoje, a cada 7 pessoas no mundo, 1 utiliza o WhatsApp para se comunicar.

Jocimara Santos Alves

Uma “mineirinha” formada em Letras, que ama escrever sobre literatura e redes sociais, trabalha com educação informal de jovens e adultos e produz artigos para sites e blogs.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.