Qual a diferença entre mega e giga. Para o usuário que pretende contratar um plano de internet, saber o que é maior: Giga ou Mega, torna-se de extrema importância para definir qual deles mais combina com seu perfil de usuário.
Os termos Giga e Mega são usados para definir inúmeros aspectos dentro dos serviços de entrega e velocidade de dados. Suas implicações podem parecer complexas à primeira vista, mas aqui vamos explicar como funcionam, e exemplificar as unidades de medida que correspondem a cada um.
Mas e aí, qual deles é maior?
Primeiro, precisamos te contar sobre a definição desses termos e como eles surgiram no mundo digital.
Os termos Mega e Giga são unidades de medida. No passado, eram utilizados para se referir a frequência do sinal de rádio o MegaHertz e para quantificar a eletricidade, com o GigaWatts.
Mas, quando o assunto é internet, essas unidades de medida se referem ao envio e recebimento de dados pela rede, assim como pela velocidade de navegação.
Então, o que é maior: Giga ou Mega?Um Giga equivale a mais de mil Megas. Assim, o Giga é o maior dentre eles.
Abaixo apresentamos um quadro de referência, com as principais medidas utilizadas no meio digital:
Medida | Valor de referência |
1 Byte | 8 Bits |
1 Kilobyte | 1024 Bytes |
1 Megabyte | 1024 Kilobytes |
1 Gigabyte | 1024 Megabytes |
Podemos perceber então que a menor unidade de medida é o Bit, e que Bits formam Bytes, que por sua vez formam Kilobytes e assim por diante.
Quando o assunto é a aplicação dessas unidades de medida, quanto aos serviços de internet, a coisa muda de figura. Isso porque elas podem ser usadas para definir a franquia ou a velocidade, que são fatores diferentes.
Qual a importância de saber o que é maior: Giga ou Mega?
Compreender que estes termos se referem a uma escala de unidade de medida, é muito importante para definir qual o tipo de serviço de internet vale mais a pena para você.
Como dito anteriormente, a franquia de serviço e a velocidade são coisas diferentes, que merecem a nossa atenção, quando o assunto é definir qual o melhor plano de contratação.
A esta altura você deve estar pensando: qual é o melhor? Um plano de 25 gigas ou 25 megas?
Primeiro, você precisa entender o que a operadora quer dizer quando oferece um plano de 25 megas.
Os planos de internet fixa oferecem velocidade em megabites. Ouvimos muito por aí apenas a palavra Mega, mas, essa palavra se refere a Megabites, na verdade. Esses planos têm como objetivo oferecer velocidade de conexão, por isso são divulgados e pensados dessa maneira.
Neste caso, ao contratar um plano de 25 megas, você está contratando um plano de 25 megabites. Outra sigla comumente usada para se referir aos megabites é o MBPS.
Para saber a capacidade de armazenamento, precisamos então dividir 25 por 8, já que 1 byte equivale a 8 bits. Esta capacidade será então de 3,12%. Parece confuso? Volte ao quadro de unidade do tópico anterior e reveja os valores.
Lembre-se que o Giga é uma unidade mil vezes maior que o Mega, assim, nos dias atuais, existem operadoras que oferecem planos com mais de 1 Giga de velocidade.
Com os planos de internet móvel a coisa é um pouco diferente. Nesta modalidade os Megabyts serão utilizados para funções como compartilhamento de arquivos, músicas e downloads, já a velocidade será definida pela sua conexão de rede.
Montamos um quadro para você visualizar como funciona esta conexão:
Rede | Funcionalidade |
2G | Velocidade de download de até 78 kbps por segundo, velocidade de upload de até 39 kbps |
3G | Velocidade de download de até 1 mbps por segundo, velocidade de upload de até 128 kbps |
4G | Velocidade de download de até 50 mbps por segundo, velocidade de upload de até 521 kbps |
Qual a diferença entre mega e giga?

Os bits são usados como referências para medir a velocidade da internet. Eles medem o tempo do carregamento de arquivos, downloads e que se leva para abrir páginas, por exemplo.
Já os Bytes estão relacionados à capacidade de armazenamento dos dispositivos, ou seja, a capacidade que esses dispositivos apresentam de comportar dados em Bytes. Por isso, essas unidades de medida têm que ser vistas como coisas distintas.
Um Bit vai ser sempre 8 vezes menor que um Byte, e estará sempre relacionado a velocidade da internet no dispositivo. Já o Byte, estará sempre associado à capacidade do dispositivo de armazenar esta ou aquela informação.
Concluímos então que o Gigabites é a velocidade e o Gigabyte é a capacidade de armazenamento.
Depois de saber o que é maior: Giga ou Mega, descubra o que é maior: Giga ou Tera?
O Terabyte é muito maior que o Giga, já que sua capacidade de armazenamento é 1024 vezes superior. É muito espaço para quem precisa guardar determinados arquivos e rodar programas pesados, como alguns jogos de console ou pc gamer.
A partir dessas informações, como escolher o melhor plano de internet?
- Fique atento à velocidade de navegação e a franquia de consumo disponibilizada pela operadora. (internet via rádio e fibra)
A velocidade definida é como um carro que ora acelera, ora mantém o curso, já a franquia é o “combustível” deste carro, que pode permitir que a velocidade seja maior, mas que, em algum momento, vai acabar.
Fique atento ao pacote de franquia para saber quanto tempo durará o seu pacote, e escolha aquele que atenda às suas necessidades.
Neste momento você pode lembrar do tópico: o que é maior; giga ou mega?, e sabendo que os gigas possibilitam maior oportunidade de armazenamento de dados, quanto mais gigas, maiores as suas possibilidades ao ver filmes, acessar arquivos e realizar downloads.
- Os planos de celular oferecem muitas facilidades;
Ao contrário da internet via rádio e fibra óptica, as operadoras que oferecem planos via celular vendem os planos de franquia, já que a velocidade costuma ser ilimitada, desde que o usuário tenha acesso a um sinal de internet 3g ou 4G.
Os planos mais ousados de grandes operadoras podem oferecer até 100 gigas de internet mensal. Lembre-se, os gigas da franquia de dados é o “combustível” do seu carro, e dirá até onde você poderá percorrer com tranquilidade.
Pense bem ao analisar estas informações, você precisa definir quais apps usa no dia a dia, e para quê precisa deste combustível. Se for para acessar apps como o Whatsapp, Instagram e Facebook, pode optar por planos básicos.
Mas, se o seu desejo é assistir filmes, ouvir e baixar músicas e acessar arquivos e e-mail, o melhor é investir nos planos com o maior número de Gigas disponíveis.
- Leia bem o contrato, e fique atento aos prazos de fidelidade;
Você pode escolher experimentar algum plano, mas deve ficar atento ao vencimento e multas, relacionados a ele;
Os planos costumam possuir fidelidade de seis a doze meses, o que significa que se você cancelar antes pode ter que pagar uma multa. Esteja alerta, e se não tem tanta certeza quanto ao pacote oferecido, tire um tempo maior para pesquisar sobre ele.
- Dê uma olhadinha no Reclame Aqui;
É muito importante, em sua pesquisa, descobrir o que os clientes estão falando da operadora. Se estão satisfeitos, têm suas dúvidas respondidas e problemas solucionados. Tire um tempo para avaliar as reclamações no site e entender como a empresa lida com essas questões.
Ainda quanto a internet via celular, fique atento a algumas informações, como:
- Planos pré e pós pagos;
Os planos pré-pagos costumam ser os mais divulgados pelas operadoras, mas oferecem poucos gigas por mês.
Você pode achar que está pagando barato, mas, certamente, terá de recarregar para ter acesso aos benefícios desejados. O que no fim, encarece o serviço. Além disso, os planos pré-pagos oferecem um acesso extremamente limitado aos apps e serviços no geral.
- Pesquise com sua operadora um plano personalizado.
Mesmo correndo o risco de pagar um pouco mais caro, este plano irá possibilitar que você tenha um uso livre de empecilhos e que não vai te deixar na mão no momento que mais precisar. Isso se você usa muito o celular fora de casa, em lugares que não possuam rede WI-FI.
- Fique atento às condições especiais oferecidas pelas operadoras em determinadas regiões.
Os consumidores, muitas vezes, ficam chateados pela insistência das operadoras em ligar e oferecer planos. Mas, se você busca melhores oportunidades dentro da sua linha, esteja aberto a encontrar e acompanhar os canais oficiais da sua operadora para descobrir as facilidades oferecidas por ela para a sua região.
Planos Ilegais que você precisa evitar
Alguns clientes podem se sentir seduzidos por ofertas de terceiros que prometem explorar alguma brecha da operadora, oferecendo internet ilimitada. Mas, além de ser uma ação ilegal, passível de penalidade legal, pode comprometer o seu dispositivo com programas ou aplicativos corrompidos e com víros.
Esses aplicativos podem vazar informações pessoais do cliente e expor sua segurança. Além disso, os “Bugs”, como esse golpe é conhecido, são vendidos como algo permanente e eficaz, mas costumam ter um tempo de vida curto, além de toda a exposição ao risco mencionada.
Gostou das informações? Foram úteis para que você compreenda melhor o que são Gigas e megas? Compartilhe com quem mais precisa.