Pesquisa por imagem: tudo o que você precisa saber

Nem sempre nossas palavras são o suficiente para pesquisarmos por algo na internet. Às vezes sentimos falta de um item a mais para facilitar nossas buscas. Entretanto, a pesquisa por imagem pode fornecer rapidamente a resposta que estamos esperando.

Nem sempre nossas palavras são o suficiente para pesquisarmos por algo na internet. Às vezes sentimos falta de um item a mais para facilitar nossas buscas. Entretanto, a pesquisa por imagem pode fornecer rapidamente a resposta que estamos esperando.

Pois, com certeza você já deve ter passado pela situação de não saber como descrever uma coisa. Ou ter visto uma foto sem identificação de alguma personalidade que você gostaria muito de saber quem é.

Mas, com o avanço da tecnologia é possível alcançar os melhores resultados para sua pesquisa, mesmo quando lhe faltam palavras.

Contudo, se você ainda tem dúvidas sobre a pesquisa por imagem, vamos lhe ensinar exatamente como fazer essa busca. Além de falar um pouco mais sobre os principais cenários em que esse método é útil.

Como fazer uma pesquisa por imagem?

Imagine que você está caminhando pela rua e se deparou com uma flor muito bonita em um jardim. Mas, o problema é que você não sabe que espécie é aquela, porém gostaria muito de ter um exemplar em sua própria casa.

Para isso, pegue o seu celular e tire uma foto. Depois, siga o passo a passo:

Artigos relacionados
  1. Vá até o buscador do google;
  2. Ao invés de digitar alguma palavra, clique sobre o ícone da câmera;
  3. Selecione a opção” abrir a galeria de fotos”;
  4. Selecione a imagem e o Google fará as pesquisas automaticamente. Assim, os principais resultados vão aparecer logo abaixo.

Repare que você pode tirar a foto diretamente ao pesquisar, então a forma como irá fazer fica a seu critério. Essas opções também estão disponíveis para notebooks e outros dispositivos.

Quais as vantagens da pesquisa por imagem?

Pesquisa por imagem
Pesquisa por imagem

Acredito que já falamos acima a principal vantagem desse método de pesquisa: encontrar coisas que você não sabe como descrever. Seja uma flor, uma árvore, uma roupa ou outro objeto qualquer.

Mas, a pesquisa por imagem vai muito além disso e seus benefícios são extremamente diversificados como você pode ver abaixo:

1.   Use a pesquisa por imagem para obter novas ideias

Se você está fazendo algum trabalho criativo, mas a inspiração não está das melhores, a pesquisa por imagem pode te ajudar a encontrar trabalhos interessantes e que renovem sua energia.

Por exemplo, se você está desenhando, pode tirar uma foto do esboço e usá-la em sua pesquisa. Assim, muitos resultados semelhantes irão surgir, mostrando-lhe o melhor caminho para seguir.

2.   Encontre as fontes originais

Caso você tenha encontrado uma imagem interessante e gostaria de saber quem é o autor, basta jogá-la no Google para ver o que acontece.

Geralmente, conseguimos rastrear a imagem até sua fonte.

Da mesma forma, é possível identificar a foto original que foi usada na capa de um livro ou em uma arte qualquer. Pois, ao fazer a pesquisa por imagem, há grandes chances do algoritmo associar a obra modificada e a original.

3.   A pesquisa por foto ajuda na identificação de perfis falsos

Imagine que você está seguindo uma pessoa nas redes sociais e vocês iniciaram uma conversa. Então, depois de um tempo você começou a suspeitar que se trata de um perfil fake.

Nessas horas, uma boa ideia é usar uma foto da pessoa para fazer uma pesquisa. Assim, é possível que você encontre mais de um perfil que usa aquela mesma imagem. Depois, cruzando as informações, fica mais fácil saber qual deles é falso.

4.   Visualize fotos melhores

Se você tirou uma foto de qualquer coisa, mas ela não ficou muito boa e você precisa dela para algum trabalho importante, saiba que muitas pessoas podem ter tirado fotos semelhantes e disponibilizado na internet.

Assim, não custa nada fazer uma busca. Você pode acabar encontrando imagens com resoluções melhores e cores mais vibrantes e bonitas.

5.   Para conseguir Backlinks

Sabemos que muitas pessoas usam fotos encontradas na internet sem mencionar a fonte da qual pegaram. Sendo assim, se você costuma criar imagens originais para seus posts, de tempos em tempos é bom dar uma pesquisada usando-as.

Se você perceber que alguém as usou sem dar os créditos, pode exigir que a pessoa mencione a fonte original através de um backlink.

Conclusão

Se você ainda não conhecia a pesquisa por imagem, eu recomendo que comece a usá-la agora mesmo. Pois, esta é uma forma extremamente precisa de conseguir bons resultados sem precisar digitar uma única palavra.

Especialmente quando não sabemos o nome do que queremos pesquisar, esse método é muito eficaz.

Júlio César

Sou formado em Letras português e Inglês. Atualmente trabalho como redator em alguns sites e, eventualmente, dou aulas de português para estrangeiros. Já ministrei aulas de Inglês para os cursos de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais e já atuei em escolas como estagiário e servente escolar. A educação e a escrita são minhas grandes paixões.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.