O que é Signal: descubra tudo sobre o mensageiro secreto

Aplicativos de mensagens como o WhatsApp e o Telegram estão presentes nos smartphones de praticamente todos os brasileiros. Há quem tenha o seu preferido e quem goste de usar os dois ao mesmo tempo. Mas, você já ouviu falar de uma terceira opção conhecida como Signal?

Apesar de não ser tão popular, este aplicativo merece algum destaque, já que possui milhões de usuários ao redor do mundo e muitas características interessantes. Confira!

O que é o Signal?

O Signal é um aplicativo de mensagens que já está disponível para Android e IOS. Ele possui funções muito similares ao gigante WhatsApp, e ganhou o apelido de “Mensageiro Secreto”, pois a segurança é um de seus pontos fortes.

O que é de extrema importância, já que hoje temos diversos sistemas que são capazes de burlar a segurança de nossos smartphones.

Como por exemplo o Raposo FRP, que nasceu com o objetivo de ajudar aqueles que esqueceram as senhas do Google cadastradas em seus aparelhos, mas que pode ser usado por pessoas mal intencionadas.

O Signal foi desenvolvido pela Signal Foundation, uma organização sem fins lucrativos que tem como fundadores Moxie Marlinspike e Brian Acton, e pela Signal Messenger, uma LLC, subsidiária da fundação.

Como o Signal funciona?

O Signal permite que você troque mensagens com seus contatos e até faça chamadas de áudio e vídeo. Portanto, seu funcionamento é similar a outros aplicativos, onde você deve fazer o download e depois um breve cadastro, informando seu número de telefone, colocando uma foto e algumas informações pessoais.

Depois já é possível trocar mensagens de forma totalmente segura.

O Signal é muito apreciado por seus usuários e possui uma ótima avaliação em lojas de aplicativos como o Google Play, onde as pessoas elogiam suas funcionalidades nos comentários.

O que o Signal oferece?

Ao instalar este aplicativo em seu celular, você terá acesso aos seguintes recursos:

  • Envio de mensagens com criptografia de ponta a ponta;
  • Chamadas de áudio e vídeo;
  • Mensagens temporárias;
  • Envio de arquivos de mídia como fotos, vídeos e áudios;
  • Criação de grupos para compartilhar informações com pessoas com interesses em comum.

Sem publicidade e rastreamento de informações

O Signal foi criado por um grupo de desenvolvedores independentes e sobrevive através de doações e prêmios. O aplicativo afirma seu compromisso com o usuário, prezando pelo bom serviço oferecido ao invés dos lucros.

Por isso, não há nenhuma cobrança e nem publicidade veiculada ao app, o que permite uma utilização muito mais limpa, que foca apenas na comunicação.

Outra coisa que mencionamos como destaque do Signal é sua política de segurança, que garante uma comunicação privada e segura. Segundo o desenvolvedor, Moxie Marlinspike, a criptografia das mensagens é levada tão a sério que nem mesmo a Open Whisper Systems, que criou o código, possui a chave para decodificá-lo.

Além disso, o aplicativo guarda pouca ou nenhuma informação dos usuários. Ele não armazena nenhum tipo de metadados como o que é feito pelo WhatsApp. A única informação guardada nos servidores é a última vez em que o usuário esteve online, porém até isso é feito de maneira vaga, mostrando apenas o dia, e não a hora da última utilização.

O Signal faz backup para a nuvem?

O Signal não tem interesse em armazenar informações, por isso não realiza nenhum tipo de backup na nuvem, como ocorre com o WhatsApp, que usa servidores de terceiros para garantir este recurso.

Assim, não há qualquer possibilidade de suas mensagens serem fornecidas a outras pessoas devido a alguma falha ou invasão por hackers. Por outro lado, se você perder seu telefone, não poderá recuperar suas mensagens.

Mas, o Signal já oferece uma opção de backup local nos telefones Android, contudo isso só será útil se ao trocar de telefone você ainda tiver o antigo.

Vale a pena usar o Signal?

Para quem busca mais segurança o Signal com certeza é recomendado. Contudo a utilização do aplicativo pode passar por um pequeno empecilho, principalmente no Brasil: há poucos usuários.

Então, se quiser manter contato com seus amigos e familiares através do aplicativo será preciso convencê-los a fazer o download.

Outro ponto negativo é que, por se tratar de um projeto que funciona por doações e prêmios, as atualizações ocorrem de forma muito mais lenta do que em outros serviços.

Mas, no geral, o Signal é um ótimo aplicativo para quem busca comunicação rápida e direta, sem se importar com centenas de opções como figurinhas e outros recursos.

Você já usou este aplicativo? Deixe seu comentário.

Rovenia de Paula

Sou formada em Jornalismo. Apaixonada por comunicação, podcast e futebol Jornalista, com experiência em assessoria de imprensa, realização de eventos e solenidades, matérias, fotografias de eventos, atualização de redes sociais e comunicação interna.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.