O que é empreendedorismo? Aprenda como iniciar o seu negócio

Você quer ser seu próprio patrão? Se você está pronto para mergulhar na aventura que é empreender. Saber o que é empreendedorismo é fundamental. Começar um negócio pode ser intimidante e opressor no começo, mas caso tenha as ferramentas certas esse árduo caminho a ser percorrido pode ser menos dolorido.

Neste artigo, saberemos um pouco mais sobre o que é empreendedorismo e quais as etapas necessárias para iniciar o seu próprio negócio do zero.

Leia com atenção e quem sabe você vai poder se tornar um empreendedor de sucesso?

Boa leitura.

O que é empreendedorismo?

Para quem não sabe o que é empreendedorismo é o ato de transformar uma ideia em realidade. Ou seja, a missão do empreendedor é desenvolver e gerenciar uma empresa com a finalidade de obter lucro.

Empreender é muito mais do que ter uma ideia brilhante, envolve muita coragem, esforço, sangue e suor. Além de uma contribuição enorme ao país, você vai entender um pouco mais no próximo tópico, vamos lá?

A importância do empreendedor para o país

Há mais de centenas de anos o ato de empreender vem se modificando e se transformando, mas foi apenas no século 17 que os economistas Jean Baptiste Say e Richard Cantillon começaram a documentar quais eram as principais características de um empreendedor. Ou seja, inicialmente estes economistas acreditavam que ter apenas ampla capacidade de produção, aliado a uma boa dose de coragem já poderiam te qualificar como um bom empreendedor.

Claro, que ao longo do tempo e do desenvolvimento do mercado junto com o crescimento da concorrência, essas características necessárias para ser qualificado como um bom empreendedor foram ampliadas.

O grande responsável por essa mudança foi o economista Joseph Schumpeter que qualificou o empreendedor como o grande responsável pelas mudanças econômicas no país. E hoje seguimos com a ideia de que o empreendedorismo é um dos principais fatores para alavancar o desenvolvimento econômico, trazendo mais empregos, tecnologia e inovação para a ampliação e surgimento de novos mercados.

É o que foi visto durante a pandemia, pois durante o fechamento dos mercados foi percebido uma grande queda nas oportunidades de emprego e consequentemente um grande aumento na taxa de desemprego. Obrigando o governo a abrir os cofres públicos e criar o auxílio emergencial que permitiu a muitos brasileiros não passarem por dificuldades maiores.

E esses números só não foram maiores, porque durante toda essa crise muitas pessoas optaram por abrir seus próprios negócios. Ou seja, o empreendedorismo além de ser responsável pelo equilíbrio do mercado, pode ser uma importante alternativa para quem perdeu o seu emprego e está a procura de uma nova oportunidade de trabalho.

o que é empreendedorismo social
O que é empreendedorismo social

Quem tem perfil empreendedor?

Será que existe mesmo um perfil empreendedor? Particularmente, eu acredito que empreender é para todos. Mas tenho que concordar que existem pessoas com aptidões específicas que podem tornar o ato de empreender mais fácil.

São aquelas pessoas mais descoladas e que não possuem tantas dificuldades em vender produtos, serviços e porque não dizer, aquele que sabe defender as suas principais qualidades, ou até mesmo ressaltá-las em público. Veja como Gerador de link para WhatsApp.

Mas a grande questão é que mesmo que você não tenha essas grandes habilidades para vendas, ou não seja aquela pessoa criativa com predisposição para gerar movimento no mundo através de ideias inovadoras.

Com certeza, com o tempo e prática, caso você tenha coragem e força de vontade você também vai conseguir ser um empreendedor de sucesso. E desta forma, gerar oportunidades de empregos para toda a sua comunidade.

Quais as características de um empreendedor?

Como discorremos acima, existem sim pessoas com habilidade que podem tornar o empreendedorismo uma jornada mais simples e intuitiva. Mas todas essas qualidades são aptidões que podemos trabalhar internamente e desenvolver com ajuda do tempo. Portanto, não desanime caso não tenha algumas dessas qualidades.

Liderança

Você já ouviu falar que as pessoas trabalham por outras pessoas? Essa é uma dura verdade que muitos empreendedores ainda não entenderam. O empreendedor precisa aceitar que ele é responsável por motivar e manter o ânimo da equipe em alta, pois a qualidade do serviço oferecido depende desta entrega.

Organização

Um dos grandes problemas da maioria das empresas é a falta de comunicação que acaba gerando gargalos enormes ocasionando, assim, grandes prejuízos financeiros para as empresas. E grande parte deste problema é a falta de organização. Toda a empresa precisa de processos e uma rotina bem definida para diminuir a margem de erros.

Flexibilidade

Muitas vezes você vai encarar situações desafiadoras e ter flexibilidade e jogo de cintura podem te ajudar bastante nesta longa jornada de empreendedorismo.

Persuasão

Saber vender o seu peixe pode trazer não apenas clientes, mas também investidores para ajudar na ampliação dos seus negócios. Acredito que desenvolver essa habilidade é muito importante para todo e qualquer empreendedor. E se você ainda não tem essa qualidade, que tal se juntar com um sócio que já a possui?

Autoconfiança

Pense que quando você possui uma ideia ela é apenas sua, pelo menos em um primeiro momento. Portanto, não deixe que outras pessoas coloquem água no seu feijão. Confie nos seus instintos e trabalhe pelo seu projeto, mesmo que sozinho.

Resiliência

Aprender a lidar com as dificuldades é uma grande lição de vida para todos os empreendedores que sabem o que o empreendedorismo é. Pois é um fato, o empreendedor passa por diversos momentos em sua jornada, e esse trajeto não costuma ser apenas de glória. Portanto, ter resiliência é uma das melhores formas para se manter firme durante o caminhar.

Quais são os tipos de empreendedorismo?

Você já deve ter entendido que o universo do empreendedorismo permite muitas possibilidades. E agora vou te mostrar alguns caminhos que você pode traçar ao escolher empreender.

Empreendedorismo

O empreendedorismo puro e simples é o ato de colocar em movimento alguma ideia que você já possui. Seja começar a vender doces para fora ou até mesmo desenvolver uma startup de tecnologia, ambas podemos considerar como puro e simplesmente empreendedorismo.

Quando alguém usa a palavra empreendedorismo sozinha, sem complementos, geralmente está se referindo ao ato de criar o próprio negócio de produtos ou serviços – independentemente do porte. Pode ser um MEI que faz bolos sob encomenda, uma pequena loja de roupas ou uma startup.

Empreendedorismo Social

Existem também aquelas pessoas que decidem empreender para resolver uma questão social que é chamada de empreendedorismo social. Existem diversas organizações não governamentais (ONGs) atuando no mercado e apesar de não possuírem fins lucrativos, elas movimentam bilhões de dólares em todo o mundo.

Empreendedorismo corporativo

Sabe aquela famosa frase “o olho do dono que engorda o gado”? Para quem pratica o empreendedorismo corporativo essa frase não faz nenhum sentido, pois para ele, mesmo a empresa não sendo propriedade dele, o funcionário se comporta como tal.

Empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital nos últimos anos tem ganhado muito espaço no mundo todo. E basicamente são os empreendedores que decidiram investir oferecendo algum produto ou serviço no ambiente digital. Hoje em dia você pode contar não apenas com os famosos e-commerces, mas existe praticamente tudo online, aplicativos de comida, entregas, livros, cursos, faculdades, escolas, músicas, rádios, etc

Empreendedorismo em série

Esse termo ainda não é muito conhecido fora do universo de quem atua como investidor. Mas o empreendedorismo serial voltado para aquelas pessoas que investem em uma série de empresas. Não necessariamente ele trabalha nas três empresas, mas ele possui o olhar estratégico para entender qual é o futuro da inovação e portanto escolhe algumas empresas para apostar as suas fichas.

Dicas para começar a empreender

Se você chegou até aqui e já conhece algumas dicas sobre o universo do empreendedorismo e já entendeu que o empreendedorismo e projeto de vida estão caminhando lado a lado. Agora chegou a hora de anotar algumas ordens práticas para começar o seu negócio.

Estude o mercado

O primeiro passo sem sombra de dúvida é estudar o mercado. Quanto mais informações você tiver sobre o assunto, mais preparado você estará para enfrentar todos os desafios que você encontrará ao se tornar um empreendedor.

Como você vai conseguir dinheiro

Eu imagino que muitas pessoas começam por amor, mas o fato é que em qualquer negócio que você escolher empreender você vai precisar fazer contas, até mesmo com o empreendedorismo social, você precisará entender como vai conseguir dinheiro para pagar os funcionários e ou fazer os seus projetos andarem.

Conheça seus pontos fortes

Muitas pessoas ficam envergonhadas de falar as suas qualidades e focam apenas nos defeitos, mas o fato é que o empreendedor precisa destacar as suas qualidades para conseguir seguir em frente com o que você tem de melhor e contratar alguém para fazer aquilo que você não é tão bom.

Se Não conseguir fazer sozinho procure parceiros

O grande segredo do sucesso é dividir para conquistar. Como vimos neste artigo, nem sempre vamos ter todas as qualidade para empreender. Ou até mesmo ter o tempo necessário para se dedicar a empresa, e porque não dizer dinheiro para investir.

Mas ao contrário do que muitos pensam, tem muita gente com dinheiro parado pronto para investir em um negócio que será o próximo sucesso da vez. E quem sabe não é a sua ideia?

Feito é melhor do que perfeito

Se você esperar a sua ideia estar perfeita para ser lançada, sinto dizer, mas isso nunca vai acontecer. O fato é que nós sempre estamos em movimento, assim como as nossas ideias também. Portanto, o melhor que você tem a fazer é de fato colocar a sua ideia em prática e ir ajeitando o modelo de negócios aos poucos, juntamente com a opinião de quem consome o seu produto ou serviço.

Não Desista

E por fim, não desista, pois o empreendedorismo não costuma ser um projeto de curto prazo. Tenha resiliência e acredite no seu projeto.

Conclusão

Não adianta, para empreender é necessário muito estudo, dedicação e principalmente muito trabalho. Mas, se você chegou até aqui acredito que você tem muito potencial para ser um empreendedor de sucesso. Boa sorte!

Hellen Bispo

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.