O que é Bitcoin e como essa moeda virtual funciona?
Belo Horizonte, 08 de junho de 2022 – As moedas virtuais tornaram-se febre no século 21, e o Bitcoin é a mais valiosa e famosa entre todas elas. Inicialmente, as pessoas o utilizavam apenas no ambiente virtual, porém, após a sua alta valorização e fama, acabou rompendo o véu da tecnologia, e veio parar no mundo real.
Então, se você deseja fazer parte dessa inovação, confira todas as informações a seguir. Elas irão te guiar por uma jornada de conhecimento, onde você será apresentado ao incrível mundo das moedas virtuais.
Aqui, iremos abordar assuntos como: o que é Bitcoin, como o Bitcoin funciona, onde adquirir essa moeda virtual e como usá-la no dia a dia.
O que é Bitcoin?
Como já mencionado anteriormente, o Bitcoin se trata de uma moeda virtual que existe exclusivamente na internet. Todas as suas transações ocorrem de forma online, e são protegidas por uma criptografia de ponta a ponta.
Com essa informação em mente, você pode estar pensando que essa é uma moeda totalmente lúdica e utópica. Mas, através do exemplo a seguir, você compreenderá que o Bitcoin não é nenhum bicho de sete cabeças.
Vamos usar o exemplo dos aplicativos de bancos. Um Pix é feito para a sua conta e logo em seguida o dinheiro aparece em seu saldo. Você não pode tocar esse dinheiro, pois ele está apenas no ambiente virtual.
O Bitcoin funciona dessa mesma forma. Mas, a diferença está no fato de que, ao contrário do seu dinheiro no aplicativo do banco, essa moeda virtual é descentralizada. Ou seja, não é fiscalizada por nenhuma instituição ou governo, além de não poder ser sacada em um caixa eletrônico, por exemplo.
Então o que é Bitcoin? Ele é uma moeda virtual que pode ser usada para pagar contas, comprar produtos e serviços, ou até mesmo transferir para a carteira digital de outra pessoa, tudo no meio virtual.
Como o Bitcoin funciona?

Vamos partir da informação de que o Bitcoin é uma moeda virtual descentralizada para explicarmos como ele funciona. Nesse sentido, ele é um dinheiro que você pode adquirir através de negociações em carteiras de criptomoedas virtuais, e utilizá-lo para realizar compras ou pagamentos.
O Bitcoin é feito através de um processo chamado mineração. E qualquer pessoa pode minerar, já que não existe uma fiscalização. Contudo, essa atividade exige muita técnica, um software específico e um computador com um hardware potente.
Quando alguém minera um bitcoin, ela entra para um sistema, criado justamente para organizar o processo. A partir desse momento, ele passa a funcionar em uma cadeia criptografada, conhecida como blockchain – tecnologia que permite o registro de dados de forma segura.
Onde comprar criptomoeda?
Você pode negociar bitcoins através das operadores de moedas virtuais. Essas operadoras podem ser empresas físicas, ou um site na rede.
A transação acontece da seguinte maneira: digamos que o Bitcoin esteja custando 17 mil reais, assim você irá entrar em um site confiável que realiza a venda de criptomoedas, abrir uma conta e criar a sua carteira digital, depois depositar o valor de 17 mil reais em troca dessa moeda virtual.
Assim que a transação for concluída, a sua moeda aparecerá na sua carteira digital. Como o valor do Bitcoin não é fixo, ele pode subir ou cair dependendo de fatores externos, como a bolsa de valores.
Por esse motivo, desde o seu surgimento os investidores que desejam fazer fortuna rapidamente procuram pelo bitcoin. Por isso, você pode comprar um Bitcoin por 17 mil e supostamente daqui uma semana ele está valendo 30 mil, ou 10 mil, dependendo do mercado.
Lembrando que, o investido não precisa comprar a moeda inteira, você pode comprar frações dela, de acordo com a sua possibilidade financeira.
O que posso pagar com Bitcoin?
Muitas pessoas usam o bitcoin no âmbito virtual para pagar por ferramentas em jogos online, ou comprar mercadorias em lojas que aceitam a criptomoeda. Além disso, poror não entrar na fiscalização financeira de instituições ou governos, várias empresas começaram a aceitar a criptomoeda como forma de pagamento.
Entre elas estão:
- NameCheap – hospedagem, domínio e servidor de e-mail;
- Even Construtora – venda de imóveis;
- Travala – reservas de hotéis;
- CheapAir – vendas de passagens aéreas.
Vários outros estabelecimentos, como supermercados e bares também já aceitam a moeda. Por esse motivo, vale a pena perguntar se eles aceitam ou não Bitcoin na hora do pagamento.
Atualmente, é possível pagar com Bitcoin por roupas, alimentos, viagens, serviços e lazer, entre outros.
Você já comprou Bitcoins? Conte como foi sua experiência.