O que é Bitcoin e como essa moeda virtual funciona?

Belo Horizonte, 08 de junho de 2022 – As moedas virtuais tornaram-se febre no século 21, e o Bitcoin é a mais valiosa e famosa entre todas elas. Inicialmente, as pessoas o utilizavam apenas no ambiente virtual, porém, após a sua alta valorização e fama, acabou rompendo o véu da tecnologia, e veio parar no mundo real.

Então, se você deseja fazer parte dessa inovação, confira todas as informações a seguir. Elas irão te guiar por uma jornada de conhecimento, onde você será apresentado ao incrível mundo das moedas virtuais.

Aqui, iremos abordar assuntos como: o que é Bitcoin, como o Bitcoin funciona, onde adquirir essa moeda virtual e como usá-la no dia a dia.

O que é Bitcoin?

Como já mencionado anteriormente, o Bitcoin se trata de uma moeda virtual que existe exclusivamente na internet. Todas as suas transações ocorrem de forma online, e são protegidas por uma criptografia de ponta a ponta.

Com essa informação em mente, você pode estar pensando que essa é uma moeda totalmente lúdica e utópica. Mas, através do exemplo a seguir, você compreenderá que o Bitcoin não é nenhum bicho de sete cabeças.

Vamos usar o exemplo dos aplicativos de bancos. Um Pix é feito para a sua conta e logo em seguida o dinheiro aparece em seu saldo. Você não pode tocar esse dinheiro, pois ele está apenas no ambiente virtual.

O Bitcoin funciona dessa mesma forma. Mas, a diferença está no fato de que, ao contrário do seu dinheiro no aplicativo do banco, essa moeda virtual é descentralizada. Ou seja, não é fiscalizada por nenhuma instituição ou governo, além de não poder ser sacada em um caixa eletrônico, por exemplo.

Então o que é Bitcoin? Ele é uma moeda virtual que pode ser usada para pagar contas, comprar produtos e serviços, ou até mesmo transferir para a carteira digital de outra pessoa, tudo no meio virtual.

Como o Bitcoin funciona?

Como o Bitcoin funciona
Como o Bitcoin funciona

Vamos partir da informação de que o Bitcoin é uma moeda virtual descentralizada para explicarmos como ele funciona. Nesse sentido, ele é um dinheiro que você pode adquirir através de negociações em carteiras de criptomoedas virtuais, e utilizá-lo para realizar compras ou pagamentos.

O Bitcoin é feito através de um processo chamado mineração. E qualquer pessoa pode minerar, já que não existe uma fiscalização. Contudo, essa atividade exige muita técnica, um software específico e um computador com um hardware potente.

Quando alguém minera um bitcoin, ela entra para um sistema, criado justamente para organizar o processo. A partir desse momento, ele passa a funcionar em uma cadeia criptografada, conhecida como blockchain – tecnologia que permite o registro de dados de forma segura.

Onde comprar criptomoeda?

Você pode negociar bitcoins através das operadores de moedas virtuais. Essas operadoras podem ser empresas físicas, ou um site na rede.

A transação acontece da seguinte maneira: digamos que o Bitcoin esteja custando 17 mil reais, assim você irá entrar em um site confiável que realiza a venda de criptomoedas, abrir uma conta e criar a sua carteira digital, depois depositar o valor de 17 mil reais em troca dessa moeda virtual.

Assim que a transação for concluída, a sua moeda aparecerá na sua carteira digital. Como o valor do Bitcoin não é fixo, ele pode subir ou cair dependendo de fatores externos, como a bolsa de valores.

Por esse motivo, desde o seu surgimento os investidores que desejam fazer fortuna rapidamente procuram pelo bitcoin. Por isso, você pode comprar um Bitcoin por 17 mil e supostamente daqui uma semana ele está valendo 30 mil, ou 10 mil, dependendo do mercado.

Lembrando que, o investido não precisa comprar a moeda inteira, você pode comprar frações dela, de acordo com a sua possibilidade financeira.

O que posso pagar com Bitcoin?

Muitas pessoas usam o bitcoin no âmbito virtual para pagar por ferramentas em jogos online, ou comprar mercadorias em lojas que aceitam a criptomoeda. Além disso, poror não entrar na fiscalização financeira de instituições ou governos, várias empresas começaram a aceitar a criptomoeda como forma de pagamento.

Entre elas estão:

  • NameCheap – hospedagem, domínio e servidor de e-mail;
  • Even Construtora – venda de imóveis;
  • Travala – reservas de hotéis;
  •  CheapAir – vendas de passagens aéreas.

Vários outros estabelecimentos, como supermercados e bares também já aceitam a moeda. Por esse motivo, vale a pena perguntar se eles aceitam ou não Bitcoin na hora do pagamento.

Atualmente, é possível pagar com Bitcoin por roupas, alimentos, viagens, serviços e lazer, entre outros.

Você já comprou Bitcoins? Conte como foi sua experiência.

Júlio César

Sou formado em Letras português e Inglês. Atualmente trabalho como redator em alguns sites e, eventualmente, dou aulas de português para estrangeiros. Já ministrei aulas de Inglês para os cursos de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais e já atuei em escolas como estagiário e servente escolar. A educação e a escrita são minhas grandes paixões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.