O impacto dos influenciadores digitais na sociedade de consumo
Entenda o que é e como se deu o impacto dos influenciadores digitais na sociedade de consumo. Veja quais são os maiores influencers de 2022 e 2023.
Não é de hoje que o impacto dos influenciadores digitais na sociedade de consumo vem sendo estudado por sociólogos, historiadores, economistas e filósofos brasileiros, visto que essa nova profissão tem o potencial de alavancar vendas e tornar marcas até então desconhecidas pelo grande público em um fenômeno.
É o caso de influenciadores como Karen Bachini, Boca Rosa e Nina Secrets, para citar algumas das mais famosas, que conquistaram o carinho de seus milhões de seguidores e divulgaram marcas famosas de maquiagem, fazendo com que as mesmas vendessem muitos produtos.
Além disso, essas mulheres ainda criaram suas próprias marcas, se inserindo num mercado competitivo e ganhando muito dinheiro.
Mas, porque esse fenômeno existe? Como ele começou? O que faz com que o impacto dos influenciadores digitais na sociedade de consumo seja tão representativo? É o que vamos responder nos tópicos a seguir!
Confira!
- O que são influenciadores digitais?
- O que é sociedade de consumo?
- Influenciadores digitais e seu impacto nas decisões de consumo
- Vantagens e desvantagens do impacto dos influenciadores digitais na sociedade de consumo
- O impacto dos influenciadores digitais na formação dos jovens
- Maiores influenciadores digitais do Brasil 2022
- Maiores influenciadores digitais do Brasil 2023
O que são influenciadores digitais?
Influenciadores digitais nada mais são do que pessoas que ganharam grande importância nas redes sociais, que incluem o YouTube, Instagram, TikTok, Facebook, Twitter, entre outras. Isso significa que essas pessoas têm perfis com milhares e até mesmo milhões de seguidores, que devido a originalidade do conteúdo e carisma dos donos da conta, decidiram segui-lo e escutar atentamente suas dicas.
Em resumo, um influenciador digital é aquele que tem a capacidade de captar o interesse de alguém a respeito de algum assunto na internet, fazendo com que esse “seguidor” tenha vontade de adquirir um produto, mudar hábitos em seu estilo de vida, acessar determinados conteúdos, entre outros. É o bom e velho “viu e copiou”!
Desse modo, existem influenciadores dos mais diversos segmentos, incluindo o ramo da beleza, saúde, fitness, tendências de moda e demais assuntos que você possa imaginar, o que faz com que o impacto dos influenciadores digitais na sociedade de consumo seja imenso.
O que é sociedade de consumo?
A sociedade de consumo diz respeito a todo e qualquer grupo de pessoas que está apto a consumir determinado produto ou serviço. Assim, o impacto dos influenciadores digitais na sociedade de consumo está relacionado a forma com que determinado grupo de pessoas olha para esses produtos e serviços e decide consumir ou não.
Sim! É possível que o efeito dos influenciadores seja contrário, caso eles falem mais de algum produto, o que fará com que seus seguidores sejam influenciados a não comprarem mais dessa marca, por exemplo.
Influenciadores digitais e seu impacto nas decisões de consumo
Pense a respeito de duas situações: na primeira, você viu um produto sendo indicado por alguém nas redes sociais e mesmo sem nunca ter pensado em adquiri-lo, sem nem mesmo precisar dele, ficou com muita vontade de comprar. Em alguns casos, pode até mesmo ter chegado a realizar a compra.
Na outra situação, você estava precisando comprar alguma coisa e viu uma pessoa que segue fazendo uma análise do prurido, falando das vantagens e desvantagens, o que te convenceu a finalmente realizar a compra.
Bom, esses são apenas alguns exemplos básicos do impacto dos influenciadores digitais na sociedade de consumo. Isso porque, às vezes, nem mesmo percebemos que o que está sendo feito no perfil de um desses influenciadores é uma propaganda que está sendo paga por uma grande empresa.
Todas as marcas querem um influencer
Ao perceber que existiam pessoas muito populares na internet, com grande número de curtidas e comentadas, as empresas tiveram a ideia de patrocinar essas pessoas. Assim, as mesmas davam certa quantia em dinheiro para que os influenciadores convencessem o seu público a comprar determinado produto ou serviço e esse tipo de propaganda nem mesmo era sinalizada.
Mas, com o aumento da demanda de propaganda dos influenciadores, o governo de todo o mundo começou a regulamentar essa prática, entendendo-a como um tipo de trabalho. Por isso, atualmente é ilegal realizar uma propaganda sem dizer que esta é uma parceria paga.
Com o grande sucesso de vendas de marcas até então pouco conhecidas, as grandes marcas passaram a se interessar em contratar tais influenciadores para seus projetos, principalmente no lançamento de produtos.
Mas, como ocorre o impacto dos influenciadores na sociedade de consumo?
Todo esse impacto, que leva milhares de pessoas a se interessarem pelos produtos e serviços de várias marcas, só é possível devido à credibilidade que os influenciadores possuem.
Desse modo, ao ver alguém que você acompanha o dia a dia nas redes sociais, que entra dentro da sua casa através da tela do computador ou de celular e que demonstra como a aplicação deste produto ou serviço acontece na prática, fica muito mais fácil se identificar e sentir vontade de realizar a compra.
Por isso, a reputação de um influenciador é sua maior arma! Assim, caso perca essa reputação, o mesmo pode perder a confiabilidade de seus seguidores, que irão desconsiderá-lo como um bom parâmetro para identificar bons e maus produtos.
Vantagens e desvantagens do impacto dos influenciadores digitais na sociedade de consumo
Assim como qualquer outra estratégia de marketing, o impacto dos influenciadores digitais na sociedade de consumo tem suas vantagens e desvantagens. Veja algumas delas abaixo:
Vantagens do impacto dos influenciadores digitais na sociedade de consumo:
- Acesso a informações: influenciadores digitais podem fornecer informações úteis sobre produtos e serviços, compartilhando suas experiências e opiniões. Isso ajuda os consumidores a tomar decisões mais informadas ao fazer compras;
- Variedade de opções: esse tipo de propaganda apresenta uma ampla variedade de produtos e marcas, muitas vezes oferecendo opções que podem não estar facilmente disponíveis localmente, o tende a expandir as escolhas dos consumidores e permitir que eles descubram novos produtos;
- Entretenimento e inspiração: muitos influenciadores digitais são conhecidos por seu estilo de vida, habilidades específicas ou criatividade. Desse modo, eles podem entreter e inspirar as pessoas por meio de seus vídeos, fotos e postagens;
- Conexão com comunidades: os influenciadores digitais têm seguidores dedicados e constroem comunidades em torno de seus interesses específicos, o que cria um senso de pertencimento e conexão e se reverbera em um espaço onde os seguidores podem interagir e compartilhar experiências.
Desvantagens:
- Autenticidade questionável: eles podem promover produtos ou serviços sem transparência sobre sua relação com as marcas;
- Pressão para o consumo excessivo: a exposição constante a influenciadores digitais pode levar os consumidores a sentir a necessidade de acompanhar as últimas tendências e adquirir produtos em um ritmo acelerado;
- Ideais de imagem corporal irrealistas: alguns influenciadores digitais são conhecidos por promover um padrão de beleza irreal, o que pode levar a pressões e inseguranças relacionadas à imagem corporal;
- Influência sobre crianças e adolescentes: as crianças e adolescentes são particularmente suscetíveis à influência dos influenciadores digitais. Isso pode levar a um comportamento de consumo impulsivo e a uma busca por produtos que possam não ser adequados para eles em termos de idade ou valor nutricional.
O impacto dos influenciadores digitais na formação dos jovens
O público jovem é o mais presente nas redes sociais. Por sua vez, é aquele que está mentalmente mais suscetível às mensagens subliminares que os influenciadores passam, o que gera efeitos sobre suas tendências de consumo, visão da aparência e estilo de vida.
Isso porque quando jovens, estamos propensos a aceitar mais facilmente pontos de vista distorcidos, a ficar suscetíveis a compra de produtos e a acreditar em verdades absolutas, visto que o conhecimento de mundo e a formação cerebral ainda está em desenvolvimento.
É o que faz do impacto dos influenciadores digitais na formação dos jovens um grande risco, e o que torna comum relatos de pais que sofreram grandes perdas no cartão de crédito devido aos filhos comprarem moedas para jogos online, roupas, maquiagens e demais itens sem a sua permissão, por exemplo.
Maiores influenciadores digitais do Brasil 2022
- Neymar Jr;
- Carlinhos Maia;
- Whindersson Nunes;
- Felipe Castanhari;
- Virginia Fonseca;
- Bianca Andrade (Boca Rosa);
- Felipe Neto;
- Mirella Santos;
- Camila Coelho;
- Niina Secrets;
- Karen Bachini;
- Gessica Kaiane (GK).
Maiores influenciadores digitais do Brasil 2023
- Neymar Jr;
- Winderson Nunes;
- Bruna Marquezine;
- Juliete;
- Maisa Silva;
- Larissa Manoela;
- Tatá Werneck;
- Annita;
- Gusttavo Lima;
- Virginia Fonseca;
- Felipe Neto;
- GK;
- Carlinhos Maia.
Conclusão
Os influenciadores digitais se tornaram figuras poderosas na sociedade de consumo, com a capacidade de influenciar as escolhas e comportamentos dos consumidores.
Seus seguidores confiam em suas opiniões e recomendações, o que leva a um aumento nas vendas e na demanda por produtos e serviços. Além disso, essas personalidades têm o poder de moldar tendências e ditar o que é considerado popular.
No entanto, é importante considerar os aspectos negativos dessa influência. O consumo excessivo e impulsivo, a falta de transparência nas parcerias e a pressão sobre os padrões de beleza e estilo de vida são questões preocupantes.
Os consumidores devem ser conscientes do poder de influência dos influenciadores digitais e tomar decisões de consumo baseadas em suas próprias necessidades e valores.
Portanto, é fundamental que haja um equilíbrio entre a influência dos influenciadores digitais e a autonomia dos consumidores.
A sociedade deve promover a educação e a conscientização para que as pessoas possam tomar decisões informadas e críticas sobre o que consomem, sem se deixarem levar cegamente pelas opiniões e recomendações dos influenciadores.
Dessa forma, será possível aproveitar os aspectos positivos da influência digital, ao mesmo tempo em que se evitam os impactos negativos na sociedade de consumo.