Mostrar pastas ocultas Mac: 3 maneiras eficazes

Nem todos os arquivos do sistema operacional ficam visíveis. Mas, em algumas situações, é necessário saber como mostrar pastas ocultas no Mac.  Pois, em situações específicas, como para fazer algum tipo de manutenção no sistema, é preciso acessar alguns arquivos para solucionar problemas.

Contudo, este tipo de manutenção deve ser realizado apenas por quem entende do assunto, já que muitas pastas não foram ocultadas sem motivo, e sua exclusão ou alteração acidental pode causar sérios danos ao sistema operacional.

Mas, se por algum motivo você precisar acessar essas pastas ocultas, veja abaixo três formas rápidas e eficazes para fazer isso.

1. Use o Finder para mostrar pastas ocultas Mac

O processo para mostrar pastas ocultas no Mac é extremamente simples e uma das maneiras mais usadas é através do Finder. Mas, se você ainda não conhece este método, confira o passo a passo:

  • Vá até o finder e abra a pasta Macintosh HD;
  • Agora execute o comando Command + Shift + Ponto;
  • Pronto. As pastas ocultas irão aparecer. Para escondê-las novamente, basta repetir o passo 2.

Você pode usar este passo a passo em qualquer local do seu computador, pois ele funciona de forma eficaz em diversas pastas. Por exemplo, para procurar arquivos ocultos na Biblioteca do seu Mac, siga os passos:

  • Dentro do Finder, aperte a tecla Option e depois clique em Ir nas opções do menu;
  • Clique em biblioteca;
  • A pasta e todos os seus arquivos se tornarão visíveis.

Neste local é muito comum localizar arquivos de sistema e documentos word de salvamento automático. Por isso, muitas pessoas já relataram que recuperam arquivos antigos nesta pasta, que acreditavam ter se perdido durante alguma falha do sistema.

2. Digite os comandos no terminal para exibir as pastas

Pastas ocultas Mac
Pastas ocultas Mac

A segunda forma para mostrar pastas ocultas no Mac é digitando uma linha de comando muito simples no terminal e, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter um grande conhecimento de informática para fazer isso.

Veja como é fácil no passo a passo abaixo:

  • Abra o terminal;
  • Digite o seguinte comando:  defaults write com.apple.Finder AppleShowAllFiles true [Pressione Return] killall Finder;
  • Pronto. Seus arquivos já estarão visíveis. E se quiser ocultá-los novamente é só trocar “true” por “false”.

Além disso, o terminal pode lhe ajudar a ocultar diversas pastas, assim seus arquivos não ficam à mercê de curiosos que possam utilizar seu computador, já que eles não terão como saber que há pastas ocultas. Veja como fazer:

  • No terminal, digite o seguinte comando e depois tecle “espaço”: chflags hidden;
  • Agora traga arquivos ou pastas do Finder para o terminal;
  • Pressione Return para ocultar.

E quando precisar que os arquivos se tornem visíveis de novo, siga o mesmo passo a passo, mas na hora de digitar o comando, troque por : chflags nohidden.

3. Mostrar pastas ocultas no Mac com o gerenciador de arquivos

Mas, se você quer mostrar pastas ocultas no Mac e não se sente muito familiarizado com o terminal ou com o Finder, uma terceira opção é usar aplicativos capazes de ocultar e mostrar pastas e arquivos. Podemos citar por exemplo o DCommander e ForkLift.  Eles são muito úteis, pois a utilização é feita através de diversos atalhos, bastando alguns cliques para se ter acesso às funções principais.

No ForkLift, por exemplo, você consegue mostrar pastas ocultas no Mac com 3 passos simples:

  • Clique no botão “view”;
  • Selecione “view options” na parte inferior do menu;
  • Clique na opção “show Hidden files”, que como você deve imaginar, vai mostrar os arquivos ocultos.

Como excluir arquivos ocultos para economizar espaço em disco?

Mas, se você acha que o seu computador precisa de uma boa limpeza, talvez existam pastas ocultas desnecessárias e que estão ocupando espaço. Contudo, como sabemos, simplesmente exibir estes conteúdos e excluí-los manualmente pode gerar uma grande dor de cabeça.

Pois, a menos que você tenha um profundo conhecimento do sistema, pode acabar excluindo coisas que são fundamentais para o seu funcionamento, o que irá ocasionar diversas falhas ou até mesmo impedir o uso.

Então, se você quer mostrar pastas ocultas no Mac e excluir as inúteis sem medo, uma boa opção é baixar um aplicativo como o CleanMyMac X. Ele fará essa filtragem para dispensar apenas os arquivos certos.

Após fazer o download e a instalação, siga o passo a passo:

  • Abra o aplicativo e escolha a opção “Análise inteligente”;
  • Selecione “Analisar”;
  • Escolha “Revisar detalhes” para ver o quanto de espaço pode ser liberado;
  • Por fim, faça a limpeza dos arquivos desnecessários clicando em “executar”.

Este aplicativo está disponível para uma avaliação gratuita e tem uma grande capacidade de liberar espaço muito melhor do que o usuário faria manualmente, mesmo que tivesse um bom conhecimento do sistema.

Agora você com certeza já sabe como mostrar pastas ocultas no seu Mac, mas jamais use o recurso para ver arquivos em computadores de terceiros.

Se você conhece alguém que pode se interessar por este conteúdo, não deixe de compartilhar.

Mostrar mais

Júlio César

Sou formado em Letras português e Inglês. Atualmente trabalho como redator em alguns sites e, eventualmente, dou aulas de português para estrangeiros. Já ministrei aulas de Inglês para os cursos de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais e já atuei em escolas como estagiário e servente escolar. A educação e a escrita são minhas grandes paixões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo