Melhor Processador de Celular Super Rápido: 4 opções

Pelotas, 09 de junho de 2022 – O processador é uma das partes mais importantes do celular, pois é ele que processa e executa diversas tarefas importantes do sistema do aparelho. Quanto mais potente este processador for, melhor será o desempenho do aparelho.

Para quem gosta de celulares com câmeras boas, é o processador que denomina a qualidade e a quantidade de câmeras que o aparelho vai suportar. Assim como para quem gosta de jogar no celular, que precisa de uma qualidade boa de processador, para ter uma definição melhor nos gráficos dos jogos.

Com tantas marcas de celulares e diversos tipos de processadores, fica difícil escolher qual é o melhor, ainda mais quando se é leigo no assunto. Foi por isso que montamos esta lista, ensinando como escolher o melhor processador dependendo da utilidade que você vai dar ao seu aparelho, e também uma lista com os melhores processadores que temos hoje no mercado.

Como escolher o processador?

Quando você for ler a ficha técnica do aparelho, você pode identificar o processador também pela sigla SoC, que é o mesmo que sistema em um chip, traduzindo do inglês.

Para identificar o nível de processamento, eles estão enumerados de 1 a 8, e marcam como eles lidam com atividades, sejam elas leves ou pesadas. Quanto maior o número, mais rápida será executada a atividade, mais atividades ele suportará ao mesmo tempo.

Você também deve se atentar ao GPU do processador, que vai realizar o processamento das atividades gráficas e imagens 3D. Esse tipo de qualidade é essencial para jogadores, e também para quem curte assistir um filminho ou série pelo celular.

Agora que você já tem uma ideia de como escolher seu processador, vamos dar exemplos de quais os melhores disponíveis no mercado. Acompanhe essa lista!

Os melhores processadores para seu celular

Tensor do Google

Este é indicado para quem precisa de um processador veloz. Ele foi desenvolvido – como o próprio nome sugere – pelo Google, e está disponível em dispositivos como Pixel 6 e Pixel 6 Pro.

Este processador permite executar tarefas pesadas – como jogos de celular complexos – com muito mais velocidade, devido sua fórmula muito completa e bastante inovadora: chipset octa-core, com 2 núcleos supergrandes Córtex-1 de 2,8 GHz, dois núcleos grandes Cortex-A76 de 2,25 GHz, e quatro núcleos pequenos Córtex-A55 de 1,8 GHz.

Ele também permite uma maior economia de bateria em descanso, além de gráficos mais fluidos. Em jogos de tempo real, ele permite uma maior renderização e oferece gravações de até 4K.

Também suporta reconhecimento facial, pois tem integrado uma tecnologia de inteligência artificial é compatível com a LPDDR5 no quesito memória RAM.

Mediatek MT6762 Helio P22

Mediatek MT6762 Helio P22
Mediatek MT6762 Helio P22

Este processador é conhecido por entregar um maior desempenho, com o menor consumo de bateria, e isso deve-se ao fato dele ser um octa-core de oito núcleos Cortex-A53. Além disso, ele consegue reproduzir gráficos com alta qualidade, devido a sua GRU PowerVR GE8320.

Se formos levar em conta a qualidade das fotos que este processador entrega, podemos dizer que ele permite uma maior estabilização, entregando fotos menos tremidas, e com maior qualidade, devido seu zoom menor.

O processador Mediatek MT6762 Helio P22 é compatível com memória RAM LPDDR3 e LPDDR4x. Também possui uma inteligência artificial, que permite reconhecimento facial e biométrico, além de permitir conectividade 4G. Ele está presente em aparelhos como Samsung Galaxy A10S, o Moto E6 Plus, o LG K12 Max.

Qualcomm Snapdragon 662

Qualcomm Snapdragon 662
Qualcomm Snapdragon 662

Este processador contém 8 núcleos de tecnologia big.LITTLE, gerando um equilíbrio entre o desempenho da bateria, onde quatro Cortex-A73 aumentam o consumo e quatro Cortex-A53 controlam o consumo.

Ele também é ótimo no sistema de GPS, com possibilidade de se conectar em até 7 satélites ao mesmo tempo, para fornecer a melhor localização possível, melhorando assim a experiência do usuário.

Sua inteligência artificial permite câmeras triplas, que contam com uma diminuição do ruído e um melhoramento de foco, devido sua adaptação de ambiente. Ela também tem suporte para reconhecimento facial, de voz e muitos outros. O Qualcomm Snapdragon 662 está disponível em aparelhos como Moto G30, Moto G9 Power e Realme i7.

Exynos 9825

Exynos 9825
Exynos 9825

O processador gasta menos bateria do celular, pois possui mais eficiência energética, além de entregar um ótimo desempenho gráfico e uma rapidez impressionante na execução de aplicativos e jogos pesados.

Em relação a fotografia, ele permite uma melhoria nos ajustes das fotos, devido o processamento neural (NPU). Também permite gravar vídeos de 4K e 8 K, com 150 fps e 30 fps respectivamente. Ele comporta lentes de até 22 MP, processando bem o foco e exposição das imagens.

Ele também possui um melhoramento na inteligência artificial, que permite reproduções em Full HD, com velocidades de até 3,30 GHz. Tudo isso deve-se a GPU Mali-G76 MP12, que além de melhorar essa inteligência artificial, também age positivamente sobre o desempenho gráfico.

Nos Estados Unidos, o Exynos 9825 integra o aparelho Galaxy Note 10, e é o primeiro processador desenvolvido pela Samsung.

Eveline Monckes

Professora, administradora e especialista em Gestão de Pessoas que ama a nossa língua portuguesa e inovações. Amante de pets, filmes, séries e redes sociais. Busca a cada dia ser melhor e trazer ao leitor qualidade no que lê.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.