Matriz GUT: O que é, para que serve e como usar?

No mundo dos negócios, a Matriz GUT começou a ganhar muita popularidade como uma importante ferramenta de priorização da resolução de problemas. Pois, seu funcionamento simples e eficaz ajuda muito no momento de tomadas de decisão.

Segundo o G1, ter um bom plano de negócios é fundamental para qualquer empreendedor. Mas, é necessário estar atento a outras boas práticas que vão lhe ajudar em outros momentos. Por isso, neste texto, vamos explorar o conceito de GTU de forma ampla, para que ao fim da leitura você seja capaz de aplicá-lo a seu favor. Confira!

O que é Matriz GUT?

A Matriz GUT é uma ferramenta criada por Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe e que tem como principal função ajudar na tomada de decisões do setor empresarial. Pois, um negócio lida com diversas questões em seu dia a dia, e não é possível resolver todas ao mesmo tempo. Neste momento, a GTU entra em ação, pois permite que o empresário defina de forma mais clara o que é prioridade.

Assim, essa ferramenta está pautada em três pilares: gravidade, urgência e tendência.

Para que serve a GUT?

Esse mecanismo é útil para que os gestores consigam classificar as pendências da empresa segundo o seu grau de importância. Assim, ao montar a matriz GTU, fica mais claro quais são os problemas mais graves e que devem ser enfrentados com maior urgência.

Como funciona a Matriz GUT?

Como funciona a Matriz GUT
Como funciona a Matriz GUT

O primeiro passo para compreender o funcionamento da Matriz GUT é entender o que significa cada um dos itens envolvidos. Sendo assim, observe a lista abaixo:

Gravidade

Representado pela letra G, esse tópico indica o quão grave um problema pode se tornar se não for solucionado. Dessa forma, é preciso avaliar seus efeitos como um todo, levando em consideração como ele afeta a questão financeira, os clientes, colaboradores, etc. Após considerar os problemas, é comum atribuir a eles uma nota de 1 a 5, para que se enquadrem em um dos níveis abaixo:

  1. Não é grave;
  2. Gravidade baixa;
  3. Grave;
  4. Muito grave;
  5. Extremamente grave.

Urgência

Esse item é representado pela letra U, e sem dúvida é de extrema importância. Como você deve imaginar, essa classificação refere-se ao tempo. Ou seja, o problema que estou avaliando pode esperar? Então, quanto menor for o tempo em que a questão pode ser resolvida sem gerar prejuízos para o negócio, mais urgente ela é.

Assim, a matriz GTU também prevê uma classificação de 1 a 5 para esse item.

  1. Não urgente, assim a solução pode esperar;
  2. Pouco urgente;
  3. Urgente;
  4. Extremamente urgente;
  5. É preciso resolver imediatamente.

Tendência

Esse item é representado pela letra T e define a tendência de piora do problema se nada for feito. Dessa forma, o gestor deve se perguntar: se eu não fizer nada para solucionar esse problema, ele vai piorar ao longo do tempo ou vai se manter estável?

Diante da resposta, podemos atribuir uma nota de 1 a 5 para esse item:

  1. Continuará igual;
  2. Vai piorar a longo prazo;
  3. Tem tendência a piorar em médio prazo;
  4. Pode piorar em curto prazo;
  5. Vai piorar imediatamente.

✅Nesse vídeo você vai aprender MATRIZ – DEFINIÇÃO

Matriz GUT: Como fazer?

Agora você já conhece os principais pontos da Matriz GTU, então vamos para alguns itens um pouco mais práticos, onde você vai entender o funcionamento do mecanismo mais profundamente.

Listagem dos problemas

Em princípio, liste todos os problemas da empresa nos quais consegue pensar. Nesse caso, é interessante se reunir com gestores e outros colaboradores para ter uma ideia mais ampla.

Definição da Gravidade, Urgência e Tendência (GUT)

Em segundo lugar, use as pontuações que aprendemos neste texto para classificar os problemas nos três pontos da Matriz GUT: gravidade, urgência e tendência.

Cálculo G x U x T e classificação dos problemas

Por fim, para descobrir qual problema é mais grave, multiplique os resultados obtidos em cada um dos itens. Assim, o problema com o maior resultado final será o que necessita de mais atenção.

Elaboração de planos de ação

Depois que os gestores descobrem o nível de gravidade de cada problema, é hora de pensar em soluções para os problemas. Não se esqueça de considerar diversas opiniões, assim é mais fácil levantar boas ideias e encontrar os melhores caminhos.

Veja um exemplo de Matriz GUT

Exemplo de Matriz GUT
Exemplo de Matriz GUT

Para finalizar, vamos mostrar um exemplo rápido e prático de uma Matriz GUT. Mas, lembre-se de que ele é completamente fictício, e tem apenas um objetivo didático.

Dessa forma, imagine que você identificou dois problemas em sua empresa:

  • Os clientes estão recebendo os produtos com atraso;
  • Há dificuldades em encontrar mão de obra qualificada.

Depois de listar os problemas, imagine que você se reuniu com os gestores e definiu notas para cada um deles, considerando gravidade, urgência e tendência, respectivamente:

  • Os clientes estão recebendo os produtos com atraso: 5 x 5 x 1;
  • Há dificuldades em encontrar mão de obra qualificada: 4 x 5 x 2.

O terceiro passo é fazer a multiplicação. Assim, fica claro que a dificuldade em encontrar mão de obra qualificada deve ser prioridade na solução de problemas. Por fim, é preciso desenvolver boas ideias para solucionar a questão o mais rápido possível.

Você sabia o que é Matriz GTU? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para ler outros textos do Olhar Green.

Júlio César

Sou formado em Letras português e Inglês. Atualmente trabalho como redator em alguns sites e, eventualmente, dou aulas de português para estrangeiros. Já ministrei aulas de Inglês para os cursos de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais e já atuei em escolas como estagiário e servente escolar. A educação e a escrita são minhas grandes paixões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.