Como localizar celular pelo email e pelo IMEI?

Se você perder seu smartphone ou tablet Android ou o relógio Wear OS, poderá encontrá-lo, bloqueá-lo ou limpá-lo. Se você adicionou uma Conta do Google ao seu dispositivo, o Encontre Meu Dispositivo é ativado automaticamente.

Você sabe como localizar celular pelo email, caso você perca seu aparelho? Muitas pessoas não querem nem pensar nessa possibilidade, mas é importante estar por dentro das diversas opções se ocorrer algum imprevisto.

Hoje em dia usamos nossos smartphones para várias coisas, e ficar sem ele pode causar um grande transtorno em nossas vidas. O aparelho é muito útil para trabalhar, estudar, conversar com os amigos e buscar formas de entretenimento.

Além disso, um celular não é exatamente um dispositivo barato, então a maioria das pessoas não pode se dar ao luxo de comprar um aparelho novo com muita frequência, o que torna seu smartphone extremamente valioso.

Artigos relacionados

Por isso, em caso de perdas, furtos ou roubos, vale a pena usar a tecnologia em uma tentativa de localizar celular pelo email. Afinal, essa é a forma mais conhecida e uma das mais eficazes.

Neste texto, mostraremos vários métodos para você rastrear seu celular e recuperá-lo o mais rápido possível.

A importância de tentar localizar celular

Muitas pessoas desconhecem que é possível localizar celular pelo email e de outras formas. Então, quando perdem seus aparelhos, o máximo que fazem é procurar nos lugares em que passaram e, nos casos de furto ou roubo, não fazem nada na tentativa de reaver o bem, pensando que já não há mais qualquer possibilidade.

Mas essa é uma atitude muito errada, pois hoje em dia tudo sobre nossas vidas está em nossos celulares, então é importante tentar reavê-los para evitar problemas futuros.

Pessoas mal intencionadas podem usar dados encontrados em Smartphones para aplicar golpes e cometer outros tipos de crime. Por isso, é nossa obrigação ao menos tentar dificultar esse tipo de atitude.

Quando o criminoso sabe que pode haver alguém tentando localizar o celular por email, ele vai tentar negociá-lo o mais rápido possível, assim é menos provável que crimes ainda piores sejam cometidos com nossas informações.

Como localizar celular pelo email?

rastrear celular pelo email
Rastrear celular pelo email

A primeira coisa que você precisa saber é que deve realizar esse procedimento o mais rápido possível, ou seja, no momento em que der falta do aparelho. Isso é extremamente importante para que a busca seja bem sucedida.

Pois, caso você tenha seu celular roubado, o criminoso pode tomar medidas para que não seja possível encontrá-lo, então jamais perca tempo. Vá direto para a ação.

Antes de localizar celular pelo email, há uma série de procedimentos que devem ser feitos para que a localização seja possível, então, se o seu celular ainda não está rastreável, saiba como fazer no passo a passo abaixo:

  1. Abra as configurações do seu aparelho;
  2. Selecione a aba Google;
  3. Procure pela opção “Encontre meu dispositivo” e a ative.

Pronto, com esses passos simples você permitiu que o seu celular possa ser encontrado mais facilmente. Porém, ainda não acabou, há outras precauções que você precisa tomar para momentos nos quais o seu aparelho esteja perdido.

Para localizar celular pelo Google é indispensável que o GPS do seu dispositivo esteja sempre ativo, assim como os dados móveis. Por isso, sempre que estiver na rua, mantenha essas duas opções ligadas.

Assim, se alguém pegar seu telefone, mesmo que o desligue para não ser rastreado, quando o telefone for iniciado novamente, essas configurações ativadas poderão entregar sua localização.

O que fazer agora?

Agora vamos para a segunda parte do tutorial, onde chegamos ao momento em que você não está mais em posse do seu dispositivo e quer localizá-lo remotamente. Para isso é preciso que você tenha acesso a outro aparelho onde possa entrar em sua conta do Google, seja outro celular, notebook, computador ou Tablet.

  1. Acesse o seu email do Google;
  2. Após estar conectado, procure pelo ícone de “Serviços do Google”. Depois selecione a opção Minha conta.
  3. Observe a lista lateral esquerda e clique em Segurança;
  4. Deslize a página até localizar a opção “Seus dispositivos”;
  5. Na próxima página você verá uma lista com todos os seus dispositivos vinculados à sua conta Google.
  6. Agora você está muito perto de terminar o procedimento de localizar celular pelo email. O próximo passo é clicar na opção “Encontrar um dispositivo perdido”.
  7. No  próximo passo você verá diversas opções, e talvez nem todas estarão funcionando:
  • Verifique as opções de segurança recentes: aqui você verá se foi feito alguma alteração recente em seu dispositivo.
  • Alterar senha: Você consegue modificar sua senha remotamente, e assim impedir o acesso aos seus arquivos.
  • Encontrar e bloquear seu aparelho: Ao selecionar esta opção, o usuário será direcionado para a página de rastreio do Google. Caso o aparelho seja um Iphone, o sistema o direcionará para a página do Icloud.
  • Tentar ligar para o seu Smartphone: Caso pense que a pessoa que está com seu telefone não está mal intencionada, você pode tentar ligar.
  • Sair da conta do Google: Se você tem muitos arquivos importantes em sua conta do Google e está com medo de que alguém tenha acesso a eles, pode deslogar o dispositivo.

Como finalizar o procedimento?

Chegamos à parte mais importante, pois agora você já está diante de todas as opções que a ferramenta localizar celular pelo email pode oferecer, mas qual será a melhor escolha?

Geralmente, as pessoas tomam algumas atitudes principais:

  • Selecionar tocar, para que o dispositivo permaneça tocando por 5 minutos. Esta é uma opção muito útil para quem é distraído e vive perdendo o aparelho dentro de casa ou no trabalho;
  • Selecione Localizar. Esta é a opção mais utilizada, onde um mapa é aberto mostrando a localização em tempo real de seu dispositivo.
  • Você também pode escolher a opção bloquear, para tentar impedir o acesso de estranhos. Nesta configuração é possível deixar uma mensagem na tela do aparelho, como um número para o qual ligar, assim ele pode ser devolvido se for encontrado por alguém de boa-fé.
  • A última opção é uma medida extremamente drástica. Trata-se de limpar o aparelho. Ela deve ser usada naqueles casos em que você não tem a menor esperança de reaver seus smartphone, talvez porque tenha descoberto que ele está longe demais ou em um lugar que não vale a pena ir atrás, então este botão vai apagar todo o conteúdo do telefone e pelo menos sobrará o consolo de que ninguém terá acesso aos seus arquivos.

Porém, tenha cuidado ao fazer essa escolha, pois estará realmente dizendo Adeus ao seu telefone, pois não será possível localizá-lo caso tente no futuro.

Como localizar celular pelo imei?

Já vimos como localizar celular por email, mas agora vamos dar uma olhada em uma opção que tem até o nome parecido: localizar celular pelo imei. Será que é possível e efetivo?

Este método não é tão popular pois muita gente nem conhece esta possibilidade e talvez não saiba da existência do imei.

Para começarmos, o imei é um código internacional de identificação de dispositivos móveis, formado por 4 conjuntos de números.

E para localizar celular pelo imei, a primeira coisa a fazer é ter este número em mãos. Você pode obtê-lo de algumas formas:

  • Na bateria do telefone;
  • Na caixa do aparelho;
  • Digitando na tela de seu celular a sequência *#6# e tecle em ligar;
  • Nas configurações do seu aparelho vá em “Sobre”, depois em “Status”;

Observe que na maior parte dos métodos, para localizar o imei é preciso estar com o telefone em mãos. Muitas pessoas têm o celular roubado e não usam o imei para aliviar a situação, pois não conseguem ter acesso ao código.

Então, a dica é anotar seu imei agora mesmo em um pedaço de papel e deixá-lo em um local seguro para que possa usá-lo no futuro.

Mas é realmente possível localizar celular pelo imei?

Infelizmente a resposta é não. O serviço de localizar celular pelo email é muito efetivo, mas por imei isso não é possível. Com este código você pode apenas bloquear o dispositivo para que ninguém possa acessá-lo.

Para fazer isso, ligue para sua operadora tendo em mãos o código do imei e seus dados pessoais.

Como localizar celular pelo WhatsApp?

Caso você não tenha conseguido localizar seu celular pelo email, fique tranquilo, pois ainda há outras possibilidades. Uma delas é por meio do WhatsApp. Talvez você não saiba, mas o famoso aplicativo de mensagens pode ser bem útil para acompanhar um amigo ou parente durante alguma jornada. Contudo, essa opção não é eficiente quando se trata de procurar por um aparelho roubado ou furtado.

  1. A primeira coisa que precisa ficar clara é que, ambos os celulares, o que vai ser rastreado e aquele que vai rastrear, precisam estar conectados à internet e com o sinal de GPS ligado;
  2. Para ativar e enviar uma localização pelo WhatsApp, você precisa abrir o aplicativo e entrar na conversa com a pessoa com quem gostaria de compartilhar a localização;
  3. Em seguida, clique no símbolo do clipe de papel e em “Localização”;
  4. Na próxima tela, clique em “Localização atual”;
  5. Pronto! A pessoa receberá um link e basta clicar nele para que ela tenha acesso à sua localização. Da mesma forma, alguém pode te enviar um link para que você saiba onde ela está. Mas, lembre-se de que a precisão pode variar alguns metros.

Como localizar celular pelo número?

Há um aplicativo chamado “Rastreador de celular pelo número”, disponível para Android e iOS que promete fazer exatamente o que diz em seu nome. Ele é útil para pais que desejam saber onde seus filhos estão, mas também pode ajudar a encontrar um aparelho perdido.

Sendo assim, ele tem um funcionamento bem simples. Basicamente, depois de instalar, você pode enviar convites para membros de sua família ou amigos. Caso todos aceitem, eles terão acesso à sua localização e você também saberá onde eles estão.

Dessa forma, se alguém perder o aparelho, basta que um dos integrantes entre no aplicativo e tente localizá-lo. Mas, para funcionar corretamente, é necessário que o aparelho esteja com a internet e o GPS ligado. Por isso, em caso de roubo, acaba não sendo a opção mais eficiente, pois o infrator rapidamente pode desativar essas opções.

Como localizar o celular Iphone?

Os celulares da Apple possuem um sistema de localização completo e extremamente eficiente.  Veja como fazer:

  1. Ao perceber que seu Iphone desapareceu, entre no site do Icloud e acesse o “Buscar meu Iphone”, então faça login com seu e-mail e senha do ID Apple;
  2. Agora é só esperar que a busca automática localize o dispositivo. Depois que ele aparecer no mapa, você pode dar zoom para ver melhor a localização e clicar no símbolo de exclamação para visualizar outros detalhes;
  3. Depois, escolha uma das opções disponíveis para bloquear o aparelho.

Pois, o sistema de localizar Iphone permite que você tome diversas ações remotamente, como por exemplo:

  • Reproduzir som: ao ativar essa opção, o aparelho irá apitar. Como você deve imaginar, é uma opção útil para quando o dispositivo está perdido, caso você tenha dificuldades em encontrá-lo em uma casa bagunçada, por exemplo. Mas, o uso não é recomendado quando o celular for roubado;
  • Modo perdido: essa opção vai bloquear o aparelho e começar a mostrar um histórico de 24 horas das localizações. Também é possível inserir uma mensagem de aviso na tela, para o caso dele estar apenas perdido e for encontrado por uma pessoa que esteja disposta a devolvê-lo;
  • Apagar Iphone: se você percebeu que vai ser impossível reaver o aparelho, pode apagar tudo o que há nele e assim impedir que qualquer um tenha acesso aos seus arquivos. Mas, ao ativar essa opção, o aparelho será bloqueado e você não conseguirá mais encontrá-lo.

Contudo, não se esqueça de procurar a polícia e registrar um boletim de ocorrência em casos de furto e roubo, pois assim você tem mais chances de recuperar o seu bem e pode impedir que outras pessoas passem por essa situação.

Veja também essa dica em Vídeo: Como BLOQUEAR celular ROUBADO ou perdido

Como localizar celular Samsung?

Usuários Samsung possuem uma opção muito parecida com a do Google. Assim, para localizar celular Samsung é preciso, antes de tudo, ativar o serviço:

  • Faça login no Find my mobile da Samsung e vincule seu dispositivo à conta;
  • Depois vá nas configurações do aparelho e ative a opção “Buscar meu telefone”.

Agora o primeiro passo já foi dado e, caso perca seu aparelho, é só seguir este segundo tutorial;

  • Acesse o Find my mobile e faça login;
  • Selecione o celular que deseja localizar e espere o mapa carregar;
  • O sistema atualiza a localização de 15 em 15 minutos. Se o dispositivo não estiver conectado à internet, o sistema vai mostrar o último local onde ele esteve.
  • Caso haja conexão, será possível tomar uma das seguintes medidas: Tocar por 1 minuto, rastrear, apagar dados, bloquear, recuperar mensagens, fazer backup para a nuvem e prolongar a vida da bateria.

Considerações finais sobre localizar celular pelo email

Neste texto notamos que há a possibilidade de localizar celular pelo email e também por outros métodos. Mas, mesmo que você tenha êxito em sua busca, jamais vá procurar o aparelho sozinho, principalmente nos casos de furto ou roubo.

A recomendação é procurar a polícia e registrar um boletim de ocorrência. Você pode oferecer a eles os dados de localização do dispositivo para ajudá-los a solucionar o problema.

Gostou das informações? Conte para nós o que você fez da última vez em que teve um celular perdido, roubado ou furtado.

Júlio César

Sou formado em Letras português e Inglês. Atualmente trabalho como redator em alguns sites e, eventualmente, dou aulas de português para estrangeiros. Já ministrei aulas de Inglês para os cursos de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais e já atuei em escolas como estagiário e servente escolar. A educação e a escrita são minhas grandes paixões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.