KakaoTalk: Como funciona o app de mensagens?

O KakaoTalk não é um mensageiro comum. Afinal, ele não se tornou o número 1 da Coreia do Sul sem motivos. Na verdade, o app possui muitas funções interessantes e úteis que você vai descobrir ao ler este texto.

Belo Horizonte, 12 de julho de 2021 –  Segundo o Messenger People, no Brasil havia 120 milhões de contas de WhatsApp ativas em 2021, o que mostra como os aplicativos de mensagens são importantes em nossa vida, seja para o trabalho, estudo ou lazer. Mas, às vezes, é importante experimentar opções diferentes desse tipo de serviço, e uma delas é o KakaoTalk, muitas vezes chamado de WhatsApp Coreano.

Seu apelido deve-se ao fato de o aplicativo ser o número um da Coréia do Sul, mas não é somente por lá que ele é utilizado, já que está disponível em 15 idiomas, incluindo o português. Portanto, esse aplicativo pode ser uma boa opção para quem quer testar algo diferente dos apps mais famosos. Neste texto, explicaremos o seu funcionamento e algumas características interessantes. Confira!

O que é o KakaoTalk?

O KakaoTalk é um aplicativo de mensagens instantâneas lançado em 18 de março de 2010. Hoje ele está disponível para Android, iOS e outros sistemas e conta com 220 milhões de usuários registrados. Desse total, estima-se que 49 milhões estejam ativos todos os meses.

Contudo, é na Coréia do Sul que o app faz mais sucesso, pois está instalado em 93% dos smartphones.

Apesar de ter iniciado com a principal função de facilitar o contato entre as pessoas por meio de mensagens rápidas, o KakaoTalk cresceu muito e hoje possui diversas funções interessantes que iremos listar em outro tópico.

Como funciona o KakaoTalk?

Como funciona o KakaoTalk
Como funciona o KakaoTalk

O KakaoTalk tem um funcionamento parecido com aplicativos como WhatsApp e Telegram. Mas, para que você possa dar seus primeiros passos no app com tranquilidade, veja o passo a seguir:

  1. Baixe o KakaoTalk em sua loja de aplicativos e aguarde o fim da instalação;
  2. Execute o app. A primeira tela é referente às permissões do seu telefone, do armazenamento e dos contatos. Caso esteja de acordo, clique em aceitar. Contudo, se você não aceitar, será impossível instalar o app;
  3. Em seguida, clique em permitir para deixar o aplicativo acessar seus contatos e arquivos de mídia;
  4. Na página seguinte, clique em cadastrar;
  5. Concorde com os termos de serviços e insira seu número de telefone. Em seguida, digite o código que o KakaoTalk enviou em seu smartphone;
  6. Agora é hora de criar uma senha de 8 a 32 caracteres. Após fazer isso, clique em confirmar;
  7. Na próxima tela, informe um nome de usuário e clique em “OK”;
  8. Agora informe seu e-mail e digite o código de verificação enviado para ele e clique em “OK.

Pronto. Agora você está livre para navegar por todas as funções do app e fazer sua exploração. A interface é muito simples e intuitiva, então em breve você estará familiarizado com todas as funções. Para iniciar uma conversa no KakaoTalk basta clicar no balão com um símbolo de + e escolher um amigo.

Quais as principais funções do KakaoTalk?

Além das funções mais conhecidas de troca de mensagens de texto individuais e também em grupos sem limite de membros, o KakaoTalk se destaca por possibilitar as seguintes ações:

  • Chamadas gratuitas entre os usuários e até chamadas em grupo com o limite de 5 pessoas;
  • Função walkie-talkie para trocar mensagens rápidas;
  • Filtros de voz para melhorar a qualidade das chamadas;
  • Envio de mídias como fotos e vídeos;
  • Veja exatamente quem leu suas mensagens em uma conversa em grupo;
  • Possibilidade de encontrar novos amigos sem precisar saber o número do telefone, mas apenas procurando pelo ID do usuário;
  • Todas as mensagens são criptografadas para que o usuário tenha mais segurança e tranquilidade ao usar o KakaoTalk.

Como achar amigos no KakaoTalk?

Uma coisa triste do KakaoTalk é que ele não é tão popular no Brasil, então pode acontecer de você fazer o cadastro e descobrir que nenhum dos seus amigos usa o app, o mesmo problema encontrado no Signal: o mensageiro secreto. Mas, isso não significa que você vai ficar sozinho. Pois, para adicionar seus primeiros contatos é só clicar no símbolo representado pela silhueta de uma pessoa e o sinal de +. Nesse menu você terá acesso às seguintes opções:

  • Adicionar por contatos: aqui você insere o número de alguém que é usuário do KakaoTalk;
  • Adicionar por Id: se você sabe o nome usado por algum de seus amigos, essa é a hora de procurar por eles;
  • Convidar: aqui você pode chamar alguém para se juntar ao KakaoTalk, seja por SMS, outros aplicativos ou por um link de convite.

Quais são os Prós e Contras desse aplicativo de mensagens?

Para finalizar, vamos falar um pouco sobre o que consideramos bom e ruim no app. De forma geral, o KakaoTalk conta com mais pontos positivos do que negativos.

Prós

Possui funções similares e muito conhecidas em outros apps, como troca de mensagens, fotos e vídeos. Além disso, a interface é muito agradável e você não precisa saber o número do usuário para procurá-lo no serviço.

Contras

Os dois contras do KakaoTalk é que ele necessita de internet para fazer chamadas e a interação só está disponível entre usuários do serviço.

Você já tinha ouvido falar desse aplicativo de mensagens? O que acha dessa opção?

Júlio César

Sou formado em Letras português e Inglês. Atualmente trabalho como redator em alguns sites e, eventualmente, dou aulas de português para estrangeiros. Já ministrei aulas de Inglês para os cursos de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais e já atuei em escolas como estagiário e servente escolar. A educação e a escrita são minhas grandes paixões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.