Interpretação e compreensão de textos: veja algumas dicas

Belo Horizonte, 25 de junho de 2022 – Habilidades de interpretação e compreensão de textos são fundamentais para a vida pessoal e profissional de qualquer um. Pois, em todo lugar há algum tipo de texto com o objetivo de nos comunicar algo. Então, a vida em sociedade exige de nós essa habilidade.

Além disso, esse tipo de conhecimento pode ser determinante para o futuro dos jovens. Pois, segundo o G1, saber interpretar textos é essencial para tirar uma boa nota na redação do Enem.

Sendo assim, decidimos reunir aqui alguns detalhes sobre interpretação e compreensão de textos, além de algumas dicas que serão muito úteis em sua vida. Confira.

O que é compreensão de textos?

O primeiro ponto importante é que interpretação e compreensão de textos, embora passem uma ideia semelhante, não são a mesma coisa. Dessa forma, torna-se essencial entender o conceito por trás de cada uma dessas palavras.

Vamos começar então com uma definição da palavra compreensão: compreender um texto está ligado a ideia de entender a mensagem direta que ele passa. Ou seja, você lê alguma coisa e é capaz de assimilar todas as palavras, frases e parágrafos, para no final, caso alguém lhe pergunte o que dizia aquilo que acabou de ler, você seja capaz de responder.

Por exemplo: imagine uma notícia que narre uma colisão entre dois veículos em uma rodovia depois que um deles derrapou em uma mancha de óleo, mas ninguém ficou ferido. Todas essas informações estão diretamente escritas lá, e se você for capaz de captá-las, então significa que compreendeu aquele texto.

Ainda parece um pouco confuso? Não se preocupe, após a definição de interpretação, tudo ficará mais claro.

O que é interpretação de textos?

Interpretação de textos
Interpretação de textos

Enquanto compreender um texto está relacionado a entender as ideias que são citadas diretamente, a interpretação está relacionada a algum nível de subjetividade. Pois, após ler o conteúdo, o leitor traz ideias e entendimentos que não estão explícitos. Sendo assim, podemos dizer que isso é muito comum em textos literários, onde você lê uma história e é capaz de entender os fatos perfeitamente. Então, o próximo passo é fazer uma interpretação, tentando decifrar o que o autor quis dizer e o que podemos entender por meio de determinada atitude de algum personagem.

Qual a importância da interpretação e compreensão de textos?

Uma boa compreensão e interpretação de textos é exigida em qualquer prova que se queira fazer, seja de concursos públicos, para entrar na faculdade e até para terminar algum cursinho online. Sendo assim, essa é uma das habilidades mais básicas da língua.

Além disso, mesmo pessoas que não estão estudando e não têm qualquer pretensão de passar em algum teste, precisam saber compreender e interpretar. Pois, um texto vai muito além do conteúdo escrito; uma fala, uma obra de arte e até um desenho na parede pode ser capaz de transmitir sua mensagem, então pode ser considerado um texto.

Então, a todo momento somos levados a testar nossas habilidades de interpretação e compreensão de textos. E dificuldades nesses quesitos podem trazer diversos transtornos para a nossa vida.

Dicas para compreender e interpretar um texto?

Essas habilidades são mais fáceis de desenvolver do que você imagina, e basta que fique atento a alguns pontos importantes, como:

  • Busque desenvolver seu entendimento de coesão e coerência, assim fica muito mais fácil saber se um texto faz sentido ou não;
  • Aprenda a diferenciar linguagem figurada de literal, pois captar esses detalhes faz toda a diferença no processo final de compreensão e interpretação de textos;
  • Estude as figuras de linguagem. Pois, elas são mecanismos da língua que dão ao texto um sentido que vai além do literal. Por exemplo, pense na frase: “Eu já te falei um milhão de vezes que português não é difícil”. Provavelmente, você entendeu que a pessoa já falou muitas vezes, mas obviamente não chegou a 1 milhão, pois isso é uma hipérbole, ou seja, expressar uma ideia com exagero. Então, captar essas nuances da língua torna o entendimento geral muito mais fácil;
  • Estude regras gramaticais e ortografia para melhorar suas habilidades linguísticas;
  • Por último, leia muito; textos de todos os tipos. Não há dúvidas de que essa é uma das melhores formas de aprimorar sua capacidade de compreensão e interpretação de textos.

Gostou das dicas? Conte nos comentários se você também tem dificuldades com esse tema. Aproveite e leia outros textos do Olhar Green.

Júlio César

Sou formado em Letras português e Inglês. Atualmente trabalho como redator em alguns sites e, eventualmente, dou aulas de português para estrangeiros. Já ministrei aulas de Inglês para os cursos de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais e já atuei em escolas como estagiário e servente escolar. A educação e a escrita são minhas grandes paixões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.