Hashtags no Instagram? 10 dicas para usar de forma prática

As hashtags no Instagram podem ser uma poderosa ferramenta para o sucesso. Use-as da forma correta para obter o melhor resultado, levando suas postagens e sua página até as pessoas que realmente se interessam por elas. Não se esqueça de criar a sua própria hashtag para ajudá-lo a se destacar.

Fazer um bom uso das hashtags no Instagram é essencial para o seu sucesso na plataforma. Mesmo assim, existem muitos usuários que ignoram o poder dessa ferramenta e a usam pouco ou da forma errada.

Mas, as hashtags têm muita influência para o algoritmo do Instagram e podem ajudá-lo a levar seu conteúdo até as pessoas certas, além de aumentar o seu alcance e ajudar a atrair novos seguidores.

Tanto para pessoas físicas que querem ter páginas maiores, quanto para pessoas jurídicas que desejam aumentar seus negócios através do Instagram, as hashtags têm um poder decisivo.

Porém, se você ainda não domina muito bem essa ferramenta ou não entende tudo o que ela pode fazer por você, veio ao lugar certo. Pois, neste texto vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o uso de hashtags, além de dar dicas valiosas para que você tire o melhor proveito da ferramenta.

O que são Hashtags?

As hashtags são uma ferramenta que permite ao usuário definir uma categoria para suas postagens. Elas funcionam como tags, que ajudam os visitantes a saberem sobre o que determinado conteúdo se refere.

Assim, as hashtags funcionam como uma espécie de filtro, pois se você procurar por qualquer uma delas na aba de pesquisa da plataforma, terá acesso imediato a todas as publicações que usaram aquela hashtag.

Como usar?

Para usar essa ferramenta basta acrescentar o símbolo # antes de qualquer palavra ou frase que define o conteúdo de sua postagem. Muitas pessoas se referiam a esse símbolo como jogo da velha, mas em tempos de redes sociais ele passou a ser chamado de hashtag.

E, ao definir as suas, é importante dar prioridade às categorias nas quais você pretende se destacar e usá-las sempre que possível.

Portanto, é algo muito simples de usar, mas que precisamos tomar cuidado com alguns detalhes, para que seus efeitos positivos não sejam anulados. Mas, falaremos muito mais sobre isso nesse texto.

Qual a importância de utilizar Hashtags no Instagram?

O primeiro ponto que faz as hashtags se destacarem é que elas podem tornar o seu perfil visível para pessoas que não te seguem, pois elas irão encontrá-lo pelos interesses em comum. Assim, você pode conseguir mais curtidas, comentários e seguidores.

Além disso, muitas pessoas seguem hashtags no Instagram, então o algoritmo entende que aquelas pessoas estão muito interessadas em determinado assunto e irá mostrar para elas tudo o que estiver relacionado.

Então, quando você escolhe uma hashtag que está em alta para categorizar o seu post, é mais fácil surfar na onda e receber uma quantidade maior de visitantes.

Quais são os níveis das Hashtags?

Antes de adentrarmos no assunto de forma mais profunda, é importante saber que as hashtags são muito diferentes e também possuem níveis distintos. Se entender como fazer esse filtro, será mais fácil incorporar a ferramenta em sua estratégia.

Hashtags de alta procura: são termos muito comuns e, consequentemente, com um alto volume de buscas. Embora categorizar sua postagem nesse nível leve seu perfil para muitas pessoas, a concorrência será gigantesca. Então, é necessário um conteúdo muito especial para se destacar de verdade. Enquadram-se nesse grupo hashtags relacionadas a mais de 100.000 publicações.

Média procura: Para se qualificar nesse nível, uma hashtag precisa ser usada em 15.000 a 100.000 publicações. Ainda é um número alto, mas a concorrência já diminui de forma significativa.

Baixa procura: Essas hashtags do Instagram aparecem entre 1000 e 15.000 publicações. Portanto são termos menos genéricos e sobre os quais não se fala tanto. Então, se você tem um tipo de produto que não é extremamente popular, pode ser muito viável tentar se destacar nesse nível.

E para saber em qual  nível de busca se encaixa uma determinada hashtag que você quer usar, basta ir até a aba de pesquisas do Instagram e digitá-la. Sua opção irá aparecer juntamente com a quantidade de publicações em que as pessoas a usaram.

Como usar as hashtags no Instagram da melhor maneira?

hashtag para fotos no instagram
Hashtag para fotos no instagram

Até aqui já aprendemos muito sobre o uso de hashtags no Instagram e você já deve estar ansioso para usar as suas. Mas, para facilitar seu trabalho, siga pelo menos algumas das dicas abaixo.

1.   Use legendas limpas

Uma hashtag no Instagram deve passar sua ideia de uma forma clara e sucinta. Então, evite escrever frases inteiras. Mas, se realmente precisar fazer isso, coloque o símbolo # apenas no início da postagem, e não separe termo por termo com ele.

2.   Seja coerente

Você fez uma pesquisa por hashtags e encontrou uma que está bombando, mas infelizmente ela não tem nada a ver com o seu conteúdo. Então, não a use.

Pois, usar uma hashtag que não faça sentido com o que é postado em sua página vai fazer com que o público errado seja atraído e, logicamente, essas pessoas não tem interesse em seu conteúdo. Enquanto isso, as pessoas que realmente são seguidores em potencial, não vão encontrar sua página, pois você a categorizou de forma errada.

3.   Pesquise pelas melhores Hashtags

Agora assim vamos fazer uma pesquisa da forma correta. Para isso, vá até a aba de pesquisa do Instagram e busque pelo tema de sua postagem. Naturalmente, você verá muito material relacionado e as hashtags que foram usadas. Assim poderá selecionar as que estão em alta e que mais combinam com o seu conteúdo.

4.   Crie uma Hashtag própria

Já falamos aqui sobre como é importante escolher uma hashtag com relevância. Mas, essas que se destacam também foram pequenas um dia.

Então, é com essa ideia que incentivamos você a criar uma hashtag própria. Principalmente se tiver uma marca, isso é essencial, pois terá uma # que leva diretamente até o seu produto. Então, assim que criar sua hashtag, comece a espalhá-la por todas as suas redes sociais, para que seus seguidores sempre possam encontrá-lo.

5.   Não abuse das hashtags genéricas

Vimos no tópico anterior que as Hashtags são classificadas por  nível no Instagram, e uma hashtag genérica possui um alto volume de buscas.

Por isso, muitos usuários, desesperados por tornar suas publicações relevantes, apostam todas as fichas em hashtags desse tipo, mas o efeito nem sempre é o esperado. Pois, existem algumas que são tão genéricas que atingem um público que não está interessado no assunto, fazendo com que ele passe por seu conteúdo sem interagir.

Obviamente, você deseja um público que tenha real interesse no seu conteúdo e em sua marca, portanto não abuse de hashtags desse nível.

6.   Veja o que sua concorrência está usando

Aprender com o sucesso dos outros nunca é má ideia. Então, se você tem um concorrente em potencial e viu que as postagens dele estão atingindo muitas pessoas, é hora de dar uma olhada nas hashtags utilizadas por eles e importa-las para o seu conteúdo.

Sempre fique de olho no que fazem aqueles com páginas do mesmo nicho que a sua. Jamais copie um conteúdo, mas use-os para se inspirar e fazer brotar suas próprias ideias.

7.   Escolha uma hashtag para usa bio

Muita gente não faz isso, mas também é possível definir uma hashtag para sua bio e isso pode fazer toda a diferença na relevância do seu perfil. Pois, ao atribuir uma categoria geral para sua página, você mostra ao algoritmo exatamente sobre o que pretende falar, tornando mais fácil que seu perfil chegue até as pessoas certas.

8.   Não exagere na quantidade de hashtags para o Instagram

Quantidade e qualidade caminham bem distantes aqui. Já que pesquisas recentes sugerem que muitas hashtags têm o poder de diminuir o engajamento de sua postagem. Então, a expressão “menos é mais” nunca fez tanto sentido quanto nas hashtags do Instagram.

Use apenas aquelas que sejam suficientes para definir o assunto do seu post. Não existe um número exato ao qual podemos nos apegar, mas é preciso ser moderado.

9.   As hashtags no Instagram também pode ser usadas no stories

Não se esqueça de categorizar também os seus stories, para isso é só inserir o Sticker de #hashtags e escrever o que deseja. Assim, toda a sua página estará com boas definições para ser corretamente indicada pelo algoritmo.

10.  Use ferramentas para ideias de hashtags no Instagram

hashtag para instagram copiar
Hashtag para instagram copiar

Hashtag para instagram copiar: aqui.

Se você está com muitas dificuldades na hora de definir suas hashtags no Instagram, pode usar uma ferramenta para auxiliá-lo nessa busca. Uma das possibilidades é o Hashtag Generator.

Ao inserir a palavra que você quer categorizar, ele vai te dar um monte de opções semelhantes para completar sua postagem.

Conclusão

O Instagram é uma rede social incrível, com diversas possibilidades. Por possuir uma gigantesca base de usuários é comum que pessoas e empresas busquem formas de se destacar na plataforma.

Porém, uma das ferramentas que algumas vezes é ignorada ou usada de forma errônea são as hashtags. Elas ajudam o algoritmo a entregar o conteúdo exatamente para as pessoas que estão interessadas nele.

Mas, as Hashtags exigem alguns cuidados no momento de sua utilização, para não terem um efeito contrário ao esperado. Pois, por mais que o seu uso pareça simples, há uma série de variáveis que devemos levar em consideração ao fazer nossas escolhas, para que o nosso conteúdo se destaque dos demais.

Dominar essa ferramenta pode ser um dos pilares para o sucesso no Instagram.

Júlio César

Sou formado em Letras português e Inglês. Atualmente trabalho como redator em alguns sites e, eventualmente, dou aulas de português para estrangeiros. Já ministrei aulas de Inglês para os cursos de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais e já atuei em escolas como estagiário e servente escolar. A educação e a escrita são minhas grandes paixões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.