Ferramentas do Google Tradutor que você precisa conhecer

Google Tradutor é uma das principais ferramentas do mundo para a tradução de palavras e documentos.

Hoje em dia, a tecnologia nos possibilita a fazer determinadas coisas que, outrora, seriam impossíveis.

De fato, o avanço tecnológico abriu diversas portas para a sociedade e conseguiu romper com algumas barreiras que anteriormente só conseguiam ser rompidas com anos de estudos aplicados na área.

Inclusive, umas das barreiras que a tecnologia conseguiu quebrar é a barreira da língua. Você sabia que é possível utilizar o Google Tradutor para conseguir se comunicar em outros idiomas, mesmo não sabendo falar nenhum deles?

De fato, o Google Tradutor está possibilitando essa ruptura de paradigma. Ou seja, se você está evitando viagens para o exterior devido a barreira da língua, essa publicação é feita especialmente para você.

Como acessar o Google Tradutor?

Primeiramente, para você acessar o Google Tradutor é necessário conferir se ele já vem instalado no seu dispositivo. Geralmente, o Google Tradutor já vem instalado na maioria dos smartphones. Todavia, caso seu aparelho venha sem o aplicativo instalado, basta entrar na Play Store ou na App Store e baixá-lo de forma gratuita e rápida.

Caso você costume andar com seu notebook por aí, você também consegue acessar o Google Tradutor através do desktop, caso você se encontre em uma situação na qual seu computador está aberto e você precisa fazer uma conversação.

Ferramentas do Google Tradutor que você precisa conhecer

Google Tradutor
Google Tradutor

Todavia, levando em consideração que é muito mais fácil e prático fazer viagens com o seu telefone em mãos, esse tutorial será baseado nos usos dessa plataforma através de seu smartphone. Confere aqui!

1- Ferramenta de Escrita no Tradutor Google

Essa é, sem sombra de dúvidas, a ferramenta mais básica do Google Tradutor. De fato, essa é a forma mais prática para você se comunicar com alguém. Visto que basta escrever o que você quer dizer a pessoas para que ela leia e, para você entender o que ela irá responder, basta fazer o mesmo movimento.

Caso você nunca tenha utilizado essa plataforma, inicialmente, é preciso escolher o idioma no qual você está falando (nesse caso português) e escolher para qual você quer que a plataforma traduza (na maioria dos casos, o inglês).

Então pronto, quando seu amigo ativo for te questionar algo, basta clicar nas duas setinhas que estão no meio dos dois idiomas selecionados, então, você entenderá o que ela está tentando dizer.

2- Conversa: Usando o Google Tradutor por voz

Nessa modalidade do aplicativo, você faz todos os comandos utilizando apenas a sua voz. Ou seja, basicamente você irá falar com uma voz alta e o google fará a tradução simultânea do que você está dizendo.

O procedimento é o mesmo que o anterior, você irá escolher o idioma que você vai falar e escolher o idioma que você quer que seja traduzido.

Por conseguinte, Clique então no microfone em português e fale pausadamente a frase “Onde fica o ponto de ônibus?”. Automaticamente o Google reconhece a frase, traduz e faz a pronúncia em inglês!

3- Câmera: Usando o Google Tradutor por foto e imagem

Você sabia que o Google Tradutor possui essa função? Agora, quando você se deparar com uma placa em outro idioma nas suas viagens, você poderá traduzi-las com o seu telefone.

É possível fazer isso com o recurso de tradução imediata do Google Tradutor utilizando a Câmera do seu smartphone. Inclusive, o nome da ferramenta é “Câmera”.

Ou seja, o Google tradutor basicamente traduz através da imagem que você tirou por meio do aplicativo. Para fazer esse procedimento, basta entrar no app e clicar no í­cone “Câmera” — basta apontar com mão firme para a placa ou aviso com o texto, ele vai traduzindo automaticamente na tela!

4- Traduzir documentos através do Google Tradutor

Para você que cursar alguma faculdade e precisa ler aquele artigo que está em outro idioma mas não possui o domínio da língua, o Google Tradutor vai te salvar nessa empreitada também.

De fato, existe uma função do Google Tradutor que é vinculada ao desktop do seu computador e é extremamente útil para traduzir documentos.

No entanto, é importante deixar claro que essa função só pode ser utilizada pelo computador, ou seja, você não consegue traduzir documentos através do seu smartphone.

Além disso, vale ressaltar que só podem ser traduzidos documentos que estejam nos seguintes formatos: pdf, .doc, .docx, .odf, .ppt, .pptx, .ps, .rtf, .txt, .xls ou .xlsx.

Levando isso em consideração, para utilizar a tradução de documentos, você precisa acessar o link e, em seguida, clicar na aba documentos.

Posteriormente, você deve clicar em “procurar no computador” e então encontrar a página de destino no qual está o arquivo que você quer traduzir.

Depois de fazer esse procedimento, basta clicar em “traduzir”. Depois de clicar em “traduzir”, aguarde uns instantes e pronto, seu documento estará traduzido para o idioma que você selecionou.

Destarte, vale lembrar que nem sempre as traduções de determinados conceitos são feitas da maneira correta. Portanto, por mais que a plataforma seja extremamente prática, nem sempre a tradução estará da forma mais correta possível.

Eveline Monckes

Professora, administradora e especialista em Gestão de Pessoas que ama a nossa língua portuguesa e inovações. Amante de pets, filmes, séries e redes sociais. Busca a cada dia ser melhor e trazer ao leitor qualidade no que lê.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.