Quando o assunto é proteger os seus dados, vale a pena tirar um tempinho a mais para utilizar um gerador de senha forte e seguro. Por exemplo, você não quer que alguém mal-intencionado tenha acesso facilmente a sua conta do banco ou a seu login das redes sociais.

Nesse sentido, as senhas mais robustas contendo letras, números, caracteres, entre outros, ajudaram a manter todos os seus dados inacessíveis para terceiros.

Gerador de senha Google

O Google oferece um recurso gerador de senha forte, que até então é desconhecido por muitas pessoas. Para acessá-lo, basta:

  1. Abrir o Chrome e fazer login na sua conta do Google;
  2. Em seguida, tocar nos três pontinhos e em “Configurações”, “Serviços do Google e Sincronização” e “Gerenciar sincronização”;
  3. Clique em “Sincronizar tudo” e se inscreva para criar uma conta;
  4. Agora, toque na caixa de texto ou clique sobre ela com o botão direito do mouse para “Gerar senha”.

No gerador de senha Google não existe a opção de ajustar as preferências de formato de senha. Ou seja, ela deverá ser copiada e utilizada da exata forma que foi gerada.

Gerador de senha forte

O gerador de senha forte pode ser um site ou aplicativo que oferece os serviços de geração de senha. A grande maioria permite que o usuário faça ajustes como incluir números de sua escolha, símbolos e até letras maiúsculas e minúsculas.

Abaixo, você encontrará 3 opções de gerador de senha fortes:

1. Gerador de Senha

O geradordesenha.com.br é um site que possui uma interface muito básica e fácil de manusear. Nele, os usuários podem criar senhas com uma vasta combinação de caracteres, letras e números, além de conseguir definir quantos caracteres você deseja e o tamanho da fonte.

2. Gerador de Senhas Seguras

Outro gerador de senha online que é bastante simples e fácil de manusear é o passwordgenerator.net. Ele permite ao usuário criar senhas de 6 a até 2.048 caracteres, escolhendo o tipo de combinação que deseja.

Contudo, a senha gerada só pode ser acessada através de uma URL personalizada que o site oferece para você ter acesso à sua chave.

3. Avast

Com certeza você já ouviu falar no famoso antivírus avast.com, mas o que poucas pessoas sabem é que a empresa disponibiliza um gerador de senha forte, para que os seus usuários possam proteger os seus dados ainda mais.

A plataforma é muito simples e prática, além do site oferecer ajustes de tipos de caracteres e tamanho da senha.

As melhores dicas de senhas para proteger os seus dados

Confira a seguir as melhores dicas de senhas para proteger todos os seus dados contra ataques online.

Nunca repita a mesma senha

Busque sempre utilizar senhas diferentes para fazer login em sites e aplicativos. Isso porque, geralmente as pessoas costumam utilizar a mesma senha para todos os seus logins.

Então, quando o hacker descobre a senha de um aplicativo, tenta a mesma em vários outros aplicativos e sites.

Não utilize informações pessoais em suas senhas

De forma alguma utilize em suas senhas qualquer informação que identifique você, como por exemplo data de aniversário ou número de telefone. Essas opções podem ser até fáceis de memorizar. Contudo, também são as mais fáceis de hackear.

Busque por senhas que tenham pelo menos 12 caracteres e contenham números e letras.

Evite usar senhas semelhantes

Quando dizemos para nunca repetir a mesma senha, algumas pessoas trocam apenas um número ou letra da mesma. Esta é uma prática que enfraquece a segurança da sua conta por motivos óbvios.

Os hackers que estão tentando acessar os seus dados são especialistas em invadir logins. Então, assim que descobrirem uma senha e tentarem usar em outros sites, utilizam a mesma técnica de trocar apenas um caractere da senha.

Nunca compartilhe suas senhas por e-mail ou mensagem de texto

Uma forma de colocar as suas contas em risco é compartilhando-a no e-mail ou por mensagens de texto em aplicativos. Por essa razão, se não tiver como compartilhar pessoalmente com a pessoa de sua confiança, opte por usar uma ferramenta como o LastPass.

De forma alguma anote as suas senhas e guarde o papel na carteira ou atrás da capinha do celular

No caso de roubo ou perda da carteira ou do aparelho celular, o usuário corre o risco de o ladrão ter acesso a todas as suas senhas de login. Já imaginou ser assaltado pessoalmente e virtualmente?

Então, jamais, nunca mesmo, utilize a técnica de anotar as suas senhas e carregá-las em carteiras ou na capinha do celular.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais.