Como fazer Reels no Instagram: aprenda agora mesmo

O Instagram é uma das redes sociais mais populares da atualidade. O aplicativo nasceu com a proposta de ser um álbum digital, mas outras funções foram adicionadas e se tornaram populares ao longo do tempo. Fazer Reels no Instagram é a moda da vez.

Esta ferramenta oferece uma interação rápida entre criadores de conteúdo e seguidores, permitindo que o usuário possa ver vídeos de diversos temas e de várias páginas em um curto espaço de tempo.

Também é uma ótima forma de crescer sua página atraindo muitos seguidores num curto espaço de tempo, pois os reels tem um longo alcance. Mas, para que eles tenham o resultado esperado, é preciso caprichar e fazer uma produção de qualidade.

Porém, não são apenas pessoas famosas ou extremamente talentosas que conseguem se destacar nos reels do Instagram. Você também pode conseguir centenas de comentários e curtidas com um único vídeo. Quer saber como?

Leia este texto até o fim e descubra como criar os melhores Reels para o Instagram.

O que é o Reels no Instagram?

O Instagram Reels é um recurso que permite a gravação e publicação de vídeos curtos. A ferramenta surgiu para ser uma concorrente direta do TikTok.

Os Reels geram muito engajamento, pois sua duração de no máximo 15 segundos, permite que o vídeo alcance muitas pessoas em um curto espaço de tempo.

Além disso, é possível incrementar o conteúdo com diversos recursos que o tornam muito mais interessante: como músicas de fundo, efeitos, frases no meio do vídeo e muito mais.

Qual é a importância de utilizar esse recurso?

Saber fazer Reels no Instagram é essencial para qualquer um que queira divulgar sua página. A ferramenta permite que você use sua criatividade para mostrar algo de maneira breve. Então, pode ser uma ótima opção para quem deseja fazer coisas como:

  • Mostrar seu talento cantando;
  • Mostrar seu talento dançando;
  • Fazer propaganda de uma marca ou produto;
  • Convidar as pessoas para sua página;
  • Falar de algo que você gosta;
  • Ou apenas criar conteúdos aleatórios para divertir seus seguidores.

Lembre-se de que o sucesso dos Reels do Instagram está na criatividade. Não importa o que você queira mostrar, pense sempre em um formato que vá atrair a atenção de quem está assistindo e fazê-lo interagir com o conteúdo.

Como fazer Reels no Instagram?

Fazer Reels no Instagram é extremamente simples, mas caso seja a sua primeira vez, é só seguir o passo que tudo vai dar certo:

  1. Abra o Instagram;
  2. Clique no sinal de + que aparece no alto da tela;
  3. Selecione a opção vídeo do Reels;
  4. Sua câmera será aberta. Caso seja a primeira vez que você a usa com o Instagram, aparecerão mensagens perguntando se você autoriza que ela seja usada pelo aplicativo; marque que sim;
  5. Posicione o telefone na posição perfeita para o que você quer gravar. Quando estiver tudo pronto, clique no botão branco central;
  6. Você pode esperar até que o tempo acabe, ou voltar a apertar o botão novamente, caso deseje que o vídeo tenha menos de 15 segundos;
  7. Agora você pode otimizar seu conteúdo acrescento efeitos, músicas de fundo, frases e muito mais;
  8. Quando estiver pronto, clique em avançar, escreva uma legenda, os lugares em que deseja compartilhar e clique em “Avançar”.

Como fazer Reels no Instagram com um vídeo já pronto

Porém, pode ser que ao fazer seu Reels no Instagram você prefira gravar seu vídeo primeiro, ou então pegar um vídeo produzido por outra pessoa, desde que com autorização, para postar em sua página.

Saiba que isso também é possível, e o procedimento é muito simples.

Baixe o Instagram

Esta é a parte mais fácil do processo. Se você não tem o Instagram instalado, é só ir até sua loja de aplicativos, pesquisar pela rede social e fazer o Download.

Aguarde o fim da instalação e comece a utilizar.

Abra a câmera como se fosse gravar um Stories

Quando já estiver dentro do Instagram, um dos caminhos possíveis se você for um novato é clicar na opção “Seu story”, no canto superior esquerdo. Este caminho facilita sua vida, pois os stories costumam ser mais conhecidos e quase todo mundo consegue encontrá-los.

Mas não queremos um Story do Instagram, então, quando a câmera abrir, observe o que está escrito abaixo do botão branco que inicia a gravação: a opção Story estará em destaque, mas ao lado está o Reels do Instagram; é só clicar nele para que tudo fique no jeito para gravar.

Mas sabemos que você não quer produzir seu próprio vídeo agora, então clique no botão no canto inferior esquerdo da tela. Ele vai levá-lo até sua galeria.

Procure pelo vídeo do Reels que você quer adicionar e selecione-o.

Pronto! Seu conteúdo já pode ser publicado, porém espere um pouco, pois vamos falar sobre algumas opções para melhorar o seu vídeo.

Adicione efeitos e torne o seu conteúdo mais atrativo

Perto do botão de gravar há um símbolo parecido com 3 estrelinhas. Clique nele para ter acesso aos efeitos.

Este recurso torna o seu vídeo mais chamativo, permitindo que você adicione cores, movimentos, pequenos objetos em movimento e muito mais. O melhor é acessar o Instagram e experimentar todos, para descobrir o que mais combina com o seu vídeo.

Também não podemos nos esquecer de colocar uma boa música de fundo. Para isso é só clicar no ícone da nota musical. São centenas de opções, e você ainda pode usar a barra de pesquisa para facilitar sua busca.

Compartilhe ou salve como rascunho

Depois que o seu vídeo do Reels estiver do jeito que você quer, há duas coisas que pode fazer com ele:

  • Compartilhe: não perca tempo, adicione uma legenda bem legal, veja como ficou a capa do vídeo e espalhe seu conteúdo para o mundo.
  • Salve como rascunho: Se na hora de publicar bateu aquele medo, seja porque você não tem certeza se está realmente bom, ou simplesmente porque você quer pensar um pouco mais, o melhor a fazer é guardá-lo como rascunho. Esta opção permite que você volte ao vídeo depois, faça alterações e, talvez, decida compartilhá-lo.

Quais dicas podem potencializar o sucesso dos seus conteúdos?

como fazer reels no instagram com vídeo pronto
Como fazer reels no instagram com vídeo pronto

Agora você já sabe como fazer Reels no Instagram e deve estar ansioso(a) para fazer suas primeiras publicações, mas antes disso, vamos te passar umas dicas gerais, que vão ajudá-lo(a) a produzir conteúdos cada vez melhores.

Crie um roteiro

Nem pense em ir até a ferramenta Instagram Reels sem uma preparação prévia. É claro que se você não tem interesse em gerar grande engajamento e quer apenas fazer postagens para os amigos, você pode fazer isso. Veja também: Como Ganhar Sorteios No Instagram.

Mas, se quiser resultados surpreendentes, deve se dedicar a um roteiro. Então, separe um tempo, pense exatamente no que você quer fazer e escreva essas ideias. Este passo não tomará muito do seu tempo, pois os vídeos possuem poucos segundos, mas com certeza fará uma grande diferença para o seu conteúdo.

Faça desafios

Algo que sempre está na moda no Reels do Instagram são os chamados desafios. Por exemplo, o desafio da vez agora é postar 5 curiosidades sobre você. Mas essa categoria de reels se estende para todos os cenários.

Então, acompanhe as páginas de pessoas conhecidas e fique atento aos tipos de desafios que elas gostam de postar.

Se perceber que algo está na moda, não perca a oportunidade e crie a sua versão.

Fique de olho nas tendências

As coisas mudam muito rápido nas redes sociais, então não corra o risco de ficar ultrapassado. Para fazer os melhores Reels no Instagram é preciso ficar de olho em tudo o que está em alta.

Os criadores de conteúdo costumam usar em suas postagens coisas que são relevantes naquele momento, como um filme, uma frase polêmica, uma música, uma dança, a cena de uma novela, etc.

Por isso, sempre vale a pena surfar na onda, pois se há muitas pessoas interessadas em determinado assunto, há grandes chances de seus Reels aparecerem para elas, assim você ganha interações e seguidores.

Use ferramentas de edição complementares

Se você quer um conteúdo realmente profissional, talvez as ferramentas do reels não sejam o suficiente para você. Pode ser uma boa ideia procurar por bons programas de edição de vídeos, assim o conteúdo já estará perfeito quando você adicioná-lo na plataforma.

Um vídeo bem editado tem um grande poder de manter o interesse do público, mesmo que o conteúdo não seja tão interessante assim.

Acerte na capa

Na hora de publicar seu Reels é possível escolher uma capa, que vai aparecer no momento em que o usuário passar por ele. E pode ser a grande diferença entre alguém parar para assistir, ou continuar navegando a procura de conteúdos que chamem sua atenção.

A capa escolhida para o vídeo deve ser extremamente chamativa, daquelas em que a pessoa bate o olho e quer saber do que se trata.

Então, é importante dedicar algum tempo para esta tarefa, pois ela será a primeira impressão que os outros terão do seu conteúdo.

Não se esqueça das hashtags

Para finalizar, não se esqueça das hashtags. Elas ajudam o algoritmo do Instagram a saber os assuntos que você está abordando em seu conteúdo, e assim poder indicá-lo para as pessoas certas.

O ideal é usar diversas hashtags, explorando totalmente a base de usuários que poderá se interessar por seu conteúdo.

Com essas dicas, você vai fazer Reels no Instagram que serão tendência e farão seus seguidores multiplicarem rapidamente.

Júlio César

Sou formado em Letras português e Inglês. Atualmente trabalho como redator em alguns sites e, eventualmente, dou aulas de português para estrangeiros. Já ministrei aulas de Inglês para os cursos de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais e já atuei em escolas como estagiário e servente escolar. A educação e a escrita são minhas grandes paixões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.