Dólar hoje em tempo real e outras moedas mundiais

O Dólar é a moeda oficial dos Estados Unidos e, para surpresa de alguns, também é moeda oficial dos seguintes países: Ilhas Virgens Britânicas, Equador, Ilhas Turcas e Caicos, El Salvador, Guam, Ilhas Marianas do Norte, Ilhas Marshall, Micronésia, Palau, Porto Rico, Samoa, Timor Leste e Zimbábue.

Acompanhar o Dólar hoje em tempo real não é algo que apenas grandes investidores e empresas precisam fazer. Pessoas físicas também podem e devem acompanhar as variações da moeda americana, e também de outras importantes moedas de grandes economias mundiais.

Pois, no mundo globalizado em que vivemos, tudo está conectado, e um acontecimento nos Estados Unidos vai influenciar no valor do Dólar e, consequentemente, será sentido aqui no Brasil.

Portanto, é de suma importância estar sempre atento às oscilações diárias de algumas moedas. Neste texto, vamos explicar algumas questões importantes sobre o assunto, além de apresentar uma ferramenta incrível para acompanhar o Dólar hoje em tempo real.

Como o Dólar hoje em tempo real afeta o Brasil?

Qual é o valor do dólar

Mesmo aqueles que não tem grande interesse no assunto, não conseguem fugir da moeda americana. Seja nos telejornais, em revistas, ou em páginas da internet, sempre haverá alguém preocupado com o valor do Dólar.

Quem nunca fez uma pesquisa no google e se deparou com propagandas do tipo: Dólar hoje em tempo real. Mas, por que essa informação é tão importante?

A resposta é relativamente simples: os Estados Unidos seguem como a maior economia do mundo, então, boa parte das negociações mundiais são feitas tendo o Dólar como base.

No Brasil não é diferente. Nos últimos anos temos visto o Dólar disparar em relação ao real, e com certeza as consequências chegaram ao nosso bolso.

Quando a moeda americana está operando em alta, significa que a economia brasileira está instável, o que afasta investidores, eleva a inflação e diminui o poder de compra da população.

Empresas que precisam comprar matérias-primas em Dólar, repassam o aumento para seus produtos, e esse é um dos motivos pelos quais sempre achamos que tudo está ficando caro demais.

Se o Dólar hoje em tempo real estiver em alta, isso também afetará a taxa de juros do Brasil, o que altera os rendimentos de vários tipos de investimentos.

A desvalorização do Real em comparação ao Dólar também prejudica o turismo para o exterior, pois as passagens, hospedagem e alimentação se tornam muito mais caras que o normal.

Por outro lado, empresas que exportam seus produtos, ou profissionais que recebem em Dólar comemoram a alta, porque significa um aumento de seus rendimentos.

Mas se pensarmos em uma situação diferente, com o Dólar caindo e nossa moeda sendo mais valorizada, teremos situações opostas. A economia brasileira será mais confiável, atraindo investimentos, tirando a pressão da inflação, diminuindo preços e possibilitando que mais pessoas possam viajar pagando menos.

E este é apenas um breve resumo de como a moeda americana afeta todos nós. Aposto que depois desta explicação, você nunca mais irá ignorar os avisos de Dólar hoje em tempo real.

Por que as moedas variam tanto?

Ao acompanhar o Dólar hoje em tempo real, você deve ter percebido que, mesmo durante o decorrer do dia, a moeda pode sofrer alterações diversas vezes.

Estamos citando o dinheiro americano porque ele é o mais conhecido, mas o mesmo se aplica a outras moedas pelo mundo.

A variação de uma moeda está atrelada à taxa de câmbio que é formada pela relação entre as economias dos países. Alguns fatores são cruciais neste processo:

  • Turismo internacional;
  • Taxa de juros;
  • Saldo da balança comercial;
  • Crises internas;
  • Reservas cambiais.

Este é um assunto extremamente complexo, que rende muitos estudos e profundas análises. Todos os dias, especialistas tentam prever os movimentos e as consequências das variações das principais moedas mundiais.

O nosso Real sempre aparece desvalorizado em relação ao Dólar, Euro e outras moedas, e este cenário não deve mudar tanto nos próximos anos. O que nos resta é acompanhar as oscilações e tentar entender cada vez mais seus efeitos em nossa vida.

Assim, seremos capazes de aproveitar as melhores oportunidades e saber o momento certo para comprar determinado produto ou investir nosso dinheiro.

O Brasil mantém relação comercial com vários países, seja importando ou exportando mercadorias, então, eventos em lugares distantes do globo podem influenciar diretamente em nossa economia.

Portanto, não basta analisar apenas o Dólar hoje em tempo real; é preciso abrir a mente e conhecer um pouco sobre outras moedas. Felizmente, temos a ferramenta certa para que você não fique desatualizado.

Dólar hoje em tempo real: como a moeda surgiu?

Se você se interessa pelo Dólar hoje em tempo real, pode estar curioso para saber como a moeda surgiu. Será que ela sempre foi uma força capaz de ditar os rumos da economia global ou houve uma época em que foi totalmente desvalorizada?

Nossa história começa em um momento conturbado dos Estados Unidos da América; mais precisamente, em 1776.

Nesta época ocorria uma fase decisiva na história do país: sua Guerra da Independência, que se iniciou em 1775 e durou até 1783.

O problema é que não havia dinheiro para financiar o confronto e fomentar a nação. Então, o Dólar foi criado

Mas foi só três anos após o fim da guerra que as 13 colônias independentes, direcionadas pelo Congresso Continental, decidiram adotar o Dólar como sua moeda oficial.

Porém, o início deste processo foi caótico, pois a Constituição não oferecia nenhuma lei que definisse um responsável pela impressão do dinheiro. Assim, qualquer um podia abrir um banco e começar a produzir Dólares.

Além disso, outras moedas locais se misturavam ao Dólar, impedindo que ele crescesse como uma moeda forte. Todas as formas de pagamento eram confusas e caóticas, deixando o país mal visto aos olhos internacionais.

Uma curiosidade é que, no início, havia notas altíssimas, que chegavam a 100.000, porém elas foram banidas por favorecer o crime organizado.

Foi apenas em 1792 que uma lei que controlava a emissão do dinheiro foi criada, mas as moedas coloniais continuavam circulando. Então, o governo criou um sistema de tesouro independente para controlar suas operações financeiras, porém eles não poderiam emitir dinheiro.

História do Dólar

Assim, os estadunidenses ainda enfrentaram um longo período de oscilação de sua moeda, com a criação de diversas leis até que as coisas começassem a funcionar de forma organizada, com a emissão controlada do dinheiro e seu uso em todo o território nacional.

O processo foi longo e cansativo, fazendo com que, por muito tempo, o Dólar não tivesse grande relevância no cenário internacional.

Esta realidade só se alterou no século XX, com o fim da Segunda Guerra Mundial. Vários países, devastados pelo conflito, precisaram recorrer a produtos estadunidenses, o que os obrigava a adquirir Dólares.

Foi assim que o Dólar ganhou seu status internacional e passou a ser a importante moeda que conhecemos nos dias atuais.

Quem acompanhou o início do processo, jamais poderia imaginar que seria tão importante acompanhar o Dólar hoje em tempo real como uma das moedas mais valorizadas do mundo.

Cotação das moedas em tempo real

Para saber o valor de uma moeda em relação ao Real, você não precisa fazer longas pesquisas. Abaixo temos uma ferramenta que funciona de maneira simples.

Trata-se de um botão onde você encontrará as seguintes informações:

  • O nome da moeda;
  • O valor dela em Reais;
  • Uma seta indicando se ela está operando em alta ou em baixa.

Dólar hoje

Dólar hoje
Dólar hoje

No botão abaixo, você encontra a cotação da moeda americana, tão importante para a nossa economia. Relembre os primeiros tópicos deste texto para saber o que pode acontecer quando o Dólar desce e sobe.

Dólar Canadense moeda

Mas quando falamos em Dólar hoje em tempo real, não podemos nos referir somente ao americano. O Dólar Canadense também é uma moeda forte e com grande influência no mercado mundial.

O Canadá é uma das maiores economias do mundo e sempre oferece oportunidades para brasileiros.  A economia do país é extremamente ligada à exploração de recursos naturais, por isso o Dólar canadense pode variar bastante de acordo com os preços das commodities.

Este é o tipo de índice no qual vale a pena dar uma olhada todos os dias, nem que seja por mera curiosidade.

Dólar turismo moeda

Temos aqui outro botão que permite acompanhar o Dólar hoje em tempo real, mas desta vez estamos falando de sua versão de turismo.

Talvez você nem soubesse que esta moeda tinha tantas variações, mas esta é bem simples de entender.

O Dólar Turismo refere-se à cotação da moeda para pessoas físicas que farão viagens ao exterior, usando-a para adquirir mercadorias, comprar passagens e pagar hospedagem. A cotação é baseada no valor da moeda comercial com o acréscimo do IOF.

 A diferença é que o Dólar Comercial é usado em grandes movimentações financeiras entre empresas, como importações e exportações.

Franco hoje moeda

No botão abaixo você confere o valor do Franco. Esta moeda é menos popular entre o grande público, mas suas variações também refletem no Brasil.

O Franco era a moeda corrente de muitos países Europeus e Africanos, mas depois foi substituída pelo Euro em localidades importantes, como França e Bélgica.

Porém, um país que manteve a moeda e a tornou extremamente valorizada é a Suíça.

Este país tem uma economia extremamente forte, movimentada principalmente pelo setor de serviços. Então, quando estiver dando uma olhada no Dólar hoje em tempo real, não se esqueça de dar uma conferida no Franco suíço.

Libra hoje moeda

Esta moeda causa dúvidas em muita gente, que tem dificuldade em descobrir onde ela é usada. Este problema ocorre porque costumamos pensar no Euro como um tipo de moeda oficial da Europa, porém existem diversos países que não o usam.

Um exemplo é o Reino Unido, formado pela união de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, onde a moeda oficial é a Libra Esterlina.

Ao compararmos esta moeda com o Real, temos uma ideia de como é forte e valorizada a economia daquele lugar. Isso não é nenhuma surpresa quando pensamos em cidades como Londres, que é um dos mais importantes centros financeiros da Europa.

Peso hoje moeda

Na maioria das vezes em que olhamos o Dólar hoje em tempo real, nos assustamos com sua valorização em relação à nossa própria moeda. Porém, no botão abaixo encontramos uma opção que costuma valer bem menos do que o Real.

Estou falando do Peso, a moeda usada por alguns países que já foram colônias espanholas, como Argentina, Chile e Colômbia.

Cada país tem sua variação do Peso, e seu valor real, se levarmos em consideração o poder de compra, pode ser bem similar à nossa moeda.

Iene hoje moeda

Outra moeda pouco conhecida e que você pode ver a cotação no botão abaixo é o lene. Ele é usado no Japão e, seu valor em uma cotação rápida, é muito inferior ao Real. Mas isso não quer dizer que o Iene seja uma moeda desvalorizada.

O que ocorre é que a lógica usada é bem diferente da nossa, e os salários recebidos são muito maiores. Além disso, o Japão conta com uma inflação baixíssima, o que aumenta o poder de compra de sua população.

Assim, o país é considerado rico e com uma economia sólida, que não pode ser refletida na comparação direta entre as moedas.

Euro hoje moeda

Após o Dólar hoje em tempo real, uma das moedas pelas quais as pessoas mais tem interesse é o Euro. A moeda da União Européia é extremamente valorizada, refletindo uma economia poderosa. E, depois que o grupo superou a crise econômica da Grécia, sua moeda se solidificou ainda mais.

Além disso, os países Europeus costumam contar com inflações baixas, salários altos e um bom poder de compra da população.

Por isso, esta é uma moeda que tem grande influência na economia global e na qual devemos estar sempre de olho.

Confira no botão abaixo sua cotação para hoje.

Dólar hoje em tempo real X a moeda brasileira

Na última opção da página, você encontra as variações atuais entre Dólar e real. Se a seta estiver verde e para cima, significa que o Dólar está subindo. Já a seta vermelha apontando para baixo indica sua queda.

Esta é uma ótima ferramenta para acompanharmos diariamente o comportamento da moeda americana em relação à brasileira. As oscilações podem nos dar indícios de quando nossa economia está em recuperação, ou quando estamos enfrentando problemas.

Este é um dos indicadores mais importantes para os brasileiros.

Lembramos que os valores são para consulta e oferecido por terceiros. Não nos responsabilizamos pela exatidão dos valores informados.

Hellen Bispo

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.