Curiosidades sobre o Mangá: o mangá ou manga (em japonês: 漫画 manga?, lit. “História em quadrinho”), é a palavra usada para designar história em quadrinhos. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos.
Apesar de ser de origem japonesa, o Mangá é muito popular no Brasil. Estas “histórias em quadrinhos” possuem uma identidade própria e características surpreendentes. Por isso, separamos 5 curiosidades sobre o Mangá que você vai adorar conhecer.
1. Por que os olhos das personagens são tão grandes?

Um dos responsáveis por essa típica característica é Osamu Tezuka, criador do Astroboy e um dos fundadores do mangá moderno, tendo inspirado muitos outros que vieram depois.
Osamu gostava muito dos filmes da Disney produzidos nas décadas de 30 e 40, e decidiu usar em suas próprias criações os olhos grandes que via naquelas produções.
2. Sentido de leitura diferente da ocidental
Uma característica marcante do mangá é que a leitura é feita da direita para a esquerda. Mas isso é muito estranho para os ocidentais, por isso algumas editoras fora do Japão publicaram as histórias da esquerda para a direita, o que causava distorções já que não tinham sido planejadas daquela forma.
Mas, com a popularização, o mangá passou a ser publicado no sentido original mesmo fora do Japão.
3. Você sabe o que é Doujinshi?
Doujinshi são mangás amadores, cuja publicação é feita fora do mercado principal. Às vezes as histórias são completamente originais, mas há muitas versões inspiradas em mangás famosos. Isso viola as leis de direitos autorais japonesas, mas por outro lado ajuda a aumentar as vendas das histórias principais.
4. Qual foi o primeiro mangá moderno?
Embora o Astroboy tenha sido fundamental para popularizar o gênero, acredita-se que o primeiro mangá moderno foi Tagosaku e Mokube visitam Tóquio, criado por Rakuten Kitazawa em 1902. Kitazawa também foi o primeiro a usar a palavra mangá como a conhecemos hoje.
5. Qual o mangá mais vendido de todos os tempos?
Superando clássicos como Dragon Ball Z, o mangá mais vendido de todos os tempos é One Piece, de Eiichiro Oda. E como a história continua sendo publicada, é provável que este posto permaneça por muito tempo.