Comprar seguidores para o Instagram vale a pena?

Comprar seguidores para o Instagram tornou-se uma prática comum nos últimos tempos. Pois, esta rede social está se tornando cada vez mais popular, o que fez com que pessoas e empresas enxergassem nela uma ótima forma de promover seus serviços e produtos.

Mas, mesmo aqueles que não tem interesse em atrair consumidores, aderem a essa prática, em uma tentativa de ficar mais conhecidos e, quem sabe, atingirem a fama.

Porém, comprar seguidores para o Instagram não é algo que tenha muitos benefícios comprovados. E, na maior parte das vezes, o resultado não chega nem perto do esperado.

Artigos relacionados

Neste texto, falaremos tudo o que você precisa saber sobre essa prática e, assim, poderá decidir se vale a pena ou não.

Ter muitos seguidores é importante no Instagram?

Para responder essa pergunta, você precisa definir qual é o seu objetivo nessa rede social.

Se você quer apenas registrar sua experiência e interagir com conhecidos e amigos mais próximos, poucos seguidores podem lhe servir muito bem.

Porém, a maior parte das pessoas querem alcançar a fama ou vender alguma coisa. E, neste caso, o número de seguidores fará toda a diferença, pois são eles que vão impulsionar seu perfil e fazer com que alcance os resultados almejados.

Mas, é muito importante que esses seguidores sejam de boa qualidade, ou seja, que realmente estejam interessados no que você faz e não tenham chegado ali de forma aleatória.

Por que comprar seguidores no Instagram pode não ser benéfico?

Se você estava esperando pela resposta dessa pergunta, chegou o grande momento. Realmente, comprar seguidores para o Instagram não é benéfico e, a longo prazo, pode mais prejudicar do que ajudar seu perfil a crescer.

Mas, para que você entenda melhor todos os problemas dessa prática, separamos tudo o que pode dar errado quando você opta por comprar seus seguidores.

Seguidores sem interesse na sua marca

Talvez este seja o maior problema. Pois, se você é dono de uma marca, vende um serviço ou produto qualquer, com certeza deseja ter seguidores que tenham interesse no seu tipo de negócio.

Porém, ao comprar seguidores para o Instagram, você corre o risco de a maioria deles não ter o menor interesse no que você está vendendo. Então, apesar de ter um número alto de pessoas em sua página, será muito difícil fazer qualquer negociação com elas.

Baixo alcance

Quando você faz uma postagem, o algoritmo do Instagram vai determinar se ela é realmente interessante para o público. E, para fazer isso, uma das principais métricas utilizadas é o engajamento do público nos primeiros minutos após a publicação.

Se seu conteúdo recebe rapidamente muitas curtidas, comentários e compartilhamentos, o Instagram entende que você produziu algo realmente relevante e vai entregar para o maior número de pessoas possíveis.

Mas, quando você compra seguidores para o Instagram, muitos desses perfis podem estar inativos, serem apenas bots ou pessoas que não ligam para o seu conteúdo. Assim, sua postagem vai fracassar logo no início, e não chegará a todas as pessoas de sua rede, impossibilitando que o seu perfil alcance pessoas que realmente tem interesse em sua marca.

Baixo engajamento

Este é um problema que complementa o anterior. Pois, seus seguidores são apenas um número e não farão nada para ajudar em seu engajamento. Lembre-se: a maioria das pessoas que você comprou podem nem ser reais, ou não tem qualquer interesse no tipo de conteúdo que você oferece.

Muitas vezes, os novos seguidores são internacionais, e nem mesmo entendem o que está escrito em suas postagens sem a ajuda de um programa de tradução.

Sua métricas não fazem sentido

Quando você compra seguidores para o Instagram, seus resultados começam a não fazer muito sentido.

Por exemplo, imagine um perfil que tem por volta de 10.000 seguidores, mas quando faz uma publicação recebe apenas 15 curtidas e 2 comentários. Fica claro que há algo errado aqui.

E com números assim, o algoritmo do Instagram passa a recomendar seu perfil cada vez menos.

Seu perfil pode ser penalizado ou excluído

Sabia que comprar seguidores viola as políticas do Instagram? Então, muito cuidado caso esteja pensando em fazer isso, pois essa atitude pode colocar um fim em uma página na qual você já deve ter despendido muito tempo e esforço.

A plataforma é capaz de reconhecer atividades suspeitas e, se ficar comprovado que você fez algo ilegal na tentativa de crescer seu perfil, sua página pode ser penalizada com a diminuição do engajamento.

Ou, em casos mais graves, ela pode ser excluída de forma permanente.

Seguidores falsos não são o que você precisa

A menos que o seu objetivo no Instagram seja apenas abrir o perfil e ver um alto número de seguidores, comprar contas não vai lhe ajudar. Acho que com tudo o que falamos até aqui, isso já ficou bem claro.

Este tipo de atitude só vai prejudicar o seu perfil e sua autoestima, pois os resultados almejados jamais irão chegar.

Então, se estava pensando em comprar seguidores para o Instagram, ainda dá tempo de desistir disso e procurar outras formas de aumentar seu engajamento na plataforma.

Comprar seguidores no Instagram é ruim para sua imagem

O que seus seguidores reais vão pensar de você se descobrirem que você comprou outros seguidores?

Esta prática pode demonstrar uma grande falta de profissionalismo e acabar descredibilizando seu trabalho. E, como consequência, muitas pessoas, ao descobrirem como seu perfil cresceu, podem desistir de fazer negócios.

seguidores no instagram grátis
Seguidores no instagram grátis

Então, qual é a maneira correta de ganhar seguidores no Instagram?

Já mostramos por que comprar seguidores no Instagram não é uma boa ideia, mas nosso texto não estaria completo sem mostrar a você a forma correta de ganhar seguidores reais.

Tenha em mente que este caminho é um pouco mais trabalhoso, mas é o único que realmente traz resultados.

Comece a fazer algumas coisas em sua conta agora mesmo e veja os primeiros seguidores surgindo.

Use Facebook Ads 

Se você quer aumentar seu número de seguidores um pouco mais rápido e estava disposto a comprá-los, que tal usar este dinheiro para impulsionar seu perfil da maneira certa?

Crie um anúncio no Facebook Ads para promover suas publicações. Esta ferramenta, se for bem configurada, leva seu conteúdo para pessoas que realmente se interessam por ele, então, elas vão começar a te seguir.

Faça um Sorteio

As pessoas adoram ganhar coisas grátis. Por isso, se você faz um sorteio de algo relacionado à sua página, contas que tem interesse no seu tipo de conteúdo começarão a te seguir, além de indicar para outras pessoas.

Faça uma bela arte para divulgar seu sorteio e incentive seus seguidores a marcar amigos que tem interesse naquele produto.

Produza conteúdo Relevante

Para atrair novos e manter seus seguidores atuais, dê a eles conteúdos de valor, que serão realmente importantes e mostrará que você está realmente disposto a ajudá-los.

Principalmente se você quer vender alguma coisa, comece a atrair as pessoas oferecendo algo gratuito. Por exemplo, caso venda roupas, faça postagens ensinando seu público a combinar as peças da melhor maneira, ou fale sobre como reconhecer se uma peça é original.

Enfim! As possibilidades são infinitas.

Conteúdo Original

Hoje em dia, muitas pessoas simplesmente copiam os conteúdos que estão em alta. Por isso, aquelas páginas que realmente conseguem produzir algo novo têm um ótimo potencial para atrair novos seguidores.

Tenha certeza de que, se a pessoa ver em sua página algo exatamente igual ao que ela viu em 10 outros perfis, ela não te achará tão interessante.

Faça publicações frequentes

Não deixe que seus seguidores e nem o algoritmo te esqueçam. Para isso, faça publicações frequentes, pois assim sua página se manterá relevante e irá atrair outros perfis, e manterá interessado aqueles que já te seguem.

Talvez esta seja a parte mais difícil para quem quer crescer a conta, pois é difícil ter ideias o tempo todo e tempo para transformá-las em uma publicação de sucesso. Porém, manter-se constante é realmente indispensável para que seu número de seguidores não fique estagnado.

Explore todos os tipos de publicações

Já se foi o tempo em que o Instagram era apenas um local para postar fotos. Hoje existem os Stories, o Reels e os vídeos do IGTV, e é provável que outras funções sejam adicionadas. Então, não se prenda a apenas uma forma de publicação.

Use tudo o que a plataforma oferece para produzir conteúdos diferentes e manter seu público cada vez mais engajado.

Use as Hashtags da maneira correta

Não ignore o poder que as Hashtags têm para levar o seu perfil cada vez mais longe e para as pessoas certas.

Então, sempre use um bom número de hashtags, mas não faça isso de forma aleatória. Sempre escolha aquelas que têm relação com o conteúdo que você está publicando e pesquise as Hashtags que são mais usadas para aquele tema.

Interagir com outros perfis

Não basta fazer publicações constantes e ficar esperando pelos novos seguidores. Pois, o Instagram é uma via de mão dupla. Isso quer dizer que você também precisa interagir com outras páginas.

Então, siga pessoas que postam conteúdos que você gosta, e sempre deixe sua curtida e comentários nas publicações. Isso vai mostrar ao algoritmo que você é um usuário realmente ativo, assim ele recomendará suas publicações cada vez mais.

Além disso, os perfis com os quais você interage também irão interagir com você, ajudando no engajamento.

Faça postagens nos momentos certos

É importante saber em que horário a maior parte do seu público está presente nas redes sociais. Então, faça um teste publicando em vários momentos do dia. Depois, verifique como cada conteúdo irá se sair.

Se sua conta for comercial isso é ainda mais fácil, pois você pode conferir as métricas e entender em qual horário seu conteúdo teve mais curtidas, comentários e visualizações.

De posse desses dados, você pode se programar para soltar seus conteúdos nos melhores momentos.

A Geolocalização é importante

Para aumentar o número de perfis que sua postagem irá atingir, sempre ative a localização em seus conteúdos, assim há uma grande chance de muitas pessoas que moram em sua área interagirem com você.

Ainda mais quando sua página é profissional e oferece serviços e produtos, as pessoas sentirão mais confiança em contratar alguém que está perto delas, pois assim é mais fácil resolver qualquer problema ou reclamação.

Uma boa legenda também pode ajudá-lo 

Não ignore o poder da legenda e pense nela como uma das partes mais importantes do seu conteúdo. Ela deve complementar o conteúdo da postagem, trazendo informações relevantes para seu seguidor.

Quando uma foto ou vídeo não basta por si só, mas foi o suficiente para chamar atenção, as pessoas irão olhar a legenda para entender do que se trata.

Não deixe seus seguidores apenas passarem pela sua página

Não deixe que seus seguidores fiquem totalmente passivos. Pois, acredite, muitas pessoas irão passar pelo seu conteúdo, gostar dele, mas não tomarão nenhuma atitude.

É por isso que você deve dar um empurrãozinho, convocando-os para sair da inércia com frase do tipo:

  • Se gostou deste conteúdo, não se esqueça de curtir;
  • O que você acha disso? Vou adorar receber um comentário com sua opinião;
  • Acha que essa postagem pode ser útil para alguém que você conhece? Então, chame um amigo para curtir a página.
ganha seguidores no instagram
Ganha seguidores no instagram

Tente criar um post viral

Um post viral chega a muitas pessoas em pouco tempo e aumenta muito o seu engajamento, para que você nunca mais precise pensar em comprar seguidores para o Instagram.

Mas é claro que criá-los não é tão fácil assim, e exige uma certa dose de persistência.

Contudo, na busca por uma publicação viral, você precisa estar por dentro daquilo que é tendência no momento.

O que faz algo viralizar é o grande interesse do público no assunto e a publicação de algo original e interessante. Ou seja, seu post viral precisa ser algo que mexa com os sentimentos das pessoas a ponto de elas quererem interagir e compartilhar.

Entendeu tudo o que precisa fazer para não comprar seguidores no Instagram?

Embora comprar seguidores para o Instagram seja algo tentador em um primeiro momento, você viu que os benefícios desta prática são quase inexistentes.

Como tudo na vida, é preciso ter persistência para crescer. E o Instagram premia aqueles que usam suas ferramentas de forma adequada e trabalham com constância.

Seja qual for o seu objetivo, saiba que as dicas que demos acima são o melhor caminho para se destacar no Instagram sem truques e de forma consistente.

Você pode até ter sorte e acertar um conteúdo viral logo de cara e fazer sua página crescer, mas se isso não acontecer, saiba que fazendo as coisas da forma correta, os resultados irão aparecer.

Júlio César

Sou formado em Letras português e Inglês. Atualmente trabalho como redator em alguns sites e, eventualmente, dou aulas de português para estrangeiros. Já ministrei aulas de Inglês para os cursos de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais e já atuei em escolas como estagiário e servente escolar. A educação e a escrita são minhas grandes paixões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.