Petrobras: vale a pena comprar as ações? Como consigo comprá-las?

Pelotas, 09 de junho de 2022 – Sem sombra de dúvidas, a Petrobras está sempre chamando a atenção de muitos investidores, de diferentes perfis. Nesse leque de entusiastas, existem aqueles que buscam melhores ações e uma lucratividade significativa, aqueles que almejam melhores ações com a finalidade de possuir uma aplicação positiva para seus dinheiro no longo prazo ou até mesmo no curto prazo.

De fato, grande parte dessa busca dos investidores está atrelada à longa trajetória da petrolífera no mercado, bem como sua forte atuação, tanto no cenário nacional, numa escala micro até o âmbito mundial, numa escala macro.

Além disso, grande parte dos acionistas buscam comprar ações da empresa devido às vantagens que eles possuem, tendo posse das ações da petrolífera, como:

  • Alta liquidez, ou seja, o investidor consegue comprar e vender com muita facilidade;
  • Fazem parte do principal índice da Bolsa de Valores brasileira, o Ibovespa;
  • Os acionistas podem receber uma parcela do lucro da empresa em forma de dividendos;
  • Esta companhia está envolvida em um dos setores mais importantes para a economia do país.

Vale a pena investir na Petrobras, hoje?

Nessa questão, inicialmente, é necessário compreender que a cotação das empresas de capital aberto mudam com uma frequência absurda todos os dias devido às expectativas do futuro. Ou seja, você precisa entender que para investir em ações da Petrobras (PETR4), é preciso entender que nesse mercado não se pode agir por impulso, sem embasamento algum.

Dessa maneira, para poder operar dentro desse mercado compreendendo os riscos e os lugares no qual você está pisando, é necessário possuir muita cautela e estudo.

Nesse sentido, saber qual é a cotação da ação da empresa que você quer comprar é essencial para você optar por qual momento é mais benéfico de comprar os papéis. Entender a dinâmica da contação é fundamental nesse processo de aquisição.

Vale a pena fazer investimentos a longo prazo na Petrobras?

Como faço para comprar ações da Petrobras
Como faço para comprar ações da Petrobras

Nessa questão, é necessário saber que os investimentos a longo prazo configuram-se de uma forma diferente ao que refere-se a análise das ações. De fato, nos investimentos a longo prazo, é necessário pautar diversas questões como: cenário econômico, perspectiva para anos e décadas à frente.

Dessa forma, uma estratégia que costuma ser fortemente utilizada no mercado para esse tipo de investimento é fazer comparativos com dados anteriores acerca da avaliação da ação da empresa e como foi a performance do ativo.

No entanto, é fundamental deixar claro que as performances que foram feitas no passado não são garantias de sucesso num futuro próximo, são apenas estimativas. Portanto, tome muito cuidado nessa questão.

Como faço para comprar ações da Petrobras?

Para você fazer a aquisição de ações da Petrobras, primeiramente, você precisa entender que as ações da petrolífera, geralmente, são comercializadas em lotes. Ou seja, é comum que o investidor compra de 100 em 100 ações, que é o tamanho do lote dos papéis da empresa.

Desse modo, você consegue fazer a compra das ações de forma unitária por intermédio do mercado fracionário. Para isso, basta adicionar um F ao final do código da ação para configurar o investimento dessa forma. Por exemplo, no caso da Petrobras, seria PETR3F ou PETR4F.

Além dessas informações, é fundamental que você escolha uma boa corretora de valores. Esse procedimento é essencial visto que caso você escolha uma corretora nçao muito confiável, a dor de cabeça acerca do seu dinheiro irá chegar bem rápido.

Portanto, não abra sua conta por impulso em qualquer corretora, é necessário verificar o histórico da corretora antes de fazer isso.

Quais são os tipos de ações da Petrobras?

A petrobras possui dois tipos de ações, sendo estas: a PETR3 é um exemplo de ação ordinária (ON) e os acionistas que a possuem ganham direito de voto nas assembleias; e a PETR4 é uma ação preferencial (PN) e muitos investidores a adquirirem porque possuem uma participação maior na divisão de lucros da empresa.

Por que investir na Petrobras?

De acordo com os analistas existem alguns fatores que explicam por que investir na Petrobras configura-se como um bom investimento. Esses fatores são:

  • Desalavancagem: o processo de desalavancagem e a venda de subsidiárias da Petrobras têm evoluído bem, gerando resultado positivo sobre seus indicadores de alavancagem;
  • Pré-sal: possui privilégios na exploração das reservas do pré-sal, o que amplia seu estoque de petróleo; Integração: a empresa é integrada verticalmente, controlando atividades de exploração, produção, refino e comercialização do petróleo e de seus derivados;
  • Integração: a empresa é integrada verticalmente, controlando atividades de exploração, produção, refino e comercialização do petróleo e de seus derivados;
  • Crescimento: a companhia tende a aumentar a sua receita em um cenário de aumento dos preços internacionais de petróleo; Ciclos da commodities: exposição a uma das principais commodities mundiais.

Comprar ações da Petrobras é uma operação que envolve custos, por isso, não deixe de calcular o peso das taxas antes de comprar e vender.

Eveline Monckes

Professora, administradora e especialista em Gestão de Pessoas que ama a nossa língua portuguesa e inovações. Amante de pets, filmes, séries e redes sociais. Busca a cada dia ser melhor e trazer ao leitor qualidade no que lê.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.