Como cancelar Pix Nubank? Veja se é possível

Belo Horizonte, 02 de Junho de 2022. Desde que o Pix foi lançado em novembro de 2020, ele revolucionou a maneira como as transações financeiras são realizadas.

Segundo o Estadão, o Brasil está entre os 5 países que mais utilizam a tecnologia. Pois, o Pix é rápido, prático e, se utilizado adequadamente, totalmente seguro. Mas, você sabe como cancelar Pix Nubank se for preciso?

Pois, com tantas operações sendo feitas e devido à velocidade com que elas acontecem, é bastante comum haver enganos durante os envios, fazendo com o dinheiro vá para contas erradas.

Então, decidimos elaborar este texto. Aqui abordaremos o que você pode fazer nestes casos e também em situações onde o usuário é vítima de golpes do Pix ou erros do próprio banco.

Como cancelar um pix errado Nubank?

Como cancelar um pix errado Nubank
Como cancelar um pix errado Nubank

Se você já realizou ou recebeu um Pix Nubank, deve ter percebido que o dinheiro cai na conta em segundos. Por isso, se você fez uma transferência equivocada, eu tenho uma má notícia para você: depois que o banco confirma a transação, não é mais possível cancelar o Pix Nubank.

Segundo o próprio Banco Central, a única forma de cancelar um Pix é fazer isso antes que a instituição confirme a operação.

Mas, isso não quer dizer que não haja algumas formas de recuperar o seu dinheiro. Porém, a devolução só pode ser feita por meio de uma nova transação.

Então, o único meio de se precaver é conferir as informações da conta de destino antes de finalizar o procedimento.

Sempre observe mais de uma vez se a chave Pix é a correta, se o nome do proprietário da conta está certo e, não menos importante, confira se o valor que está enviando é realmente o correto.

Pois, o envio é extremamente rápido, então não há mal algum em gastar uns minutinhos a mais verificando se está tudo certo.

O que eu posso fazer para cancelar o Pix Nubank depois de uma transferência errada?

Contudo, se a transferência já foi feita, mantenha a calma. Sua única chance agora é entrar em contato com a pessoa e solicitar a devolução. Vamos torcer para que o recebedor seja honesto e faça a operação sem objeções.

Mas, a situação fica um pouco pior quando o engano é tão grande que o Pix vai para uma pessoa que nem está em sua lista de contatos.

Dessa forma, não é possível falar com ela sobre o engano, e você deve se apegar à esperança de que a pessoa tenha bom senso e faça a devolução por conta própria.

Para facilitar o reembolso, o Nubank e outros bancos já possuem um botão que aparece abaixo das informações da transferência recebida, onde é possível devolver o dinheiro na mesma hora.

Quais as situações em que o banco devolverá o meu Pix?

Como vimos, não há como cancelar um pix Nubank. E a situação é ainda mais difícil quando o problema foi ocasionado por um erro do próprio usuário.

Mas, em outras circunstâncias, quando houve a prática de um golpe ou erro do banco, a própria instituição pode ajudar a reaver os valores, o que aumenta consideravelmente a chance de recuperação.

Trata-se do mecanismo especial de devolução do Pix, que passou a operar em 16 de novembro de 2021 e funciona de 2 formas distintas.

No caso de operações fraudulentas, quando a pessoa é enganada e transfere algum valor para o golpista, a instituição de onde partiu o dinheiro tem até 90 dias para solicitar a devolução ao banco de destino.

No caso da Nubank, os colaboradores analisam este tipo de situação cuidadosamente, o que pode levar até 7 dias. Durante este período, o valor fica bloqueado na conta de destino.

E, caso comprovada a fraude, a devolução é feita automaticamente. O proprietário da conta será notificado da retirada do dinheiro e a informação ficará em seu extrato.

O segundo caso é quando há uma falha operacional do próprio banco, fazendo com que a transferência vá duplicada, por exemplo.

Nesta situação, a instituição de onde partiu o dinheiro pede a devolução, e o banco de destino tem 24 horas para fazer o estorno.

E o que acontece se não houver dinheiro o suficiente na conta?

Estes procedimentos não garantem que o seu dinheiro do Pix Nubank será devolvido em sua totalidade. Pois, em ambos os casos, quando o problema é identificado, a devolução estará sujeita à quantidade de dinheiro disponível na conta de destino.

Por exemplo, se você enviou 300 reais para um golpista, mas quando a fraude foi descoberta só havia 100 reais na conta dele, este é o valor que você irá receber.

Portanto, não há como cancelar Pix Nubank, e a melhor atitude é se precaver estando atento durante as operações.

Você já teve problemas com o Pix? Conte sua experiência nos comentários.

Júlio César

Sou formado em Letras português e Inglês. Atualmente trabalho como redator em alguns sites e, eventualmente, dou aulas de português para estrangeiros. Já ministrei aulas de Inglês para os cursos de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais e já atuei em escolas como estagiário e servente escolar. A educação e a escrita são minhas grandes paixões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.