Como abordar um cliente pelo WhatsApp? 4 exemplos práticos

Confira 4 exemplos práticos de como abordar um cliente pelo WhatsApp, saiba o que fazer e o que não fazer, e confira ferramentas online úteis.

Saber como abordar um cliente pelo WhatsApp se tornou um ponto decisivo para muitas empresas e pessoas que trabalham online. E querem fazer parte do dia a dia dos seus consumidores.

Afinal, o crescimento da tecnologia digital e das comunicações transformou a maneira como os negócios se conectam com seus clientes. No epicentro dessa revolução é o WhatsApp, uma ferramenta de troca de mensagens que se tornou não apenas uma plataforma de comunicação pessoal, mas também um canal vital para empresas.

A capacidade de interação de forma rápida e direta com os clientes tornou o WhatsApp uma ferramenta necessária para empreendedores e empresas de todos os portes. No entanto, realizar uma abordagem adequada é fundamental para que as suas estratégias de negócio tenham êxito.

Continue lendo e confira 4 exemplos práticos de como abordar um cliente pelo WhatsApp!

1. Como abordar um cliente pelo WhatsApp no primeiro contato

O WhatsApp é uma plataforma extremamente pessoal, o que pode gerar problemas com alguns usuários ao receber mensagens de números desconhecidos. Pois, esse tipo de mensagem muitas vezes resulta em bloqueios, motivados por medo de golpes, spam ou incômodos indesejados.

Para contornar esse problema, é essencial esclarecer a origem do contato ao interagir com uma pessoa. Além disso, é importante comunicar de forma clara e transparente as vantagens e benefícios de manter uma conversa por meio desse aplicativo.

Além disso, é crucial orientar sobre as opções disponíveis caso a pessoa não deseje mais receber notificações ou mensagens da empresa, oferecendo uma via para o desligamento do contato, respeitando a liberdade e a privacidade do usuário.

Exemplo de mensagem para o primeiro contato via WhatsApp


Olá [Nome], meu nome é [Seu Nome] e sou da empresa [Nome da Empresa]. Conforme nossa interação em um evento recente (ou outro meio onde houve contato), achei válido iniciar essa conversa no WhatsApp para facilitar nossa comunicação.

Estamos aqui para oferecer um atendimento personalizado e facilitar seu acesso a informações sobre nossos serviços/produtos de forma conveniente e ágil. Caso em algum momento prefira não receber nossas mensagens, por favor, fique à vontade para nos informar. Estamos à disposição para ajudar no que for preciso. Obrigado!

Dica: se você faz muitos atendimentos via WhatsApp, pode gostar de conhecer a Sirena, uma ferramenta que organiza suas conversas e oferece recursos como chatbots e distribuição de conversas.

2. Personalize sua mensagem e evite textos técnicos

Como já mencionamos, o WhatsApp é uma ferramenta que se aproxima muito do seu cliente.

Mesmo que você utilize mensagens pré-elaboradas para agilizar seu processo de conexão, inclua alguns itens personalizados, incluindo o nome do usuário e outros detalhes que demonstram a preocupação em oferecer um atendimento exclusivo.

Além disso, lembre-se que no do dia a dia, os consumidores, muitas vezes, valorizam mensagens breves e de fácil compreensão, especialmente durante o expediente de trabalho. Portanto, opte por mensagens mais simples, priorizando as informações que devem ser transmitidas, evitando o que é desnecessário e escrevendo de forma clara.

E lembre-se: a utilização de áudio deve ser feita apenas se o contato expressar abertura ou preferência por esse formato.

Exemplo de como abordar um cliente pelo WhatsApp com uma mensagem personalizada e breve

Olá [Nome do Usuário]! Como vai? Aqui é [Seu Nome] da [Nome da Empresa]. Gostaria de aproveitar este canal para fornecer um atendimento mais direto e ágil para você. Caso tenha alguma dúvida ou necessidade de informações, estou à disposição para ajudar. Se preferir receber detalhes mais específicos sobre nossos produtos/serviços, é só me chamar. agradeço desde já pela atenção!

Dica: você tem um restaurante delivery? Então, aproveite e conheça a Anota.ai que tem diferentes funcionalidades, desde tirar dúvidas dos clientes, até enviar cardápio digital e permitir o acompanhamento de pedidos!

3. Como abordar um cliente pelo WhatsApp quando ele quer mais informações

Quando um cliente expressa interesse em obter informações detalhadas sobre sua empresa, produto ou serviço, é vantajoso oferecer conteúdos mais abrangentes e esclarecedores. Essa é uma parte importante sobre como abordar um cliente pelo WhatsApp.

Portanto, saiba que recorrer a catálogos, apresentações, e-books e vídeos é uma estratégia eficaz para aprofundar o conhecimento do cliente sobre o seu negócio. Esses materiais não apenas fornecem informações completas, mas também, quando apresentados de forma visualmente atrativa, aumentam significativamente a probabilidade de fidelização do usuário.

Exemplo de mensagem WhatsApp com mais informações

Olá [Nome do Cliente]! Como combinado, estou encaminhando o catálogo de cosméticos da nossa linha. Nele, você encontrará informações detalhadas sobre nossos produtos, suas vantagens e variedades. Espero que seja útil para esclarecer suas dúvidas. Qualquer coisa mais que precisar, estou à disposição para ajudar. Obrigado!

Dica: para integrar o atendimento via WhatsApp com outros canais, experimente a plataforma Mktzap.

4. Proteja seus clientes de golpes pelo WhastApp

Saber como abordar um cliente pelo WhatsApp e demonstrar como ele é valioso para o seu empreendimento vai além de oferecer seus produtos e serviços.

Lamentavelmente, as práticas fraudulentas associadas ao WhatsApp tornaram-se mais frequentes. Nestas circunstâncias, os golpistas se passam por parentes, amigos ou até mesmo empresas conhecidas, solicitando transferências urgentes para uma conta específica.

Portanto, se sua empresa utiliza essa plataforma para se comunicar com os clientes, é importante adotar medidas preventivas para evitar que eles sejam vítimas dessas situações. Demonstrar atenção e cuidado com a segurança dos clientes é uma forma essencial de zelar por eles.

Exemplo de mensagem para proteger seus clientes de golpes

Olá [Nome do Cliente], tudo bem? Escrevi essa mensagem para avisar sobre um golpe que tem acontecido muito no WhatsApp. Tenha cuidado com situações em que pedem transferências urgentes em nome de familiares supostamente sequestrados. Mantenha a calma, verifique primeiro se o seu familiar está bem, não faça nenhum pagamento e se for necessário, chame a polícia. Infelizmente, é um golpe conhecido como “sequestro virtual”. Estamos sempre atentos à segurança dos nossos clientes. Qualquer dúvida, estou à disposição para ajudar. Obrigado!

Dica: para organizar os perfis dos clientes abordados no WhatsApp sem dificuldade, conheça a ferramenta Sac.Digital, que cria perfis com os dados dos novos clientes desde a primeira conversa.

Conclusão

Como abordar um cliente pelo WhatsApp
Como abordar um cliente pelo WhatsApp

Agora você já tem ótimas ideias sobre como abordar um cliente pelo WhatsApp!

Mas, ainda temos mais uma dica. Ao considerar o uso desta ferramenta para se comunicar com seu público-alvo, sugerimos explorar o WhatsApp Business. Essa ferramenta oferece recursos exclusivos direcionados para empresas.

Entre os principais recursos estão a possibilidade de criar um catálogo de produtos, mensagens automáticas, respostas rápidas, etiquetas para classificar contatos e a capacidade de efetuar pagamentos pela plataforma.

Além de simplificar os processos de interação, compras e vendas, essa alternativa confere um aspecto profissional à sua conta, gerando maior confiança aos clientes durante as conversas. Aproveite!

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