O Calendário Editorial para Instagram é uma das ferramentas pensadas pelo marketing digital, que tem como objetivo otimizar e organizar as postagens realizadas por pessoas e empresas em suas redes sociais.
Assim, proporciona maior efetividade na hora de manter o perfil das redes sociais atualizado, com conteúdo de qualidade e de acordo com o que os seus clientes e seguidores procuram.
Nesse texto, você encontra as principais informações acerca do Calendário editorial Instagram e entende de uma vez por todas como é possível criar e utilizar essa ferramenta no dia a dia. Vamos lá?!
O que é um calendário editorial para Instagram?
Um Calendário Editorial Instagram é um tipo de documento que contém a programação de postagens, organizando-as em temas e objetivos, que estão de acordo com os ideais da empresa ou da pessoa dona do perfil.
Nesse sentido, o calendário é utilizado como uma ferramenta de planejamento, abordando uma visão geral do que será implementado, durante a semana ou até mesmo do mês. Além disso, permite identificar pontos essenciais para o aumento das interações dos seguidores.
Ao criar um calendário editorial, as principais informações a serem levadas em consideração, são:
- Qual objetivo o conteúdo terá;
- Quais temas deverão ser abordados;
- Qual será o formato utilizado para o conteúdo;
- A qual persona se dirige;
- Qual será a etapa do funil de vendas;
- Quais serão os dias e horários em que as publicações serão realizadas.
Por que criar um Calendário Editorial para Instagram?
Além de garantir a periodicidade das postagens, um calendário editorial para Instagram ajuda a aumentar as interações em suas publicações e otimiza o tempo.
Veja abaixo esses e demais benefícios:
1. Atender corretamente aos prazos
O Calendário Editorial para Instagram ajudará você a planejar os prazos de postagens, permitindo que busque pelas datas comemorativas relacionadas ao seu nicho.
2. Estimular a criatividade.
Ao se deparar com inúmeras datas e assuntos relacionados ao seu tema, a sua criatividade será aflorada. Assim, você pode adiantar legendas, assuntos para vídeos e outros detalhes que poderá aplicar no futuro. Essa ação otimiza seu tempo e te torna mais produtivo.
3. Deixar o conteúdo mais organizado
Com o Calendário Editorial, é possível identificar as etapas concluídas, em andamento e futuras. Assim, fica mais fácil identificar o que fazer, e os prazos para que aquela ação seja concluída.
4. Manter a frequência de publicação
Com tudo planejado, fica muito mais fácil ser consistente com o número de publicações na plataforma. Dessa forma, evita-se gargalos e inconsistências na hora de postar ou usar o aplicativo no dia a dia.
5. Diversificar os formatos de publicação
Atualmente, o Instagram oferece uma série de ferramentas para publicação em sua plataforma. Entre elas, podemos identificar o Reels, Feed, Stories, Carrossel de imagens, IGTV e as Lives.
Nesse sentido, ao planejar suas publicações através de um Calendário Editorial para Instagram, fica mais fácil identificar quais são essas opções, e como utilizá-las para promover seu post da melhor forma, aproveitando o que a plataforma tem de melhor.
6. Visualizar claramente os objetivos
Ao identificar temas de interesse, temáticas já trabalhados no seu perfil e outras demandas, fica mais fácil entender quais são as estratégias ideais para alcançar seu objetivo. Principalmente para aqueles que estão em busca de implementar o funil de vendas.
7. Criar um alinhamento com a equipe
Para empresas, o planejamento prévio através do Calendário Editorial para Instagram irá possibilitar uma melhor distribuição de tarefas. Além disso, ainda é possível apresentar as estratégias e interesses por trás de cada etapa, de forma visual e prática, para que todos fiquem alinhados da melhor maneira possível.
Como criar um calendário de postagens para Instagram?
O Calendário Editorial para Instagram é, antes de qualquer coisa, uma ferramenta de planejamento prévio, que dará o formato ideal para que as mesmas aconteçam. Por isso, antes de começar o seu, identifique todos os pontos essenciais do seu negócio e tenha em mente que o mesmo deve ser recorrentemente alimentado.
Veja como criar um Calendário eficiente com as dicas que trouxemos logo abaixo:
1. Defina o seu objetivo
Pense em qual o seu propósito com aquele planejamento. Você deseja aumentar o engajamento do público, apresentar novos produtos ou aumentar o reconhecimento da marca?
Saber o principal objetivo, na hora de produzir seu calendário editorial para Instagram, irá proporcionar um norte e aflorar as ideais, criando um ponto focal a ser trabalhado naquele período.
2. Determine a sua persona
A persona nada mais é que um personagem fictício que representa o cliente ideal ou seguidor ideal da sua marca/perfil. Nesse sentido, conhecer a persona poderá te ajudar a entender qual tipo de conteúdo a mesma gostaria de consumir, e o que ela espera encontrar em seu perfil.
Para que os dados sejam próximos do real, você pode utilizar recursos como a caixinha de perguntas e enquetes, e encontrar respostas para gostos e preferências de seus seguidores.
3. Escolha a ferramenta
Algumas ferramentas poderão te ajudar, na hora de criar o cronograma Editorial para Instagram. Basta escolher aquela que melhor se adequa às suas necessidades.
Nesse sentido, você pode conferir as principais abaixo:
- Asana: Com a Asana você pode gerir projetos através de uma interface intuitiva, que permite a realização de listas, cronogramas e quadros. Também é possível realizar o compartilhamento de um calendário, com os demais integrantes do projeto;
- Trello: composto por listas, quadros e anotações, o Trello permite a interação entre diversos usuários, criação de tarefas que podem ser classificadas como concluídas, a serem realizadas e em andamento. Além disso, conta com calendário em formato de cronograma, no qual você pode realizar anotações, anexar arquivos, etiquetar e fazer checklists;
- Excel: um software bastante completo, o excel permite a criação de planilhas com textos, números, gráficos, e muitos outros recursos. Desse modo, pode ser uma ótima ferramenta para criar um Calendário Editorial para Instagram, já que é amplamente utilizado pelas empresas;
- Google planilhas: você só precisa ter uma conta no Google, para acessar o Planilhas. Com ele, é possível compartilhar um calendário contendo o conteúdo de sua preferência, para toda a equipe;
- Google Calendar: além de registrar seus compromissos do dia a dia, o Google Calendar irá te ajudar a compartilhar o planejamento com demais pessoas, criar eventos, lembretes e muitas outras funcionalidades.
4. Determine a frequência das publicações
Levando em consideração seus objetivos e disponibilidade, encontre um padrão de postagem que possa ser mantido ao longo do tempo. A depender de cada um, esse padrão pode ser diário, a cada dois dias da semana e por aí vai. Mas, lembre-se que o padrão das redes sociais prioriza perfis com postagens recorrentes.
5. Planeje a estratégia de conteúdo para o Instagram
Dados todos os passos anteriores, é hora de criar a estratégia do conteúdo a ser publicado em seu Instagram. Para isso, você pode se inspirar na lista abaixo:
- Dias da semana que você vai publicar: é necessário definir os dias de postagem e segui-los fielmente, criando assim uma rotina;
- Horário de publicação: realize testes e consulte as métricas da plataforma, para descobrir o melhor horário para postar seu conteúdo;
- Tema: anote todos os assuntos que você deseja tratar, identifique as datas comemorativas relacionadas e se atente para não repetir o assunto. Pense em quais temas irão satisfazer a persona do seu negócio;
- Formato do conteúdo: explore as ferramentas da plataforma, utilizando o Feed, Reels, Lives e muito mais. Identifique os formatos mais aceitos pelo seu público e invista nele;
- Persona: sempre leve em consideração a persona, e caso seu perfil seja direcionado a mais de uma delas, tente criar um equilíbrio nas informações e número de posts direcionados a cada uma;
- Status: ao decorrer de cada ação, é muito importante o acompanhamento das etapas que envolvem desde as legendas, a produção, a rescisão, os agendamentos e outros. A partir daí, você criará uma visão ampla do que deve ser feito e do que está concluído;
- Responsável pela tarefa: é importante definir quem será responsável pelo que. Dessa forma, será mais fácil demandar tarefas e otimizar o tempo no dia a dia. Por isso, pense bem nos agentes que irão participar do seu calendário Editorial para Instagram, e os deixe por dentro de todas as suas funções e etapas.
6. Siga o cronograma
Após planejar seu Calendário Editorial para Instagram, chegou a hora de colocá-lo em prática. Para isso, você deve se lembrar de instaurar períodos para alimentá-lo com novas informações, executar de forma responsável os prazos estipulados e analisar as métricas dos posts.
Através dessas métricas, você poderá entender o que está ou não funcionando, e adaptar o seu conteúdo ao longo do tempo. Elas também podem orientar os melhores horários e datas para realizar as publicações.
Encontre um período por mês ou semana para realizar um brainstorming com a equipe, entendendo como cada um desempenhou seu papel, trocando percepções, conhecendo novas ideias e pontos de vista.
Com persistência e criatividade, os resultados logo aparecerão!