Bio para redes sociais: veja como fazer

Em busca de exemplos de Bio para redes sociais? Existem alguns modelos e dicas imperdíveis para se destacar em suas redes sociais, tanto com os algoritmos quanto com os usuários!

Já faz algum tempo que, quem planeja sua bio para redes sociais, conquista um maior número de seguidores e se posiciona melhor em relação aos outros usuários.

Hoje, as redes sociais são a nossa melhor ferramenta para conhecer pessoas, mostrar o nosso dia a dia ou desenvolver um negócio de forma virtual, numa vitrine para todo o mundo.

Artigos relacionados

É no Instagram, uma das maiores redes sociais da atualidade, que as pessoas compartilham seu dia a dia, seus gostos, habilidades, viagens e até mesmo montam um perfil de negócios, para vender diversos produtos.

Mas, não é apenas o Instagram que possibilita o contato com seus amigos, familiares e clientes, redes como o  WhatsApp, o Facebook, o LinkedIn e o tikTok são amplamente utilizadas para o mesmo fim.

Neste artigo, iremos explicar um pouco sobre o funcionamento desses aplicativos e dar dicas de como você pode construir uma bio para redes sociais, de acordo com o seu perfil e com a finalidade da sua conta, junto ao público que a segue.

Bio para redes sociais: o que escrever no Instagram?

O Instagram se popularizou rapidamente entre os jovens, por ser uma plataforma fácil de usar e que possibilita o compartilhamento instantâneo de diversos conteúdos como: vídeos, memes e perfis com fotos especializadas em diversos temas. Dentre eles encontramos aqueles com imagens de lugares paradisíacos, de culinária, esportes, notícias, etc.

Mas, como criar uma bio para redes sociais, focadas no perfil de público da sua conta? Esta pergunta depende de diversos fatores e o principal deles diz respeito ao destinatário de suas postagens.

Elas partem de um perfil particular, voltado para amigos e familiares? Fazem parte de uma conta comercial, a fim de disponibilizar um produto para um público específico?

Essa informação é muito importante pois irá definir quais informações são necessárias para que o seu público-alvo te conheça bem, e entenda como ele pode experimentar o que você posta no dia a dia.

Bio para redes sociais (perfil pessoal)

Para o Instagram pessoal, você deve descrever de forma sucinta, tendo em vista as principais informações que os seus seguidores precisam ter de você. Pode ser a sua idade, profissão, hobby e alguma frase de livro ou de um pensador que reflita a forma como você vê o mundo.

Exemplo:

“Me chamo Catarina, sou médica, apaixonada por cachorros e acredito que devemos ser a mudança que queremos ver no mundo.”

Esse exemplo mostra como a bio de um perfil pode evidenciar em poucas palavras quem é aquela pessoa, e criar um imaginário do ela faz no seu dia a dia, demonstrando assim o que  possivelmente o usuário encontrará em seu perfil.

Neste exemplo está faltando algo, que são os emojis, ícones divertidos e fontes diferentes para se complementar as palavras. Você pode entrar no site 4devis  e escrever o texto lá, depois colar na sua bio do Instagram.

Você também pode descobrir como colocar palavras em negrito e itálico acessando aqui.

Quanto mais criativo e moderno for o seu perfil, mais irá se destacar e chamar atenção de outras pessoas. Lembre-se de colocar uma foto que mostre bem o seu rosto, de preferência alguma que esteja sorrindo. As pessoas são, inexplicavelmente, atraídas por pessoas felizes.

Bio para redes sociais comerciais

Agora, entramos numa parte mais sensível quando o assunto é escrever uma bio para redes sociais interessante para seus seguidores.

Um perfil comercial, voltado para determinado público, traz consigo inúmeras responsabilidades, já que estará disponibilizando para seus clientes maneiras de adquirir o seu produto e também, através dos comentários dos posts, avaliar o serviço da empresa.

Pensando nessas necessidades, uma boa dica para se ter um perfil profissional chamativo informativo, é focar nas particularidades do seu trabalho.

Você pode começar colocando o nome da loja, o arroba das pessoas responsáveis por ela, o setor ao qual ela pertence, telefones para contato, link para compras ou para o whatsapp (dependendo do seu modo de venda), e alguma frase que reflita os valores do negócio.

Exemplo

Loja Vestidos Lindos

@marcialmeida @vitorsantiago

Vestuário feminino de gala.

Acesse em www.vestidoslindos.org

Nosso sonho é fazer da sua festa uma linda fantasia!

Aqui, separamos algumas informações adicionais citadas por lojistas.

  • Seja estratégico, pois só terá acesso a 140 caracteres. Não dá pra colocar tudo que você imagina;
  • A bio do Instagram é a primeira coisa que um seguidor verá sobre seu produto, é sua oportunidade de impressionar;
  • Coloque o endereço de localidade de sua loja, assim os clientes vão saber de onde estarão comprando os produtos;
  • Ressalte alguma promoção, cupom ou especialidade da loja, para que os clientes saibam os benefícios ofertados naquele mês;
  • Mantenha a bio sempre atualizada;
  • Interaja com seus clientes através das caixinhas de perguntas dos Storys, você pode descobrir como fazer perguntas interessantes clicando aqui.

Bio para o whatsapp

Bio para o whatsapp
Bio para o whatsapp

Não é segredo para ninguém que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil, através dele podemos entrar em contato com pessoas do nosso trabalho, familiares, amigos e empresas que realizam serviços.

Dessa forma, para essa rede social também, temos que ter uma bio que esteja de acordo com os nossos objetivos.

Se você tem um Instagram, que utiliza para fins profissionais como falar com o seu chefe e colegas de trabalho, faça uma bio que indique o seu horário de trabalho, nome e sobrenome, além de telefones para contato.

Isso ajudará as pessoas a contatar você, além de saber em quais momentos você estará ou não disponível para que esse contato seja realizado. Você também pode programar respostas automáticas no seu perfil profissional, para que as pessoas saibam quando seu horário de expediente acabou.

Exemplo:

Julia Almeida

Educadora

Disponível das 08 às 17 horas.

Urgente? Me ligue em 0319986726

“Uma educação libertadora transforma realidades e muda o mundo.”

Você também pode incluir alguma frase que considere interessante e que expresse um pouco do seu perfil profissional.

Agora, se a sua bio para redes sociais está voltada para um WhatsApp pessoal, você pode usar frases divertidas e colocar informações que estejam de acordo com a sua personalidade.

Neste caso, pressupõe-se que você conheça as pessoas que estão nessa rede, por isso você não precisa dar muitas informações pessoais, mas sim informar caso você esteja indisponível ou que demore para responder por exemplo. Leia também: Gírias WhatsApp: 40 abreviações mais usadas.

Exemplo:

Nome: Elis

Recado: Sobrevivendo a 2021 porém, demorando pra responder.

Você pode colocar um apelido e alguma frase que seja divertida. Aposte em frases curtas, já que está bio permite apenas certa quantidade de caracteres.

Bio para o LinkedIn

Bio para o LinkedIn
Bio para o LinkedIn

Quando pensamos em Bio para redes sociais, talvez o linkedin não seja a primeira plataforma que venha à nossa mente. Mesmo assim, continua sendo uma das mais usadas quando o interesse é compartilhar o seu perfil profissional com empresas e outros profissionais de sua área.

Esta plataforma reúne as principais informações da sua experiência profissional, como: lugares onde você já trabalhou, sua formação acadêmica, cursos profissionalizantes, áreas de interesse, etc.Ela cria uma comunidade voltada para profissionais da mesma área de atuação e empresas.

Ter um currículo atualizado no linkedin dá a oportunidade de empresas interessadas no seu perfil profissional conhecerem um pouco mais sobre você, além da oportunidade de compartilhar suas descobertas e pesquisas acadêmicas.

Então, como montar uma boa bio para o LinkedIn?

No linkedin a sua bio conta com campo para resumo, onde você poderá colocar as informações que considerar importantes. Pensando nisso, aqui estão algumas dicas para você condensar as principais informações e arrasar no seu resumo.

  • Seja sucinto!

 Pense em algumas palavras chaves que possam representar o que você quer dizer e a partir disso organize o texto.

  • Escreva a partir de uma linha do tempo, que vai contar suas experiências de forma objetiva.
  • Dê foco para aquelas coisas que você ama, e para aquelas que dizem respeito  às experiências mais interessantes que teve na sua área profissional.

Exemplo:

Comecei a trabalhar com tal coisa, no ano tal. A partir disso tive a oportunidade de estudar em tal lugar, em tal ano lá eu fiz tal coisa que me fez perceber o quanto eu amava essa profissão e pude desenvolver tais pesquisas após isso. Fui convidada para trabalhar em tal lugar, lá passei tantos anos onde desenvolvi tais projetos que me deram a oportunidade de experimentar tais pesquisas e desenvolver novos métodos de trabalho, etc.

Lembre-se, o campo de resumo possui quantidade máxima de 2000 caracteres.

Bio para redes sociais: o que escrever no Facebook?

Bio para perfil profissional no Facebook
Bio para perfil profissional no Facebook

O Facebook já foi uma das redes sociais mais utilizadas na última década, tendo perdido espaço para inovações como o Instagram e o tikTok, que tem como característica principal a produção de vídeos engraçados e rápidos.

Mesmo assim, muitos usuários ainda utilizam a plataforma, pois ela possibilita que participem de páginas de assuntos específicos grupos fóruns, além de toda uma diversidade de memes e vídeos divertidos.

Como dito anteriormente, a produção de bio para redes sociais leva em consideração a finalidade daquela página, junto ao público que irá consumir aquele conteúdo. Para o Facebook não é diferente.

Bio para perfil profissional no Facebook

No Instagram é importante construir uma bio moderna, informativa e consciente do público a que sua marca se destina.

  • Preze pelo uso de emojis, o que dá um tom descontraído e mostra como sua empresa é atual e arrojada.
  • Disponibilize números de contato link para o site do seu produto e telefones de contato para atendimento rápido.
  • Como dito antes, lembre-se de deixar claro seus valores e objetivos, colocando frases inspiradoras e que transmitam a personalidade da marca.

Exemplo:

Loja Beleza Rara

Número 1 na venda de produtos capilares

@janio @vinivios @serafim

Compre pelo link www.belezarara.com

A sua beleza é nosso objetivo!

Inspirados pelos cachos de mulheres poderosas!

Líder em beleza de cacheadas

Ligue para 3198171718

Caso seu perfil seja pessoal

Aproveite para descrever seu humor, pensamentos e gostos. Nesse caso a Bio pode ser criativa e colorida. Abuse de fontes diferentes, emojis e frases de efeito. Você pode citar frases de memes famosos que você mais gosta.

Exemplo

Todo mundo foi e eu fiquei.

Louca dos memes.

Tá passada?

É pra isso que eu pago a internet.

Geminiana.

Bio para o tikTok

Bio para o tikTok
Bio para o tikTok

TikTok é uma rede social voltada para o compartilhamento de vídeos rápidos, na sua grande maioria tutoriais ou esquetes de humor.

Essa rede social cresceu muito nos últimos tempos e possibilitou que muitas pessoas ganhassem um grande número seguidores, e começassem até mesmo a trabalhar com a produção de conteúdos para a plataforma.

Uma das facilidades que as redes sociais permitem é que o público, que se interessa pelo seu perfil, pode seguir em outras redes, aumentando assim o seu número de inscritos e seguidores no Instagram, Facebook, YouTube e assim por diante

Já percebemos que ter uma Bio para redes sociais bem estruturada, pode proporcionar uma melhor experiência daqueles que entram em contato com com a sua conta, e conquistar assim outros usuários.

Com o TikTok não é diferente. Sendo uma rede social de vídeos instantâneos tem a capacidade de reunir um número muito grande de seguidores. Pensando nisso, você deve construir uma bio que seja estratégica. Nela deve conter:

  •  Seu nome, profissão e endereço das suas demais redes sociais.
  •  Se possível, inclua também links, pois eles levaram direto para sua página.
  • Seja sucinto mas criativo, compartilhe frases divertidas que estejam bombando no momento.
  • Acrescente emojis, letras diferentes e muita cor.
  • Não deixe de atualizar as informações com frequência.

Exemplo:

Lorraine Vivian

Memezeira

Rir para não pirar

Clique no link abaixo

[email protected]///ohandnj

Me siga no @lorrainevivian

Essas são algumas das principais dicas para você criar biografias interessantes, pensando nas diferentes finalidades comunicativas de cada rede e perfil.

O último fator importante a ser compartilhado é: você deve seguir perfis que te inspirem e que compartilhem conteúdos semelhantes ao seu. Nada melhor do que se espelhar em perfis grandes e aclamados, que vão te mostrar como crescer e desenvolver seu conteúdo.

Entenda, esta dica não induz que você copie outros perfis, mas que se inspire neles para criar algo que seja seu, e que deixe a sua marca, seja para familiares, amigos, colegas de trabalho ou clientes, que acompanham suas redes.

Não se esqueça de observar os comentários e pedir feedbacks para pessoas de confiança. Isso ajuda a aparar possíveis arestas.

Gostou das informações? Compartilhe com seus amigos para que juntos vocês possam criar bio para redes sociais de forma divertida, moderna e efetiva.

Hellen Bispo

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.