Biblioteca de AnĂșncios no Facebook 2023: recurso para melhorar as campanhas

A Biblioteca de AnĂșncios do Facebook Ă© uma mina de ouro para profissionais de marketing, pois permite encontrar inspiração e observar a estratĂ©gia de mĂ­dia paga dos concorrentes.

VocĂȘ sabia que o Facebook possui uma Biblioteca de AnĂșncios, na qual Ă© possĂ­vel pesquisar campanhas para se inspirar (e atĂ© para acompanhar os concorrentes)?

Com essa ferramenta, qualquer usuĂĄrio do Facebook pode pesquisar as campanhas que estĂŁo sendo veiculadas por meio da plataforma de anĂșncios da rede social. O recurso foi lançado em 2019, como forma de gerar uma publicidade digital mais transparente.

Quer entender melhor como esse recurso funciona e transformar suas campanhas de mĂ­dias pagas? Siga a leitura!

O que Ă© a Biblioteca de AnĂșncios no Facebook?

O que Ă© a Biblioteca de AnĂșncios no Facebook
O que Ă© a Biblioteca de AnĂșncios no Facebook

A Biblioteca de AnĂșncios, tambĂ©m chamada de Ad Library, Ă© uma ferramenta que permite pesquisar os anĂșncios que estĂŁo sendo veiculados nos produtos Meta, como Instagram e Facebook.

O recurso ajuda a trazer mais transparĂȘncia nos anĂșncios realizados nas plataformas da empresa, sendo possĂ­vel acessĂĄ-la atĂ© mesmo deslogado da rede social. Os anĂșncios polĂ­ticos, inclusive, podem ser encontrados mesmo caso estejam inativos, desde que tenham sido veiculados hĂĄ menos de 7 anos.

VocĂȘ pode verificar quais anĂșncios uma pĂĄgina fez, as imagens e os textos usados, quando a campanha teve inĂ­cio, entre outros. As informaçÔes mais detalhadas, contudo, sĂŁo omitidas, como orçamento e pĂșblico que o anĂșncio pretende alcançar.

InformaçÔes

SĂŁo vĂĄrias as informaçÔes que vocĂȘ consegue visualizar em uma busca na biblioteca, como:

  • Criativo: imagens, vĂ­deos, carrossel, etc.;
  • Textos dos anĂșncios: como tĂ­tulos e descriçÔes;
  • Links: para onde os anĂșncios direcionam os usuĂĄrios;
  • InformaçÔes sobre a pĂĄgina anunciante;
  • Canais nos quais os anĂșncios estĂŁo sendo veiculados;
  • Sobre: quando a pĂĄgina foi criada;
  • AlteraçÔes no nome da pĂĄgina: se eles existiram e quantas vezes foram feitos.

Onde fica a Biblioteca de AnĂșncios no Facebook?

Para acessar a Biblioteca de AnĂșncios visite a pĂĄgina: www.facebook.com/ads/library do seu computador ou smartphone.

Qualquer pessoa pode acessar a ferramenta, mesmo que nĂŁo tenha uma conta no Facebook ou Instagram. Mas para fazer uma denĂșncia ou ver um conteĂșdo adulto, Ă© preciso ter uma conta e estar logado nela.

As pessoas podem pesquisar na Biblioteca de AnĂșncios usando qualquer termo, nome ou pĂĄgina. As pesquisas podem incluir nomes de polĂ­ticos, de organizaçÔes que pagaram por anĂșncios sobre temas sociais, eleiçÔes ou polĂ­tica de um anunciante ou pĂĄgina especĂ­fica.

A ferramenta conta com diversos rastreadores, incluindo de candidatos polĂ­ticos. Com a API, Ă© possĂ­vel fazer pesquisas personalizadas de palavras-chaves de anĂșncios armazenados na ferramenta.

Como pesquisar na Biblioteca de AnĂșncios?

Usar a Biblioteca de AnĂșncios do Facebook Ă© muito fĂĄcil. Basta seguir o passo a passo:

1) acesse o site;

2) selecione o paĂ­s onde os anĂșncios foram veiculados e escolha entre “todos os anĂșncios” ou “temas, eleiçÔes ou polĂ­tica”. Se vocĂȘ procura por anĂșncios comerciais, escolha a primeira opção;

3) no campo de pesquisa, digite o nome da empresa de quem deseja ver os anĂșncios;

4) clique na pĂĄgina que vocĂȘ procura para ver os anĂșncios vinculados ou se preferir ver os resultados gerais para a palavra-chave Ă© sĂł clicar na lupinha.

Insights da Biblioteca de AnĂșncios

Um ponto muito bacana da biblioteca de anĂșncios Ă© a possibilidade de usĂĄ-la para ter insights e inspiraçÔes para suas prĂłprias campanhas, entendendo melhor o que funciona para o seu pĂșblico.

Para isso, existem algumas dicas interessantes, confira.

Use os filtros

Refine a sua busca usando filtros como “tipo de mĂ­dia”, “idioma”, “plataforma” e “impressĂ”es por data”. É sĂł clicar em “filtros” no canto superior da tela. A partir disso, fica mais fĂĄcil entender em quais mĂ­dias e formatos, por exemplo, seus concorrentes estĂŁo focando seus investimentos e açÔes.

Compreenda o posicionamento da concorrĂȘncia

Ao entender melhor o tom de voz, as imagens, a linguagem e os temas abordados pela concorrĂȘncia, vocĂȘ consegue compreender qual Ă© o posicionamento de mercado da concorrĂȘncia, ou seja, como cada empresa deseja ser vista e lembrada pelos clientes.

Acompanhe e descubra tendĂȘncias

Constantemente estĂŁo surgindo novas tendĂȘncias no marketing digital. Quando vocĂȘ analisa os anĂșncios mais recentes das empresas, consegue identificar vĂĄrias dessas tendĂȘncias – e entender quais sĂŁo mais relevantes para o seu mercado e o seu pĂșblico, acompanhando e usando algo semelhante nas suas campanhas.

Novas ideias para seus anĂșncios

VocĂȘ pode usar a Biblioteca de AnĂșncios para ter ideias para suas prĂłximas campanhas. Observe os textos que os concorrentes estĂŁo usando, as imagens, vĂ­deos, memes ou ilustraçÔes e tambĂ©m os CTAs, entendendo como essas campanhas estĂŁo sendo usadas. 

O objetivo, claro, nunca Ă© copiar, apenas se inspirar e entender o que funciona para o seu pĂșblico.

CompreensĂŁo do seu pĂșblico

Alguns anĂșncios permitem que vocĂȘ visualize quantos likes ele recebeu e se teve um bom retorno (ou nĂŁo). Melhor do que analisar os likes, Ă© acompanhar os comentĂĄrios, entendendo se as reaçÔes dos usuĂĄrios tĂȘm sido positivas, para verificar quais estratĂ©gias funcionam melhor com o pĂșblico que vocĂȘ deseja atingir.

Pode ser que vocĂȘ esteja pensando em usar uma nova estratĂ©gia nas suas campanhas, mas nĂŁo tenha certeza se ela irĂĄ realmente funcionar para a sua audiĂȘncia. Nesse caso, Ă© possĂ­vel avaliar na Biblioteca de AnĂșncios se algum concorrente jĂĄ usou essa estratĂ©gia e qual foi a reação do pĂșblico, entendendo se Ă© vĂĄlido investir nela tambĂ©m.

como anunciar no facebook ads passo a passo completo (atualizado )

Canal: Alex Vargas

ConclusĂŁo

JĂĄ deu para perceber que a Biblioteca de AnĂșncios do Facebook Ă© uma ferramenta poderosa na hora de deixar suas campanhas ainda mais otimizadas, nĂŁo Ă© mesmo?

Afinal, com essa ferramenta, vocĂȘ consegue entender o que a concorrĂȘncia tem feito, avaliar o impacto dessas açÔes no pĂșblico que deseja atingir, descobrir e acompanhar tendĂȘncias, entender melhor o comportamento do seu pĂșblico e se inspirar.

Para que uma campanha de mĂ­dia paga, no entanto, traga os resultados esperados, Ă© muito importante que ela seja realizada por profissionais experientes, que entendam as caracterĂ­sticas do seu pĂșblico, do seu setor e da sua empresa.

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiĂȘncia. Consideraremos que vocĂȘ estĂĄ de acordo com isso, mas pode recusar se preferir. Aceitas

PolĂ­tica de Privacidade e Cookies