Biblioteca de AnĂșncios no Facebook 2023: recurso para melhorar as campanhas
A Biblioteca de AnĂșncios do Facebook Ă© uma mina de ouro para profissionais de marketing, pois permite encontrar inspiração e observar a estratĂ©gia de mĂdia paga dos concorrentes.
VocĂȘ sabia que o Facebook possui uma Biblioteca de AnĂșncios, na qual Ă© possĂvel pesquisar campanhas para se inspirar (e atĂ© para acompanhar os concorrentes)?
Com essa ferramenta, qualquer usuĂĄrio do Facebook pode pesquisar as campanhas que estĂŁo sendo veiculadas por meio da plataforma de anĂșncios da rede social. O recurso foi lançado em 2019, como forma de gerar uma publicidade digital mais transparente.
Quer entender melhor como esse recurso funciona e transformar suas campanhas de mĂdias pagas? Siga a leitura!
O que Ă© a Biblioteca de AnĂșncios no Facebook?
A Biblioteca de AnĂșncios, tambĂ©m chamada de Ad Library, Ă© uma ferramenta que permite pesquisar os anĂșncios que estĂŁo sendo veiculados nos produtos Meta, como Instagram e Facebook.
O recurso ajuda a trazer mais transparĂȘncia nos anĂșncios realizados nas plataformas da empresa, sendo possĂvel acessĂĄ-la atĂ© mesmo deslogado da rede social. Os anĂșncios polĂticos, inclusive, podem ser encontrados mesmo caso estejam inativos, desde que tenham sido veiculados hĂĄ menos de 7 anos.
VocĂȘ pode verificar quais anĂșncios uma pĂĄgina fez, as imagens e os textos usados, quando a campanha teve inĂcio, entre outros. As informaçÔes mais detalhadas, contudo, sĂŁo omitidas, como orçamento e pĂșblico que o anĂșncio pretende alcançar.
InformaçÔes
SĂŁo vĂĄrias as informaçÔes que vocĂȘ consegue visualizar em uma busca na biblioteca, como:
- Criativo: imagens, vĂdeos, carrossel, etc.;
- Textos dos anĂșncios: como tĂtulos e descriçÔes;
- Links: para onde os anĂșncios direcionam os usuĂĄrios;
- InformaçÔes sobre a pågina anunciante;
- Canais nos quais os anĂșncios estĂŁo sendo veiculados;
- Sobre: quando a pĂĄgina foi criada;
- AlteraçÔes no nome da pågina: se eles existiram e quantas vezes foram feitos.
Onde fica a Biblioteca de AnĂșncios no Facebook?
Para acessar a Biblioteca de AnĂșncios visite a pĂĄgina: www.facebook.com/ads/library do seu computador ou smartphone.
Qualquer pessoa pode acessar a ferramenta, mesmo que nĂŁo tenha uma conta no Facebook ou Instagram. Mas para fazer uma denĂșncia ou ver um conteĂșdo adulto, Ă© preciso ter uma conta e estar logado nela.
As pessoas podem pesquisar na Biblioteca de AnĂșncios usando qualquer termo, nome ou pĂĄgina. As pesquisas podem incluir nomes de polĂticos, de organizaçÔes que pagaram por anĂșncios sobre temas sociais, eleiçÔes ou polĂtica de um anunciante ou pĂĄgina especĂfica.
A ferramenta conta com diversos rastreadores, incluindo de candidatos polĂticos. Com a API, Ă© possĂvel fazer pesquisas personalizadas de palavras-chaves de anĂșncios armazenados na ferramenta.
Como pesquisar na Biblioteca de AnĂșncios?
Usar a Biblioteca de AnĂșncios do Facebook Ă© muito fĂĄcil. Basta seguir o passo a passo:
1) acesse o site;
2) selecione o paĂs onde os anĂșncios foram veiculados e escolha entre âtodos os anĂșnciosâ ou âtemas, eleiçÔes ou polĂticaâ. Se vocĂȘ procura por anĂșncios comerciais, escolha a primeira opção;
3) no campo de pesquisa, digite o nome da empresa de quem deseja ver os anĂșncios;
4) clique na pĂĄgina que vocĂȘ procura para ver os anĂșncios vinculados ou se preferir ver os resultados gerais para a palavra-chave Ă© sĂł clicar na lupinha.
Insights da Biblioteca de AnĂșncios
Um ponto muito bacana da biblioteca de anĂșncios Ă© a possibilidade de usĂĄ-la para ter insights e inspiraçÔes para suas prĂłprias campanhas, entendendo melhor o que funciona para o seu pĂșblico.
Para isso, existem algumas dicas interessantes, confira.
Use os filtros
Refine a sua busca usando filtros como âtipo de mĂdiaâ, âidiomaâ, âplataformaâ e âimpressĂ”es por dataâ. Ă sĂł clicar em âfiltrosâ no canto superior da tela. A partir disso, fica mais fĂĄcil entender em quais mĂdias e formatos, por exemplo, seus concorrentes estĂŁo focando seus investimentos e açÔes.
Compreenda o posicionamento da concorrĂȘncia
Ao entender melhor o tom de voz, as imagens, a linguagem e os temas abordados pela concorrĂȘncia, vocĂȘ consegue compreender qual Ă© o posicionamento de mercado da concorrĂȘncia, ou seja, como cada empresa deseja ser vista e lembrada pelos clientes.
Acompanhe e descubra tendĂȘncias
Constantemente estĂŁo surgindo novas tendĂȘncias no marketing digital. Quando vocĂȘ analisa os anĂșncios mais recentes das empresas, consegue identificar vĂĄrias dessas tendĂȘncias â e entender quais sĂŁo mais relevantes para o seu mercado e o seu pĂșblico, acompanhando e usando algo semelhante nas suas campanhas.
Novas ideias para seus anĂșncios
VocĂȘ pode usar a Biblioteca de AnĂșncios para ter ideias para suas prĂłximas campanhas. Observe os textos que os concorrentes estĂŁo usando, as imagens, vĂdeos, memes ou ilustraçÔes e tambĂ©m os CTAs, entendendo como essas campanhas estĂŁo sendo usadas.
O objetivo, claro, nunca Ă© copiar, apenas se inspirar e entender o que funciona para o seu pĂșblico.
CompreensĂŁo do seu pĂșblico
Alguns anĂșncios permitem que vocĂȘ visualize quantos likes ele recebeu e se teve um bom retorno (ou nĂŁo). Melhor do que analisar os likes, Ă© acompanhar os comentĂĄrios, entendendo se as reaçÔes dos usuĂĄrios tĂȘm sido positivas, para verificar quais estratĂ©gias funcionam melhor com o pĂșblico que vocĂȘ deseja atingir.
Pode ser que vocĂȘ esteja pensando em usar uma nova estratĂ©gia nas suas campanhas, mas nĂŁo tenha certeza se ela irĂĄ realmente funcionar para a sua audiĂȘncia. Nesse caso, Ă© possĂvel avaliar na Biblioteca de AnĂșncios se algum concorrente jĂĄ usou essa estratĂ©gia e qual foi a reação do pĂșblico, entendendo se Ă© vĂĄlido investir nela tambĂ©m.
como anunciar no facebook ads passo a passo completo (atualizado )
ConclusĂŁo
JĂĄ deu para perceber que a Biblioteca de AnĂșncios do Facebook Ă© uma ferramenta poderosa na hora de deixar suas campanhas ainda mais otimizadas, nĂŁo Ă© mesmo?
Afinal, com essa ferramenta, vocĂȘ consegue entender o que a concorrĂȘncia tem feito, avaliar o impacto dessas açÔes no pĂșblico que deseja atingir, descobrir e acompanhar tendĂȘncias, entender melhor o comportamento do seu pĂșblico e se inspirar.
Para que uma campanha de mĂdia paga, no entanto, traga os resultados esperados, Ă© muito importante que ela seja realizada por profissionais experientes, que entendam as caracterĂsticas do seu pĂșblico, do seu setor e da sua empresa.