Barra de tarefas do Windows 11: não é possível movê-la?

O novo sistema operacional da Microsoft trouxe uma série de novidades e recursos novos para seus usuários. Mas, dentre todas as novidades, uma delas está dividindo opiniões: o fato de não ser possível mover a barra de tarefas no Windows 11.

Desde o lançamento do produto os usuários já haviam notado que esse recurso não estava disponível, mas muitos deles tinham a esperança de que em novas atualizações a empresa liberasse a ferramenta, já que ela estava presente na versão anterior.

Mas, recentemente, a Microsoft promoveu uma sessão de perguntas e respostas sobre seu novo produto no Youtube. E um dos assuntos que veio à tona foi a impossibilidade de mover a barra de tarefas no Windows 11. Infelizmente para alguns usuários, a companhia afirmou que não tem planos de disponibilizar o recurso.

Por que a Microsoft não permite mover a barra de tarefas do Windows 11?

Muitos usuários ficaram intrigados com a decisão, já que na versão anterior esse recurso podia ser acessado facilmente, bastando arrastar a barra de tarefas com o cursor e colocá-la na posição desejada.

Mas, a barra de tarefas do Windows 11 foi criada praticamente do zero, o que levou os usuários a questionar se seria muito difícil deixá-la móvel.

A resposta veio através de Tali Roth, chefe de produtos da Microsoft, que teceu diversos comentários sobre a questão.

Então, o primeiro ponto destacado é que manter o recurso móvel não é tão fácil assim. Pois, exige que os outros aplicativos tenham uma carga extra de trabalho para entender o que está acontecendo na ferramenta.

Tali também destacou que eles entendem que há um grupo de pessoas que adoram poder mover a barra de tarefas. Mas há um grupo maior que está pedindo por outros recursos. Então, embora a Microsoft não descarte a possibilidade de deixar a barra móvel, eles preferem focar em coisas que parecem mais urgentes pela maioria dos usuários.

Por outro lado, a movimentação da barra de tarefas é um recurso clássico que contribuiu para o sistema operacional atender ao maior número de pessoas. Além disso, no Hub de feedback da Microsoft, a volta da barra de tarefas móvel está entre os recursos mais solicitados.

Barra de tarefas no Windows 11
Barra de tarefas no Windows 11

Uma opção para resolver o problema

Mesmo que os usuários desse recurso não sejam a maioria, eles estão lá e têm motivos para desejar que a ferramenta funcione desta maneira. Mas, enquanto a Microsoft não ativa o recurso, o jeito é procurar formas alternativas de utilizá-lo.

Uma das formas mais famosas de acessar o recurso é através de uma plataforma de terceiros. A Start11 permite que o usuário possa mover a barra de tarefas no Windows 11, além de dar acesso a outros recursos e personalizações.

Resta agora esperar para saber o que a Microsoft vai fazer a respeito desta função. A expectativa de muitos usuários é que a empresa ative o recurso depois de algum tempo, logo após implementar as mudanças que julga como prioritárias.

Júlio César

Sou formado em Letras português e Inglês. Atualmente trabalho como redator em alguns sites e, eventualmente, dou aulas de português para estrangeiros. Já ministrei aulas de Inglês para os cursos de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais e já atuei em escolas como estagiário e servente escolar. A educação e a escrita são minhas grandes paixões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.