Barra de tarefas do Windows 11: não é possível movê-la?
O novo sistema operacional da Microsoft trouxe uma série de novidades e recursos novos para seus usuários. Mas, dentre todas as novidades, uma delas está dividindo opiniões: o fato de não ser possível mover a barra de tarefas no Windows 11.
Desde o lançamento do produto os usuários já haviam notado que esse recurso não estava disponível, mas muitos deles tinham a esperança de que em novas atualizações a empresa liberasse a ferramenta, já que ela estava presente na versão anterior.
Mas, recentemente, a Microsoft promoveu uma sessão de perguntas e respostas sobre seu novo produto no Youtube. E um dos assuntos que veio à tona foi a impossibilidade de mover a barra de tarefas no Windows 11. Infelizmente para alguns usuários, a companhia afirmou que não tem planos de disponibilizar o recurso.
Por que a Microsoft não permite mover a barra de tarefas do Windows 11?
Muitos usuários ficaram intrigados com a decisão, já que na versão anterior esse recurso podia ser acessado facilmente, bastando arrastar a barra de tarefas com o cursor e colocá-la na posição desejada.
Mas, a barra de tarefas do Windows 11 foi criada praticamente do zero, o que levou os usuários a questionar se seria muito difícil deixá-la móvel.
A resposta veio através de Tali Roth, chefe de produtos da Microsoft, que teceu diversos comentários sobre a questão.
Então, o primeiro ponto destacado é que manter o recurso móvel não é tão fácil assim. Pois, exige que os outros aplicativos tenham uma carga extra de trabalho para entender o que está acontecendo na ferramenta.
Tali também destacou que eles entendem que há um grupo de pessoas que adoram poder mover a barra de tarefas. Mas há um grupo maior que está pedindo por outros recursos. Então, embora a Microsoft não descarte a possibilidade de deixar a barra móvel, eles preferem focar em coisas que parecem mais urgentes pela maioria dos usuários.
Por outro lado, a movimentação da barra de tarefas é um recurso clássico que contribuiu para o sistema operacional atender ao maior número de pessoas. Além disso, no Hub de feedback da Microsoft, a volta da barra de tarefas móvel está entre os recursos mais solicitados.

Uma opção para resolver o problema
Mesmo que os usuários desse recurso não sejam a maioria, eles estão lá e têm motivos para desejar que a ferramenta funcione desta maneira. Mas, enquanto a Microsoft não ativa o recurso, o jeito é procurar formas alternativas de utilizá-lo.
Uma das formas mais famosas de acessar o recurso é através de uma plataforma de terceiros. A Start11 permite que o usuário possa mover a barra de tarefas no Windows 11, além de dar acesso a outros recursos e personalizações.
Resta agora esperar para saber o que a Microsoft vai fazer a respeito desta função. A expectativa de muitos usuários é que a empresa ative o recurso depois de algum tempo, logo após implementar as mudanças que julga como prioritárias.