Como faço para aumentar o score? 10 dicas infalíveis

O desejo de grande parte dos brasileiros é aumentar o score. Seja para conseguir um cartão de crédito, aumentar o limite, liberar um financiamento ou fazer um crediário em uma loja.

Em qualquer uma dessas situações, o score é essencial e pode definir a aprovação ou a rejeição de seu pedido. Pois essa pontuação define se você tem um bom nome na praça.

Pode ser frustrante precisar de qualquer um dos serviços citados acima e receber um não como resposta. Por isso desenvolvemos este artigo, onde reunimos as principais dicas para você aumentar o score, além de várias informações relevantes sobre este índice essencial na vida dos cidadãos

O que é o score?

O Serasa Score é uma pontuação que avalia a probabilidade de uma determinada pessoa pagar suas contas. O índice varia de 0 a 1000  e quanto mais perto do total, mais confiável é o perfil da pessoa, representando que na maior parte dos casos ela paga suas dívidas e não costuma ter o nome registrado nos órgãos de proteção ao crédito.

Já se o número estiver muito baixo, a notícia não é boa para essa pessoa, pois o mercado entende que ela não consegue honrar seus compromissos financeiros e será bem difícil aumentar o score.

Como consultar o meu score?

Para saber sua pontuação atual, o processo é extremamente simples. As informações são disponibilizadas pela Serasa para consulta rápida.

  • Acesse o site da Serasa;
  • Informe seu CPF;
  • Digite sua senha, ou faça seu cadastro;
  • Caso tenha esquecido suas informações, clique em “esqueci a senha”. Você também pode acessar com uma rede social;
  • Aceite os termos de uso e veja seu Score na próxima página.

Como é feito o cálculo do Score?

O Score é um cálculo matemático que leva em consideração hábitos de consumo e pagamento.

Toda movimentação financeira de crédito feita em seu CPF irá influenciar em seu Score. Se você parcelar a fatura do cartão de crédito, isso pode ser um indício de que está com dificuldades para pagar suas contas, o que pode fazer seu score diminuir ou travar em certo número.

Por outro lado, se você comprou uma casa ou outro bem de valor, sua pontuação pode aumentar.

Quem pode ver o meu score?

Se você está tentando aumentar o score, deve saber quem poderá ter acesso a ele. A pontuação não está liberada para que qualquer pessoa física veja, assim só você só terá acesso ao seu próprio índice.

Mas as empresas podem acessar o score de todos os seus clientes ou futuros clientes. As instituições que costumam consultar este tipo de pontuação são aquelas que prestam algum tipo de serviço em que será preciso ter algum grau de confiança de que o cliente fará o pagamento a longo prazo.

Estamos falando de bancos que fazem empréstimos, lojas que abrem crediário, administradoras de cartão de crédito, concessionárias ou qualquer tipo de empresa que não receberá o pagamento imediatamente.

Resumindo, seu score será usado para que as empresas calculem a probabilidade de você quitar a dívida.

Até quanto devo aumentar o score para que se torne ideal?

Esta é uma pergunta extremamente complexa pois envolve uma série de fatores. Por exemplo, o tipo de serviço que você está tentando adquirir conta muito na decisão da empresa em aceitá-lo como cliente ou não.

Seu Score pode ser alto o suficiente para adquirir um carro, mas ser rejeitado na hora de fazer o financiamento de uma casa. Ou seja, bens mais caros exigem uma pontuação melhor.

A instituição com a qual você quer fazer a compra também tem sua influência. Cada empresa pode definir a pontuação mínima de Score para novos clientes, o que pode fazer com que você seja aprovado em uma empresa e em outra não, na tentativa de adquirir o mesmo produto.

Porém, a Serasa disponibiliza uma tabela de pontuação, onde cada faixa tem um significado diferente, com o objetivo de fornecer dados estatísticos para guiar as instituições na hora de cadastrar seus clientes.

Confira abaixo em que pontuação você se encaixa:

  • 0 a 300: em média apenas 54 a cada 100 pessoas desta faixa pagam suas contas em dia, o que deixa as empresas receosas em lhes fornecer crédito;
  • 301 a 500: esta é uma faixa intermediária onde 82 a cada 100 pessoas conseguem manter suas contas em dia. Pode até parecer uma boa média, mas se quiser ter certeza que irá conseguir adquirir algum produto ou serviço a prazo, convém melhorar o Score;
  • 501 a 700: chegamos a uma faixa privilegiada onde 92 a cada 100 pessoas estão com as contas em dia. Neste nível é bem mais simples conseguir crédito;
  • 701 a 1000: Esta é a última faixa, onde estão os melhores pagadores. 96 a cada 100 pessoas com esta pontuação tem suas contas em dia. Para estes felizardos é bem fácil ter crédito liberado.

Como aumentar o Score com 10 dicas infalíveis?

como limpar o nome e aumentar o score
Como limpar o nome e aumentar o score

Se você está precisando de crédito e viu que seu Score está muito baixo, é preciso tomar uma atitude agora mesmo e reorganizar sua vida financeira. Pode parecer difícil no início, mas basta seguir estas dicas para aumentar sua pontuação.

Não se desespere e nem tente colocar todas em prática de uma vez. É preciso ir com calma, e tentar fazer o máximo possível em pequenos passos. Quando tiver feito algumas mudanças, verá que seu Score aumentará automaticamente.

1. Não perca tempo com coisas que não vão aumentar o Score

Muitas pessoas tomam algumas atitudes para tentar aumentar o Score mas, por desconhecimento, fazem coisas totalmente desnecessárias. A mais famosa delas é colocar o nome na nota fiscal.

É muito comum fazer compras em supermercados e outras lojas e o atendente perguntar se queremos colocar o CPF na nota. Você até pode aceitar a proposta, mas não pense que isso irá influenciar sua pontuação.

O Score mede sua capacidade de pagar suas contas, principalmente aquelas que são fixas ou parceladas em longos períodos. Então, uma pequena compra no supermercado não terá qualquer influência.

2. Mantenha os dados atualizados no Serasa

A pessoa que quer aumentar o Score precisa manter seus dados sempre atualizados junto ao Serasa, para que as empresas possam consultar sua pontuação sem problemas. Isso demonstra que você quer manter uma comunicação eficaz e que não tem nada a esconder.

A confiança é muito importante para que sua pontuação suba.

3. Pague suas contas em dia

Esta é uma dica extremamente óbvia para aumentar o Score, mas muitas pessoas não conseguem fazê-lo.

Tente ficar em dia com todos os seus boletos, seja de água, luz, telefone, internet e cartão de crédito.

Mesmo que você consiga efetuar o pagamento, mas o faça com 2 ou 3 dias de atraso, já será o suficiente para impedir que sua pontuação decole.

Caso você sempre pague as contas com um pouquinho de atraso, considere alterar as datas de vencimento. Esta pequena mudança já fará muito bem para o seu Score.

4. Não tenha dívidas

Esta é outra dica bastante óbvia, mas que impacta diretamente no seu score, não apenas impedindo que ele suba, mas fazendo com que desça vertiginosamente.

Se você tem dívidas ativas, está indo contra um dos principais pilares do cálculo de Score. Pois, se a pessoa deixou as contas atrasarem a ponto de seu nome ser registrado nos serviços de proteção ao crédito, parece óbvio que ela não pode ser considerada uma boa pagadora.

Então, comece a se organizar para pagar as dívidas agora mesmo.

5.   Não empreste o nome

Por mais que a pessoa seja sua amiga e esteja precisando muito, antes de emprestar seu cartão de crédito, fazer um empréstimo ou qualquer outra movimentação financeira para terceiros, faça seus próprios cálculos e análise se a pessoa será uma boa pagadora.

Pois, se o seu amigo não cumprir com os combinados será o seu nome que estará em jogo. Embora a dívida não seja sua, os órgãos oficiais não se importarão com este detalhe.

Então, pense muito bem antes de emprestar seu nome para alguém.

6. Tenha planejamento

como consultar o Score
Como consultar o Score

A maioria das pessoas não praticam qualquer tipo de planejamento financeiro. Elas simplesmente vivem a vida no limite, gastando sem pensar, criando dívidas, atrasando pagamentos e acabando sem dinheiro no bolso.

Se você se enquadra nessa descrição, será muito difícil aumentar o seu Score. Para resolver esta questão, saiba exatamente o que acontece com o seu orçamento.

Coloque tudo na ponta do lápis:

  • Quanto você ganha?
  • Quais são seus gastos básicos?
  • Quais são suas dívidas atuais?

Você verá que o planejamento fará com o que o dinheiro comece a ser suficiente e talvez até sobre. Assim, não vai demorar até que o seu Score comece a subir.

7. Não gaste com coisas desnecessárias

Esta é um complemento da dica anterior. Preste muita atenção nas coisas com que gasta seu dinheiro. O que é realmente necessário? Você comprou coisas das quais não precisava por mero capricho?

Todos os dias, várias pessoas gastam muito com roupas desnecessárias, lanches gostosos que podiam ser evitados, passeios a lugares que não cabem no orçamento e muitas outras coisas.

É claro que você não vai deixar de sair, se divertir e comer, mas precisa fazer tudo com mais equilíbrio, talvez diminuindo a frequência e analisando as coisas em que pode cortar gastos.

Com uma vida financeira organizada será muito mais fácil aumentar seu Score para conseguir crédito e realizar um sonho maior como comprar uma casa ou carro.

8. Pague o valor total de suas faturas do cartão de crédito para aumentar o score

Se você parcelar sua fatura, transmite a sensação de que não está conseguindo honrar seus compromissos. Sem falar que muitas pessoas iniciam nesta prática pensando que estão aliviando o orçamento, mas os juros altíssimos do cartão de crédito fazem com que a conta se torne uma bola de neve.

O resultado é uma dívida que cresce tanto ao ponto de a pessoa não conseguir pagar e ficar inadimplente.

Toda essa situação é péssima para seu objetivo de aumentar o Score.

9. Evite compras parceladas para aumentar seu Score

É muito fácil cair na tentação de dividir uma compra em várias vezes. Quem nunca esteve interessado em um produto que não tinha dinheiro para comprar?

A solução perfeita parece ser dividir tudo em suaves prestações. Mas talvez essas prestações não sejam tão suaves assim, ainda mais quando aproveitamos a oportunidade para fazer outras compras.

Iludidos pela sensação de que as parcelas são pequenas, acabamos acumulando diversas compras divididas, até o ponto que a situação foge de controle e fica muito difícil manter tudo em dia.

É claro que tudo isso é muito prejudicial ao seu Score.

10. Mantenha uma relação amistosa com as empresas

Se você conseguiu crédito com alguma instituição, faça de tudo para honrar os compromissos, assim você mantém as portas abertas em caso de novas necessidades e aumenta seu Score.

Conclusão

Ter um Score alto é muito importante para quando precisamos fazer financiamentos, empréstimos e outras coisas. Mas, infelizmente, grande parte dos brasileiros têm muita dificuldade para administrar suas finanças e acabam se envolvendo em problemas.

Existem diversas formas de aumentar o Score, mas a origem do problema está em nós, ou seja, precisamos mudar nossas atitudes e nossa relação com o dinheiro, para que assim ele seja algo que venha a agregar em nossa vida, e não se torne sempre uma fonte de preocupação.

Não há nada mais gratificante do que ter as contas em equilíbrio e um nome limpo para podermos realizar nossas metas.

Perguntas Frequentes

Posso consultar meu Score gratuitamente?

Sim. A consulta do Score é inteiramente grátis através do site da Serasa, então não acredite se alguém tentar lhe vender o serviço.

Limpei meu nome, mas não consegui aumentar meu Score. O que fazer?

É preciso ter paciência para que o Score volte a subir, principalmente depois de um episódio em que seu nome estava “sujo”. Uma pessoa que nunca teve o nome registrado nos órgãos de proteção ao crédito provavelmente terá um Score maior.

Empresas estrangeiras também usam o Score?

Sim. O Score existe fora do Brasil há muito tempo e é um método altamente eficaz de avaliar se uma pessoa será boa pagadora ou não. Então, caso tente fazer contratações com empresas estrangeiras, elas também poderão avaliar sua pontuação.

Hellen Bispo

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.