Aprender inglês sozinho: 5 dicas arrasadoras

Como aprender inglês sozinho? Essa é uma pergunta que muita gente se faz… Por isso, no artigo de hoje, reunimos 5 dicas para aprender inglês que vão ajudar você a chegar lá.

Aprender inglês sozinho é o sonho de muitos. Pois, grande parte da população não tem condições de pagar um curso particular, já que a maior parte das opções são caríssimas.

Escolas renomadas praticam valores fora da realidade de muitos brasileiros. Entretanto, os cursos online que costumam ser mais baratos, também não podem ser pagos por qualquer pessoa.

Por isso, vários estudantes estão procurando formas de aprender o idioma sozinhos. Contudo, sem o auxílio de um professor, muitos acabam se perdendo e desanimam com o tempo.

E se você está nessa situação, continue lendo esse texto, pois eu vou dar dicas comprovadas para você se firmar nos estudos e aprender inglês sozinho de uma vez por todas.

É possível aprender inglês sozinho?

Há diversos estudantes que já tentaram dominar uma segunda língua de uma forma autodidata, mas sucessivos fracassos as fizeram duvidar se é realmente possível.

A principal coisa que você precisa saber é que muitos já conseguiram, mas isso não quer dizer que seja fácil. Pois, estudar sozinho, sem a obrigação de ir a um curso, sem a presença de um professor cobrando lições e sem o dever de entregar exercícios, torna muito fácil para que o estudante perca a disciplina.

Assim, a grande dificuldade é manter o foco pelo tempo necessário para dominar o idioma.

Mas isso não é um defeito. Existem pessoas que realmente têm muito mais facilidade em aprender novas habilidades em um curso formal. Porém, se você ainda sonha em ser um autodidata de sucesso, não desista sem colocar em prática as dicas desse texto.

Como aprender inglês sozinho passo a passo

Aprender inglês sozinho
Aprender inglês sozinho

O seu sonho de aprender inglês sozinho grátis está cada vez mais próximo. Pois, não é necessário gastar nem um centavo seguindo as dicas que vou lhe ensinar, já que o inglês é um idioma universal e há muito conteúdo de qualidade totalmente de graça na internet.

1.   Aprender inglês sozinho não precisa ser uma tarefa difícil

A primeira coisa para não perder a motivação é tornar o processo divertido. Ora, você vai estudar sozinho e não precisa se apegar a nenhuma regra rígida de estudo.

Portanto, comece o processo com algo que você gosta, como músicas. Procure as letras de suas canções preferidas em inglês e as ouça até conseguir entender tudo.

Esse é um ótimo método para enriquecer seu vocabulário. E não apenas escute a música; quando estiver acostumado com as sentenças, solte a voz e cante junto.

2.   Visualize o seu sucesso

Todo mundo começa a aprender inglês por um motivo, seja para crescer profissionalmente, viajar, assistir filmes em inglês ou fazer amizades em outros países.

Então, se estiver perdendo o foco, imagine-se realizando tudo o que você sonhou, pense em todas as portas que o inglês irá abrir para você.

3.   Encontre bons materiais

Separe alguns dias para vasculhar a internet atrás de materiais de estudo que lhe pareçam interessantes. Há canais que analisam episódios de séries, há textos com leitura em inglês, livros didáticos, vídeos de professores nativos e muito mais.

A ideia é que você possa selecionar várias fontes com muito conteúdo e os use como base para seus estudos, podendo inclusive variar, estudando por estilos diferentes a cada dia.

4.   Escute o inglês da vida real

Muitos estudantes que frequentam cursos convencionais, cometem o erro de ficar boa parte do tempo apegados aos materiais oferecidos no curso. Mas, o problema é que boa parte desses materiais apresentam um inglês engessado, muito diferente da vida real, feito exatamente para ajudar na compreensão do aluno.

Embora esse tipo de conteúdo seja útil na hora de treinar a pronúncia e a compreensão separada de cada palavra, ele não é eficaz a longo prazo.

A melhor forma de aprender inglês sozinho é assistindo filmes, séries, ouvindo rádio e conversando com nativos.

Então, experimente colocar em inglês o episódio daquela série preferida. Assista uma vez com legendas em português, depois em inglês, e finalmente sem legendas.

Além disso, use as redes sociais para fazer amizade com nativos e praticar o que está aprendendo.

5.   Para aprender inglês sozinho, motive-se

Estabeleça pequenas metas, como estudar inglês todos os dias por uma semana. Ao final desse período, presenteie-se com algo que quer muito: como comer um lanche especial, assistir um filme interessante (em inglês), ou fazer um passeio.

Quanto maior as metas alcançadas, maior deve ser o prêmio.

Conclusão

Muitas pessoas já aprenderam inglês sozinhas. Isso não é impossível; você precisa criar métodos para se manter motivado, procurar um material de qualidade e sempre ter em mente as maravilhas que acontecerão em sua vida quando o idioma estiver dominado.

Júlio César

Sou formado em Letras português e Inglês. Atualmente trabalho como redator em alguns sites e, eventualmente, dou aulas de português para estrangeiros. Já ministrei aulas de Inglês para os cursos de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais e já atuei em escolas como estagiário e servente escolar. A educação e a escrita são minhas grandes paixões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Favor Desativar Bloqueadores de Anúncios!

Para ver o conteúdo desse site é necessário permitir os anúncios. Pois, o site depende desse recurso para se manter.